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A pombagira

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Caracteristicas dos Orixas em você


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Reza a tradição-dos-orixás que toda pessoa, no momento da concepção, é escolhida por um orixá. A melhor maneira de descobrir o seu orixá é no jogo de búzios, o oráculo de Orunmila. Cada orixá domina um elemento da natureza, tem uma cor e gosta de determinados alimentos. Eles tem personalidades distintas. As pessoas "puxam" o temperamento de seus orixás.Se elas são de Xangô, por exemplo, serão tempestuosas; se forem de Olooogunede, serão temperamentais, e assim por diante. Há mais de 600 orixás, mas nem todos são cultuados no Brasil. Os mais conhecidos estão na lista abaixo:

Exu - orixá mensageiro, leva as oferendas aos demais. Cor: marrom ou preto. Ele devora "tudo que a boca come", adora gim, pinga e qualquer bebida alcoólica. Mora nas encruzilhadas e é o "mais humano" dos orixás.
Orunmila - orixá da adivinhação, ajuda o homem a realizar seu destino. Cor: branco. Gosta de sal, bananas, milho e água fresca.
Ogun - deus da agricultura, caçador, descobriu o fogo e a forja e deu de presente aos homens. Cor: azul-marinho. Come milho, cará, raízes, galos e cachorros.
Oxóssi - deus da caça e dos animais. Cor: azul. Gosta de milho verde, raízes e frutas.

Xangô - orixá do raio, fogo, trovão e da justiça. Cores: vermelho e verde. Gosta de quiabo, carneiro e tartaruga.
Iansã - mulher de Xangô, deusa do rio Niger, preside os ventos e as tempestades. Cores: vermelho e marrom. Gosta de verduras e legumes vermelhos.
Oxun - deusa da fertilidade feminina, cuida da gravidez e do bebê. Também é a deusa da beleza, é dengosa e doce. Cor: amarelo-ouro. Gosta de mél, comidas do rio, frutas, cerveja.
Omolu ou Obaluaê - seu nome não deve ser pronunciado, pois significa varíola. É o orixá da terra, saúde e doenças. Cores: preto, branco e vermelho. Gosta de dendê, sal, mel, gim e pipoca.
Olooogunede - orixá da caça e da pesca, é filho de Oxun e Oxóssi. Deus da alegria.
Obá - esposa de Xangô, orixá da guerra, mulher valente, decidida. Cor: azul. Gosta de frutas, galinhas escuras e cabras.
Iemanjá - deusa das águas do mar, protege famílias, crianças e a pesca. Cores: azul-claro, branco e rosa-claro.
Nanã - também chamada Anamburucu. Orixá muito velha, rege a lama, matéria-prima dos homens, e a morte. É venerável, sábia.
Oxalá - também chamado Orixalá. É o deus mais antigo, aquele que molda e dá vida aos homens. É o pai de todos.

No entanto, a influencia de um determinado orixa muda, conforme a influencia que ele tem sobre o medio. Por exemplo: Se atua na irradiação feminina ou masculina; qual o elemento a que ele pertence, em que grau ele está, se é o atuante, na linha de Guia, Protetor, ou Orixá Menor. Além do mais em que aréa da vida ele atua na roda da existencia do filho fé.
Essa é a principal utilidade da Umbanda-Astrologica, descobri de qual forma o orixá flui em sua vida. Tambem verificar de que forma ele define suas caracteriscas, pois, é muito comum ver-se filhos com pais de cabeça trocados, porque o orixá que ta proximo ou de frente é muito mais perceptivel, pelo sacerdote. Tem casos que o Guia é assentando como Pai de Cabeça, por que atua no plano fisico com mais clareza que o verdadeiro Pai de Cabeça da Pessoa, por isso fique atento! Através da vibração astral sincronizada a toda influencia das Linhas Vibracionais, podemos investigar mais a fundo as regencias e graus de cada atuação de todos os orixas, que atuam em nossa vida.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

A Mediunidade

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A palavra médium é uma expressão latina que significa "meio" ou "intermediário".Allan Kardec apropriou-se dessa expressão para designar as pessoas que são portadorasda faculdade mediúnica.

