Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tarô: analisando o terceiro portal

A Imperatriz sendo 3 Arcano tem sua correspondencia na letra hebraica Ghuimel. Ela é representada por uma taça que verte ou uma cápsula vegetal que se abrindo deixa cair seu grão.Na letra do antigo Caldaico ou Estrangelo representa um hieróglifo simples do mistério do parto.

Na escrita síriaca encontramos já a letra G do latim, representativa pela serpente que morde a sua própria cauda, emblema da geração eterna. Na verdade o 3 é o número da geração. A unidade é o pai, o binário é a mãe e o ternário é o filho.

Osíris, Ísis e Hórus.
1= ser
2= movimento
3= vida
Um é o Espírito, 2 é o pensamento e 3 é o verbo.
Um = Pedra cúbica
Dois = Colunas sagradas
Três = Frontão que une as 2 colunas e temos o templo primitivo

O nome de Deus está em 3 letras, pois que a 4ª repete a 2ª. Aleph, Mem, Thau compõe uma palavra que se lê Ameth o que significa Paz e Verdade. O ternário produz o número 5, quando juntarmos um binário.

A reciprocidade da ação no binário dá 4, princípio alternativamente passivo ou ativo. A análise das forças dá 4. A síntese equilibrante dá 2 e o ponto central desse equilíbrio dá 3. Compreendemos com isto o hieróglifo do animal sagrado que pela manhã tem 4 pés, ao meio dia 2 e a noite 3 pés.

Adicionando os "pés" de todas as horas temos o número 9, que é o ternário multiplicado por ele mesmo. Os 4 elementos são senão 3 (fixo, fluído e volátil). Os 3 são senão 2 (estável e móvel), os 2 são senão 1 (a substância). Deixo aqui o aviso do nosso amigo abade Louis Constant. Compreendeis enfim a Esfinge e não a matarais, como fez Édipo, reduzindo-a ao homem.
Então, não sereis forçado a cegar-vos como o infeliz rei simbólico de Tebas.

Pontos Riscados e o significado dos simbolos

 
magia de pemba - poder dos ancestrais
A magia riscada - com pemba, energia ou elementos sagrados


É a força, na Umbanda, da Escrita Astral. O Ponto Riscado tem o poder de fechar de abrir os trabalhos de magia. É feito de diversos modos com a Pemba (giz branco, sagrado e poderoso da magia na Umbanda). É através do Ponto que o guia faz sua identificação e mostra toda sua força, poder e responsabilidade que a ele é dado. As pembas são de diversas cores, mas a branca é a mais usada por ser da irradiação universal de Oxalá.



Significado dos símbolos:
Um Ponto – o Ser Supremo, a origem.
Um Ponto – o Ser Supremo, a origem.
Uma Linha Reta – o Mundo Material.
Duas Linhas Retas – o Princípio, o Masculino e o Feminino.
Uma Linha Curva – a Polaridade.
Dois Traços Curvos – as duas polaridades – positiva e negativa.
Um Triângulo de Lados Iguais - a Força Divina – Pai, Filho e Espírito Santo – Santíssima Trindade.
Dois Triângulos (Hexagrama) – Estrela de seis pontas – todas as Forças do Espaço.
Um Quadrado – os 4 elementos (Água, Terra, Fogo e Ar).
Um Pentagrama – a Estrela de Davi e o Signo de Salomão – a Linha do Oriente, Oxalá, a Luz de Deus. Três estrelas também representam os Velhos e Almas.
Círculo – o Universo, a Perfeição.
Um Círculo com Dois Diâmetros Entre Si – o Plano Divino, o Quaternário Espiritual.
Círculos Menores e Semicírculos – as fases da lua (símbolo de Iemanjá), forças de luz, inclui Iansã.
Círculo com Estrias Externas – o sol (símbolo de Oxalá).
Espiral – para fora indica chamamento de força, retirando demanda.
Seta Reta ou Curva e Bodoque – irradiação de Oxossi (caboclo).
Balança, Machado ou Nuvem – símbolos de Xangô e do Oriente.
Raio (condições atmosféricas) – símbolo de Iansã.
Espada Curva – símbolo de Ogum.
Espada Reta – símbolo de Iansã.
Bandeira Branca com Cruz Grega Vermelha – símbolo de Ogum.
Flor ou Coração – símbolos de Oxum.
Coração com uma Cruz no Interior – símbolo de Nanã.
Traços Pequenos na Vertical (chuva) – símbolo de Nanã.
Folhas ou Plantas – símbolos de Ossanha.
Tridentes – símbolos para Exu e Pomba-gira; garfos curvos para a Calunga e retos para a Rua. (Pode haver ou não caveira)
Cruz Latina Branca – Cruz de Oxalá.
Cruz Grega Negra – com pedestal, símbolo de Omulu.
Arco-íris – símbolo de Oxumaré.
Estrela Branca (Oriente) – Luz dos espíritos.
Estrela Guia (com cauda) – símbolo da capacidade de acompanhamento (Oriente).
Um Oito Deitado (Lemniscata) – símbolo do Infinito.
Cordão com Nó ou um Pano – símbolo das crianças.
Conchas do Mar – símbolo das crianças.
Águas Embaixo do Ponto – símbolo de Iemanjá (mar).
Pequenos Traços de água – símbolo de Oxum.
Traço ou Linha Curva com Círculo nas Pontas – símbolo de força, amarração e descarregos.
Rosa dos Ventos – chamamento de força ou descarrego.
Traço com Três Semicírculos nas Pontas – descarrego e força também.
Palmeiras ou Coqueiros – força dos Velhos.
magia de pemba - poder dos ancestrais, poder dos orixás e anjos
magia de pemba - poder dos ancestrais, poder dos orixás e anjos
Existem, outros Pontos que as Entidades riscam. Em caso de dúvida pergunte ao Comandante ou mesmo o Guia.



