Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Os Guias dos mediuns


 
 
 
O médium de Umbanda possui um e somente um guia de cabeça. O guia é a entidade responsável pela faixa vibratória do médium; é aquele que comanda e autoriza o trabalho espiritual das outras entidades que, porventura, o médium incorporar, e pode ser um (a) caboclo (a) ou um (a) preto (a)-velho (a). As demais entidades do médium são chamadas de protetores o guia de frente. O guia nem sempre se apresenta no início do desenvolvimento mediúnico do aparelho (médium). Às vezes, outra entidade, chamada desenvolvedora, se apresenta e desenvolve o aparelho até que ele tenha boas condições de sintonizar a vibração do guia chefe. Só após ter certeza da presença do guia chefe, confirmado pelo pai no santo ou dirigente do trabalho, é que o médium poderá realizar o ritual de Feitura no Santo ou Feitura de cabeça, onde ele assume um compromisso definitivo com a religião umbandista.

Na Umbanda, os médiuns, são envolvidos por espíritos de luz, ou seja, entidades evoluídas que realizam trabalhos de orientação espiritual, cura e ajuda nos problemas de ordem física e ou espiritual. Estas entidades incorporadas pelos médiuns são, salvo algumas exceções, os chamados Guias. Na Umbanda, ao contrário do Candomblé, não se incorporam Orixás. São incorporados os ditos falangeiros, espíritos que estão ligados a uma das sete vibrações dos Orixás. Este fator costuma causar alguma confusão nas casas(templos), pois muitas entidades se identificam com o nome do Orixá, ao invés de citar que é um falangeiro. A incorporação dos Orixás é uma característica e conceituação do Candomblé e não da Umbanda. 
 
Os Guias têm diferentes grupamentos, formando falanges de entidades afins, de mesma característica e roupagens. Estão divididos, principalmente segundo a especialidade do trabalho, tanto no astral como a que estarão desempenhando junto ao grupo de trabalho do meio físico(médiuns). Assim temos os chamados grupamentos na Umbanda. 
 
 
 

Um comentário:

Romes Sousa disse...

Só uma ressalva... aí vocês dizem que o guia de frente de um médium deve ser um preto velho ou um caboclo... o meu é uma criança, e nunca tive problema com isso. Tenho outra irmã de santo que também tem criança na cabeça, além de conhecer outros que baianos tomam a frente. Por favor, avaliem a hipótese de corrigir esta informação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)