Kardec [LM-cap 32] conceitua: Médium - pessoa que pode servir de intermediária entre os Espíritos e os homens.

Mediunidade - a faculdade dos médiuns, ou seja, a faculdade que possibilita a uma pessoa servir de intermediária entre os Espíritos desencarnados e os homens.

Assevera ainda Kardec [LM-it 159] que: "todo aquele que sente em qualquer grau a influência dos Espíritos é médium."

Diante da assertiva do Codificador da Doutrina Espírita poder-se-ia indagar: Somos todos médiuns?

De forma generalizada poderíamos afirmar que sim. Todos os indivíduos possuem rudimentos da faculdade mediúnica, já que podem ser influenciados pelos Espíritos. Através do pens«amento, as entidades da esfera extra-física, podem atuar sobre todos nós, de forma imperceptível. Mostram os benfeitores espirituais da Codificação que esta influência "é maior do que supomos" [LE-qst 459]

Todavia, de forma particular, na prática espírita cotidiana, é não a resposta. Orienta Allan Kardec que se deve reservar esta expressão apenas para as pessoas que permitem a produção de fenômenos patentes e de certa intensidade:

"Pode-se dizer, que todos são mais ou menos médiuns. Usualmente, porém, essa qualificação se aplica somente aos que possuem uma faculdade bem caracterizada, que se traduz por efeitos patentes de certa intensidade, o que depende de uma organização mais ou nos sensitiva." [LM-it 159]

CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS MÉDIUNS

A faculdade mediúnica não se revela em todos da mesma maneira. Os médiuns tem geralmente aptidão especial para esta ou aquela ordem de fenômenos, o que os divide em tantas variedades quantas são as espécies de mediunidade, embora nada impeça que um médium venha a possuir mais do que uma aptidão.

Diversas são as classificações propostas, mas de forma bem prática, podemos classificá-los de acordo com o tipo de mediunidade, nas seguintes categorias:

a) Médiuns de Efeitos Físicos: são aqueles aptos à produção de fenômenos que sensibilizam objetivamente os nossos sentidos, tais como: movimento de corpos inertes, ruídos, etc. Trata-se de uma categoria de médiuns bastante infreqüente em nossos dias, mas que teve fundamental importância na fase de implantação da Doutrina Espírita. Sub-categorias:

1. Tiptólogos: os que produzem ruídos e pancadas. Mesmo sem que o médium tome conhecimento, os Espíritos podem se utilizar de certos recursos fluídicos que eles possuem para produzir o fenômeno;

2. Motores: os que produzem movimentos dos corpos inertes;

3. De Translação e Suspensão: os que produzem a translação de objetos através do espaço ou a sua suspensão, sem qualquer ponto de apoio. Há também os que podem elevar-se a si mesmos (levitação);

4. De Transporte: os que podem servir aos Espíritos para o transporte de objetos materiais através de lugares fechados;

5. Pneumatógrafos: os médiuns que permitem a escrita direta (espécie de mediuninade onde os Espíritos, utilizando-se do ectoplasma do médium, escrevem sobre determinados objetos sem se utilizarem de lápis ou caneta);

6. Pneumatofônicos: os médiuns que permitem a voz direta (fenômeno mediúnico onde os Espíritos emitem sons e palavras através de uma "garganta ectoplásmica", sem a utilização do aparelho vocal do medianeiro);

7. De Materialização: são aqueles que doam recursos fluídicos (ectoplasma) para a materialização do Espírito ou de parte do Espírito, ou, ainda, de certos objetos;

8. De Bicorporeidade: são aqueles capazes de materializarem seu corpo perispirítico em local FORA do corpo físico;

9. De Transfiguração: são aqueles aptos a promoverem modificações temporárias em seu corpo físico, através da vontade e do pensamento.