Leia mais sobre os pontos aqui

Carlos Lima (Carlinhos Lima) - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

A cruz e o numero 4 - estudando os portais

Daleth segundo A. Louis Constant. A imágem do esquadro apresenta nos a união do Iod e do He com a fecundação deste. Daleth conserve todos os princípio geradores do triângulo primitivo. O 4 é o número da cruz que corta em 4 segmentos o círculo do movimento perpétuo.

Apresenta-se como duplo binário, equilíbrio completo, pedra cúbica, os 4 pés do trono eterno, 4 idades do homem, as 4 estações do ano, e os 4 elementos da materia universal. (azoth, carbono, oxigénio e hidrogénio). Há 4 grandes profetas, 4 evangelistas, 4 grandes doutores na Igreja grega tanto quanto na Igreja latina.

Há 4 anjos ligados nos 4 quantos do mundo, a Esfinge tem 4 formas cuja análise dá os 4 animais de Ezequiel e de São João. A revelação manifesta-se por 4 leis: A lei da Natureza, de temor, da graça e da inteligência. O progresso espiritual processa-se por 4 estações, que são: A penitência, a fé, a esperança e a caridade.

As virtudes morais são 4. Justiça, Força, Temperança e Prudência. Trata-se da cruz gloriosa stauros da qual São Paulo expõe os 4 mistérios: altitude, longitude, sublimitas e profundum. A cruz de Daleth é figurada pelos 4 rios de Éden, o antigo Tau dos hebreus e o X do nosso alfabeto, que foi adaptado na matemática pelo signo do desconhecido. O 4 deu as proporções e medidas ao grande pentáculo de Tebas.

O nome de Deus está em 4 letras.
JHVH- hebreus
ZEUS- Gregos
ALAH- Árabes
AURA- Persas
THMD- Magos
ADAD- Gimnosofistas
TARA ou TARO
GOTT...
DEUS...
Pois a cruz é representativa por Deus mesmo antes do cristianismo. A cruz ansata , no antigo Egito era signo da vida eterna.

Tarô, Astrologia e a Esfinge Astral

Daleth, o seio evoca a ideia da alimentação e capazidade de agir fortalecido no meio ambiente. Cada aplicação da vontade humana deve para obter algum resultado atuar nos três planos. Essa atuação é chamada "operação mágica". Esta atuação, em sua totalidade, ou seja, o axioma metafísico, o turbilhão astral e a manifestação física constitui o Grande Arcano da Magia.

Ele divide-se em parte superior, intermédia e inferior. A realização da parte superior depende do grau da encarnação do indivíduo, da sua Mônada Espiritual. Para realizar a parte intermédia o ser humano deve para si criar astralmente o andróginato Vau. A parte inferior, a física, precisa de uma ferramenta ou instrumento para servir como apoio físico da operação. Por um método lógico é nos possível achar esse instrumento.

