Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Pombagira e Orixá de Cabeça - a grande questão...

Pombagira e Orixá de Cabeça - a grande questão...
Pombagira e Orixá de Cabeça - a grande questão...

Qual a sua Pombagira e Orixá de Cabeça?


A grande maioria dos emails que recebo, em especial das mulheres, as duas principais dúvidas são: Pombagira e Orixá de Cabeça. Isso incluindo, claro, a soma dos odús, pois todos acreditam poder pular regras e missões importantes, especialmente obrigações e iniciações. Em geral, quase todo mundo (a não ser quem se conclama adepto), quer chegar a informações sem se comprometer, colocar a mão na massa ou ter que mudar suas ideias ou rumos e conceitos. Por isso se dá margem a manipuladores, como os tais que dizem trazer "seu amor em 24 horas" ou que diz "destruir seus inimigos" num estalar de dedos! Enfim, só existe manipuladores e charlatães, porque tem muitos que querem ser ludibriados.

Ainda mais nessa era de tecnologia, onde as pessoas querem as coisas pra já e sem esforço. As pessoas se acostumaram com o Google que dá respostas prontas, rápidas e sem trabalho. Por isso, muitas vem os signos e oráculos, como um "aplicativo", onde pagando, se encontra todas as respostas. Mas, o sagrado não muda com a tecnologia, aliás, a tecnologia da espiritualidade é a magia, na qual está incluindo o rito, a fé e a dedicação. E além desse ostracismo criado pelas facilidades da vida moderna, a preguiça dos buscadores e o sensacionalismo de falsos mestres, tem ainda o pior dos "temperos" desse perigoso "caldeirão", chamado "ocultismo fácil", que é os ensinamentos banais, envolto em crenças populares, estigmas e mitos distorcidos, como também superstições. E ainda um fator que só lança escuridão ao caminho dos buscadores que é a intolerância.

A intolerância, reforçada e enraizada no seio das crenças afrobrasileiras, foi plantada por falsos pregadores, reformistas sensacionalistas e adeptos radicais. O que vemos hoje de preconceito de umbandistas contra o Candomblé, é muito triste e infundado. Por isso, muitos influenciados pelo kardecismo e cristianismo, distorcem o Candomblé e apenas enfraquecem a Umbanda. Diversos autores, de certa forma irresponsáveis e demagógicos, confundem a Umbanda com o Kardecismo e lançam estigmas sobre o Candomblé, que não passam de veneno das forças sombrias, pra enfraquecer a ancestralidade e orixás.

Que que há de distorção sobre a Umbanda não há quem conte! Sobre pombagiras e orixá de cabeça, em especial, há tanta barbaridade que só enfraquece a Umbanda. Há quem defenda a diversidade, e sabemos bem que ela é  importante, mas, o que não pode ocorrer, são ataques infundados, contra tradições. 

O grande interesse das pessoas, pelo orixá de cabeça, tem dois motivos: o primeiro, é que sempre se pregou que as pessoas só teriam um único orixá lhe protegendo, o que não é verdade! E o segundo fator, é que grande maioria, tem confusão e se sente enganado por muitos que lhe revelaram orixás, que no fundo elas não se identificam. Mas, pra explicar melhor a questão de mais de um orixá agindo em nós, é que temos orixás ancestrais, orixás afins, orixás de devoção, orixás cíclicos e orixás de funções. Mas, focando nos orixás de cabeça, volto a frisar que temos Pai, Mãe e Orixá de Cabeça, além disso, temos aliado a estes três da coroa ancestral, o Orixá de Frente. E ainda abaixo destes, os orixás de função, que são: orixá das finanças, dos estudos, das viagens, do amor, do sexo, do trabalho, da profissão, das mente, da amizade, da espiritualidade e do carma. 

Quanto a Pombagira, uma das coisas que gera confusão é que há uma mistureba entre entidades vindas do kardecismo e entidades vindas do Vodú, da Jurema, do Catimbó e até de outras vertentes, com entidades da Umbanda e mesmo de nações como Santeria e Iorubá, entre outras. Essa mistura, confunde, lança medo, incompreensão e desafia aos estudiosos. Outra coisa que as pessoas teimam em não querer aceitar é que temos mais de uma pombagira. Na verdade, uma hierarquia, em conexão com os exus, trabalhando pela esquerda, que defende diversos setores, dependendo do carma. Elas não defendem apenas a sexualidade. Em cada pessoa, há uma função, há graus e ciclos diferentes. Tem gente que tem uma pombagira ruim ou em trevas, precisando de luz, que sofre de doenças, outras sofrem de impotência, outras de solidão e sem amor... E assim por diante.

Além disso, há linhas ativas e inativas, por isso, tem pessoas que tem uma pombagira, mas, identifica outra no terreiro, pois lhe falta a iniciação correta. Tem pessoas que tem a pombagira de cabeça bloqueada ou que não quer contato e nem agir. Enquanto isso, uma entidade de grau mais baixo e mais próxima do plano físico, é que vai se apresentar nos terreiros, pra representar a pombagira ancestral. Tudo muito complexo, mas, em perfeita ordem...

Axé a todos


Compre seu livro aqui...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)