b) Médiuns Sensitivos: são os médiuns capazes de registrar a presença de Espíritos por uma vaga impressão. Ora esta impressão é boa ora é ruim, dependendo da natureza da entidade desencarnada. Esta variedade não apresenta caráter bem definido, pois todos médiuns são mais ou menos sensitivos;

c) Médiuns Intuitivos ou Inspirados: são aqueles que recebem comunicações mentais entranhas às suas idéias, vindas da esfera imaterial. Na realidade, todos nós somos médiuns intuitivos, pois podemos assimilar inconscientemente o pensamento dos Espíritos, mas em algumas pessoas, essa capacidade é mais evidente. Os médiuns de pressentimento são uma variedade dos intuitivos, onde há uma vaga impressão de acontecimentos futuros;

d) Médiuns Audientes: são os médiuns que ouvem os Espíritos. Em algumas vezes é como se escutassem uma voz interna que lhes ressoasse no foro íntimo, doutras vezes, é uma voz exterior, clara, distinta;

e) Médiuns Videntes: são aqueles aptos a verem os Espíritos em estado de vigília. Kardec fazia referência à raridade desta faculdade e em nossos dias continua pouco comum;

f) Médiuns Falantes ou Psicofônicos: são aqueles que possibilitam aos Espíritos a comunicação oral com outras pessoas encarnadas, utilizando dos recursos vocais do médium. É a variedade de médiuns mais comum em nossos dias;

g) Médiuns Escreventes ou Psicógrafos: são os médiuns aptos a receberem a comunicação dos Espíritos através da escrita. Foi pelos médiuns escreventes que Allan Kardec montou os pilares básicos da Codificação Espírita;

h) Médiuns Curadores: são aqueles aptos a curarem, através do toque, por um ato de vontade e pelo passe. Em realidade, todos somos capazes de curar enfermidades pela prece e pela transfusão fluídica, mas, também aqui, esta designação deve ficar reservada para aquelas pessoas onde a capacidade de curar ou aliviar as doenças é bem evidente;

i) Médiuns Psicômetras: são aqueles aptos a identificarem os fluidos presentes em determinados objetos e locais (Psicometria);

j) Médiuns Sonambúlicos ou de Desdobramento: são aqueles capazes de emanciparem seu corpo espiritual deixando a organização física num estado de sonolência ou apatia. Segundo Kardec, estes médiuns "vivem por antecipação a vida espiritual", pois são capazes de realizar inúmeras tarefas no mundo dos Espíritos.

DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO

Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, no seu Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, desenvolver significa: tirar invólucro, expor minuciosamente, progredir, alargar, instruir-se. E desenvolvimento é o ato ou efeito de desenvolver.
Desenvolvimento Mediúnico é o ato de fazer crescer, progredir, expor a faculdade que permite aos homens comunicarem-se com os Espíritos.

Se nós falamos somente em desenvolvimento mediúnico e não em “criar” mediunidade ou médiuns, é, certamente porque esta faculdade não se cria numa determinada pessoa que não a possua. A mediunidade é uma faculdade tão natural no homem quanto qualquer outro dos cinco sentidos habituais (visão, audição, olfato, tato e paladar). Tomemos o paladar para exemplo. Ninguém inventa faculdade inata, pronta para ser utilizada, como que programada por milênios e milênios de existências anteriores, documentada na nossa memória espiritual. É preciso, contudo, em cada existência que se reinicia, reaprender a utilizá-lo adequadamente para selecionar alimentos, definir preferências ou recusar substâncias prejudiciais.

Assim também é a mediunidade um atributo físico do homem. Os Espíritos afirmam a Kardec [LM-it 226]:

"A faculdade mediúnica se radica no organismo".

O médium já nasce médium. Cabe-nos portanto, se possuidores da faculdade mediúnica, nos esforçarmos por exercê-la com devotamento e humildade.

Por que desenvolver a mediunidade

De posse destes conceitos, forma-se uma nova dúvida em nossa mente: Por que desenvolver a mediunidade? Presença de mediunidade significa necessidade de trabalho na Seara Espírita? Nós sabemos que na Terra estamos rodeados por Espíritos desencarnados que a todo instante, através do pensamento, nos influenciam e são influenciados por nós. Sendo os médiuns, por características próprias de seu corpo físico, indivíduos mais sensíveis, captam com maior facilidade a influência dos Espíritos, podendo sofrer, às vezes, conseqüências desagradáveis em decorrência de possuir em uma faculdade que não conhecem e não dominam.

Além disso, nós sabemos que da faculdade mediúnica podem dispor-se bons e maus Espíritos, podendo no caso dos maus, levarem o médium ao desequilíbrio.