Tentamos fazer desaparecer mentalmente uma parte do Universo, dando ao que sobra as qualidades atribuitivas da totalidade anterior. Vamos aplicar a esse novo Universo o Grande Arcano e verificamos que o instrumento dessa aplicação não muda. Seguimos na nossa redução do Universo até que se limite ao próprio operador. (Microcosmo= Macrocosmo por analogia;)
O corpo físico do operador será assim o grande Athanor do Arcano da Magia.

O conhecimento da parte inferior no entanto não basta e temos um bom exemplo na história do Rei Édipo. No seu caminho Édipo cruza-se com a Esfinge e ela faz lhe a seguinte pergunta: "Quem caminha pela manha com 4, durante do dia com 2 e a noite com 3 pés?" O enigma simboliza o realizador do Grande Arcano.

A Esfinge representa uma síntese dos quatro animais sagrados com já foi referido anteriormente, tendo um rosto humano (Aquario), garras de um leão (Leão), quadris de touro (Touro) e asas de uma águia (segundo a tradição o signo de escorpião antes da sua queda era representada por uma águia). Essas criaturas e pelos seus atributos condicionam o acesso ao mundo astral através dos quatro elementos que representam.

A figura da Esfinge é toda Astral, ela é a sentinela das pirâmides. Ao responder de que se trata do ser humano, Édipo advinhou apenas a parte física do enigma. O futuro confirmou que ele não tinha resolvido o enigma (binário astral) na sua totalidade. A parte negativamente polarizada do turbilhão o arrastou aos horrores do parricídio e do incesto.

O domínio sobre o plano físico não foi suficiente para evitar o acontecimento. A iniciação do plano astral lhe foi dado pelo sofrimento, no plano mental alcançou a paz pelo Amor Universal, da abnegação e da dedicação de sua filha Antígona. É significativo que a iniciação astral lhe tenha chegado na idade madura e a iniciação mental na velhice.

Tarô e os portais 12 e 17 - parados ou em movimentos?



Cada realização ou trabalho, seja a transmutação dos metais comums em metais nobres, seja o esforço de ensinar a ciência abstrata a um aluno estulto e preguiçoso, pertence ao hemicilo involutivo. É uma descida, um sacrifício do sutil ao denso, afim de estabelecer neste denso o ponto de apoio para a futura subida, para o início hemiciclo evolutivo; é a base para o trabalho que irá enobrecer e sutilizar o denso.

Este é o motivo pelo qual , no simbolismo hermético, a fase final da Grande Obra é representada pelo Triángulo Descendente, que mais ainda, está oprimido pela Cruz do Quaternário. Este símbolo é a " estrela condutora" de todas as encarnações do princípio Logóico, mesmo se a manifestação nos pareça insignificante. Essa obra em nossa tragétoria é a nós revelada no 12º portal do Tarô.

Já a letra correspondente = Phe , seu hieróglifo é uma boca que fala. Astrológicamente Mercurio = Os seus títulos nos três planos: Esperânça, Intuição e Advinhação Natura. A lâmina também conhecida por Estrela dos Magos. Ao contrário do Arcano 16, aqui as forças da justiça e harmonia universal não causam estragos e destruição, pelo contrário trazem renascimento em todos os planos da vida.

No plano do ser humano é nos revelado pela profunda convicção de que tudo faz parte de uma causa maior. A caixa da Pandora não se esvaziou por completo, permanece a Esperânça. Na imágem da lâmina encontramos duas jarras, uma dourada e outra prateada. A jarra de ouro simboliza o elemento ativo de cada aspeto da Esperânça.

O elemto passivo é representado pela jarra prateada. A jarra de ouro , polo ativo faz com que readquirimos a confiânça em nós. A jarra de prata enquanto polo receptivo dá nos o ânimo de esperar o influxo superior. A estrela de oito pontas rodeado pelas estrelas de menor dimensão (as estrelas fixas na astrologia) evoca a grande lei karmica, o seu equilíbrio e condicionamento que nos liga ao plano físico do zodíaco e das causas secundárias.

Os diversos modos de advinhação estão ligados ao Arcano, como é o caso da Astrologia. A Esperânça é nos ensinada pela consciência ética e moral. A intuição pode ser desenvolvida pelo esforço pessoal, aprendemos a ler na Natureza pelos dados de carácter empírico e pelo conhecimento de dados tradicionais fornecidos. A borboleta ( ou ave ) visível no canto superior direito ilustra aquilo a que chamamos Psíque.