O Espírito da Verdade afirma [LM-cap 31 it 15]:

"...Todos os médiuns são incontestavelmente chamados a servir à causa do Espiritismo, na medida da sua faculdade..."

Em [Nos Domínios da Mediunidade] ouvimos as seguintes afirmativas do Espírito Albério (instrutor de André Luiz):

"Mediunidade, por si só não basta. É necessário sabermos que tipo de onda mental assimilamos, para conhecer a qualidade do nosso trabalho e julgar nossa direção. É perigoso possuir sem saber usar."

Assim, é a mediunidade uma faculdade inerente à própria vida, sendo semelhante ao dom da visão comum, peculiar a todas as criaturas, responsável por tantas glórias e por tantos infortúnios na Terra. Entretanto, ninguém se lembrará de suprimir os olhos, porque milhões de pessoas, em face das circunstâncias imponderáveis da evolução, tenham se servido dos olhos para perseguir e matar nas guerras de terror e destruição. É necessário iluminá-los, orientá-los, esclarecê-los.

Etapas do Desenvolvimento Mediúnico

A mediunidade não requisitará desenvolvimento indiscriminado, mas, antes de tudo, aprimoramento da personalidade mediúnica e nobreza de fins, para que o médium possa tornar-se um filtro leal das Esferas Superiores com vistas à ascensão da Humanidade para o Progresso.

Mas então, como proceder ao desenvolvimento mediúnico? Allan Kardec e vários benfeitores espirituais nos orientam que, no desenvolvimento mediúnico, temos de vencer três etapas: intelectual - material - moral.

a) Etapa Intelectual: é representada pela necessidade do estudo. Kardec afirma:

"...O estudo preliminar da teoria é indispensável, se quisermos evitar inconvenientes inseparáveis da inexperiência." [LM-it 211]

O estudo da faculdade mediúnica e o conhecimento da Doutrina Espírita são bases essenciais e indispensáveis.

b) Etapa Material: é o adestramento, uma forma de treinamento da faculdade mediúnica, uma familiarização com as técnicas envolvidas no processo da mediunidade.

"Na verdade, até hoje, não existe sinal ou diagnóstico infalível para se chegar à conclusão que alguém possua essa faculdade; os sinais físicos nos quais algumas pessoas julgam ver indícios, nada tem de infalíveis. Ela se encontra, nas crianças e nos velhos, entre homens e mulheres, quaisquer que sejam o temperamento, o estado de saúde, o grau de desenvolvimento intelectual e moral. Não há senão um meio para lhes contatar a existência que é o experimentar." [LM-cap 17 it 200]

Esta experimentação deve ser: perseverante, assídua, séria, em grupo, local adequado, sob orientação experiente, desprovida de condicionamentos.

O candidato a médium deve ter persistência, exercitando-se para as comunicações em dias e horários certos da semana, pré-estabelecidos, de preferência em grupo. Kardec nos orienta [LM-it 207] que a reunião de pessoas com intenção semelhante forma um todo coletivo onde a força e a sensibilidade se encontram aumentadas por uma espécie de influência magnética que ajuda o desenvolvimento da faculdade.

A reunião deste grupo deve ser sob a direção de pessoas experientes, conhecedoras da Doutrina Espírita e do fenômeno mediúnico.

Esta reunião deve ser também feita, de preferência em local apropriado, isto é, no Centro Espírita, onde estaremos sob o amparo e a orientação de Espíritos Bons, que são responsáveis pelos trabalhos mediúnicos da Casa. Além disto, todo Centro Espírita tem como que um isolamento magnético que nos protege espiritualmente durante os trabalhos mediúnicos. É simples compreendermos, pois na Terra acontece o mesmo. Um acadêmico de Medicina inicia seu treinamento aos doentes num Hospital e sob a supervisão de um médico experiente para evitar desastres. Se for uma cirurgia será necessário um cuidado ainda maior - um centro cirúrgico.

O candidato a médium não deve desistir se, após 2, 3 ou 10 tentativas de comunicação com os Espíritos não obtiver qualquer resultado ou qualquer indício de comunicação. Como vimos, existem obstáculos decorrentes da própria organização mediúnica em desabrochamento, impedimentos materiais e psíquicos que, só com o tempo e a dedicação serão contornados.