O portal do Mago - Aleph 1 - os arcanos do tarô



A lâmina do primeiro Arcano é designada por Mago ou Bateleur e corresponde ao elemento positivo do ser individual ativo, suas potencialidades e possibilidades de realização que aínda não se tornaram dinâmicas. O primeiro Arcano é o mais sintético e metafísico de todos os Arcanos.

O seu símbolo, o ponto geométrico expressa bem a essência deste Arcano. Os objectos que encontramos em cima da mesa na imágem do Saltimbanco representam os 4 naipes dos Arcanos Menores e do mesmo modo os 4 elementos da lei Jod-He -Vau- He, através dos quais se efectua a passagem gradual de Aleph à Thau.

A letra Aleph pela sua construção é uma alusão à trindade. Admitindo a triplicidade universal dos elementos básicos podemos estabelecer o seguinte ternário teosófico: Arquetipo, Ser Humano, Natureza. Essa divisão em três planos podemos por analogia encontrar igualmente na composição microscópica do ser humano.

O plano Mental ou plano das ideias liga-se ao plano Físico, isto é, ao plano dos objectos concretos ou matéria através do plano Astral ou Astrosoma. É por meio da condensação progressiva das ideias e seguindo a lei da Individualização dos Colectivos que a coagulação das ideias se processa. Afinal a entidade humana vive espiritualmente no plano das ideias mas expressa-se no plano Físico.

Seres mitológicos, magicos e encantados

"Elfo é uma criatura mítica da Mitologia Nórdica e do Paganismo Germânico, que aparece com freqüência na literatura medieval européia. Nesta mitologia os elfos chamam-se Alfs ou Alfr, também chamados de "elfos da luz" - Ljosalfr. São descritos como seres belos e luminosos, ou ainda seres semi-divinos, mágicos, semelhantes à imagem literária das fadas ou das ninfas. De fato, a palavra "Sol" na língua nórdica era Alfrothul, ou seja: o Raio Élfico; dizia-se que por isso seus raios seriam fatais a elfos e anões. Eram divindades menores da natureza e da fertilidade. Os elfos são geralmente mostrados como jovens de grande beleza vivendo em florestas, sob a terra, em fontes e outros lugares naturais. Foram retratados como tendo longa vida ou imortalidade, e com poderes mágicos".

Portais do Tarô e o moinho

O Único (1) manifesta-se por nove clichês (9) = Cabala 10. Isto é, por nove reflexos ou refrações cuja totalidade se manifesta sinteticamente numa 10ª manifestação, assim como as carataristicas de uma planta são sintetizadas em sua semente.

A Gnose, o nosso estudo do absoluto (2) influencia o lado formal e legal (8) da Cabala 10, claramente determinado no esquema geral e constructivo do Tarot. A devisa das escolas teosóficas 10 = Primeiro desenvolver a intuição mental em relação as causas primárias (3) para que isso automaticamente possa permitir a orientação dentro do campo das causas secundárias (os Astros) (7).

Na Cabala 10 O Hexagrama de Salomão (6) é superior a Rota Elementar (4), ou seja a essencia do assunto não está na realização dos símbolos, mas sim, na sua interdependencia astral. 5 e 5 expressa um certo relacionamento entre duas partes de uma totalidade 10.

Dois caminhos ou "Bifurcatio" - o portal 6 do Tarô

O Arcano 6 é constituido por dois triângulos, uma ascendente e evolutivo (triângulo de Jesus), o outro descendente e involutível (triângulo de Maria). Podemos sempre obtar pelo caminho ascendente ou descendente, a escolha é lívre e só depende de nós.

O pantáculo (Selo de Salomão) indica a lei da analogia. No plano do ser humano representa o Lívre Arbítro. " Pentagrama Libertas". No plano da Natureza designa o meio ambiente. A Gnosis (2) e a autoridade, isto é o direito da lívre escolha (4) = Os dois caminhos 6.

A Vontade (1) e a Vida (5) = Lívre Arbítro 6. É o esquema das emanações do Macroprosopo criando a Natureza. O processo da Natureza é descrito nos versos esmeraldinos....." E assim todas as coisas provieram do princípio único pelo Uno, assim tb todas as coisas nascidas provieram da adaptação (coagulação ou rarefação) da única substância."

O pantáculo em questão simboliza a substância astral, os seus recursos e áreas de aplicação possíveis. As cores usadas no pantáculo normalmente são azul para o fundo, dourado (fogo e ativo) para o triângulo ascendente e prateado (água e passivo) para o triângulo descendente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)