Quanto ao médium que já controla bem sua faculdade, que permite aos Espíritos se comunicarem com facilidade, que seja, em uma palavra, um “médium feito”, seria um erro de sua parte, nos assevera Kardec [LM-it 216] crer-se dispensado de qualquer outra instrução. Não venceu senão uma resistência material, e é agora que começa para ele o verdadeiro desafio, as verdadeiras dificuldades: vencer a terceira etapa - a moral.

c) Etapa Moral: Allan Kardec define como espírita-cristão ou verdadeiro espírita, aquele que não se contenta em admirar a moral espírita, mas a pratica e aceita todas as suas conseqüências. Convencido de que a existência terrena é uma prova passageira, aproveita todos os instantes para avançar no caminho do Progresso, esforçando-se em fazer o bem e anular seus maus pensamentos. A caridade em todas as coisas é a regra de sua conduta.

Sob o ponto de vista espírita, a mediunidade é uma iniciação religiosa das mais sérias, é um mandato que nos é oferecido pela Espiritualidade Superior a fim de ser fielmente desempenhada. Desta forma, o aspirante à mediunidade - Luz da Doutrina Espírita - deve partir da conscientização de seus ensinamentos e esforçar-se, desde o início de seu aprendizado, por ser um espírita-cristão. Isto significa trabalhar incessantemente por nossa reforma moral. Somente nossa evolução moral, nossa melhora e nosso crescimento para o Bem poderão garantir-nos o assessoramento dos bons Espíritos e o exercício seguro da mediunidade, por nossa sintonia com o Bem. E esta não é uma tarefa fácil, pois o que mais temos dentro de nós são sensações e experiências negativas e deformadas trazidas do passado. Por isso para nós ainda é mais fácil e cômodo, sintonizar com as atitudes negativas do que com as positivas.

E como faremos? Como nos livrarmos de condicionamentos inferiores? Carregamos séculos de erros e alguns anos de boas intenções. É claro que não podemos mudar sem esforço, temos que trabalhar duro nesta reforma moral, que só nós saberemos identificar e sentir porque estará marcada em nosso íntimo. Trabalhemos com exercícios diários e constantes no bem, meditando e orando muito. Jesus, o Médium por Excelência, sintonizava-se constantemente com Deus, no entanto, após a convivência com o povo, sempre se afastava para orar e meditar em silêncio e solidão. A diferença de um bom médium e um médium desajustado, não está na mediunidade, mas no caráter de um e de outro; na formação moral está a base de todo desenvolvimento mediúnico.

Alguns cuidados devem ser tomados por todos aqueles que aspiram ao desenvolvimento mediúnico:

* Culto do Evangelho no Lar: ele proporciona a renovação do clima espiritual do lar sob as luzes do Evangelho Redivivo, porque o lar é a usina maior de energia de que somos carentes, é onde compensamos nossa vibrações psíquicas em reajustamento.

* Culto de Assistência: rompimento com o egoísmo, interessando-nos pelo próximo, auxiliando-o sempre em todas as ocasiões, usando ao máximo nossa capacidade de servir desinteressadamente. Participação em atividades como: campanha do quilo, distribuição de alimentos, visita aos enfermos, idosos e creches, grupos de costura, evangelização, etc.

* Freqüência ao Centro Espírita: nas reuniões públicas e outras atividades oferecidas pelas Casas Espíritas. Aprenderemos a viver em grupos Humanos que nos permitirão o exercício da humildade. Evitemos as sessões mediúnicas nos lares; organização espiritual não se improvisa.

* Estudo Coletivo: reunidos aos companheiros para o estudo das obras espíritas, evitemos as falsas interpretações. Assimilando as experiências de companheiros, estaremos alongando nossa visão e nossa percepção dos conteúdos espíritas; o que se torna mais difícil numa leitura solitária.

Reforma Íntima: revisão e reconstrução de nossos atos e hábitos, permutando vícios por virtudes legitimamente cristãs que são as únicas que sobreviverão eternamente.

Elevemos nosso padrão de conhecimento pelo estudo bem conduzido e apuremos a qualidade de nossa emoção pelo exercício constante das virtudes superiores...

Dentro destes critérios de desenvolvimento da mediunidade, mesmo que nenhuma faculdade venha a desabrochar, tenhamos a certeza que estaremos desenvolvendo-nos espiritualmente e capacitando-nos para o exercício da mediunidade com Jesus.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador

Encontrando luz com a busca

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ULTIMAMENTE TENHO VISTO QUE A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS TEM ALGUM TIPO DE PROBLEMA. QUANTO NÃO É DE AMOR OU SAUDE É PROBLEMAS FINANCEIROS. O QUE VENHO OBSERVANDO TAMBÉM É QUE CADA PESSOA TEM SUA CAUSA PROPRIA DE SOFRIMENTO. NA GRANDE MAIORIA É PROBLEMAS CARMICOS OU ESPIRITUAIS. MAS OUTROS PERCENTUAIS SÃO CAUSADOS POR ERROS DA PROPRIA PESSOA E INFLUENCIAS EXTERNAS.

QUANDO FALO EM INFLUENCIAS EXTERNAS FALO EM FENOMENOS E ENERGIAS PROVOCADOS POR FORÇAS DE FORA, OU SEJA ATITUDES DE SERES INVEJOSOS E QUE QUEREM PREJUDICAR O INDIVIDUO. MAS NEM SEMPRE SÃO PESSOAS ENCARNADAS, MAS VEM MUITAS ENERGIAS MALIGNAS CAUDAS POR ESPIRITOS DEMONICOS QUE LANÇA ODIO E MAGOAS NA NOSSA VIDA. O PIOR É QUANDO ESSES ESPIRITOS SÃO PODEROSOS DEMONIOS, POIS SÃO MUITO MAIS DIFICEIS DE COMBATE-LOS.

MUITOS AFIRMAM QUE ESSA HISTORIA DE INFLUENCIAS ESPIRITUAIS NÃO PASSA DE BOBAGENS, MAS ESTÃO COMPLETAMENTE ENGANADOS. E ESSA AÇAO DEMONIACA OCORRE COM A FRAQUEZA DAS PESSOAS QUE DÃO AOS DEMONIOS A OPORTUNIDADE DE INFLUENCIAR A VIDA DAS PESSOAS.

VEMOS ISSO NA VIDA DE PESSOAS FAMOSAS AGINDO COM ATITUDES ESTRANHAS E RIDUCULAS ONDE ELAS PREJUDICAM A ELAS PROPRIAS. TUDO ISSO SÃO INFLUENCIAS DE FORÇAS DEMONIACAS QUE SE APROVEITAM DA FRAQUEZA DESSAS PESSOAS QUANDO ELAS SE ENVOLVEM COM O MUNDO DAS DROGAS, DA LUXURIA, AVAREZA E EGOISMO. ASSIM TORNAM ALVOS FACIES DE SER DOMINADOS. E O PIOR É QUE ISSO NÃO TÃO SIMPLES DE SER COMBATIDO NÃO.

VEMOS CONSTANTEMENTE NA MIDIA IGREJAS EVANGELICAS ANUNCIANDO VIGILIAS DE PROSPERIDADE. MAS TUDO NÃO PASSA DE MARKETING E ENGODO. AS PESSOAS QUE ACHARAM SOLUÇAO LÁ NÃO CONSEGUIRAM SE LIBERTAR, MAS APENAS MUDARAM DA INCRUDUBILIDADE PARA O FANATISMO E SECTARISMO E MAIS CEDO OU MAIS TARDE VOLTARÃO A TER PROBLEMAS NA VIDA.

LEMBREMOS TAMBÉM QUE JESUS DISSE "MEU REINO NÃO É DESSE MUNDO" OU "JUNTAI TESOUROS NO CÉU". ESSA PROPAGANDA DAS SEITAS PROTESTANTES SÓ MOSTRA QUE O REINO QUE OS LIDERES RELIGIOSOS MOSTRAM É O REINO DO DINHEIRO.

O HOMEM VEIO AO MUNDO PARA SE ENCONTRAR ENTENDER A SI MESMO E EM HARMONIA COM SEU MESTRE INTERIOR SEU SAGRADO ORIXA. ISSO REQUER, MEDITAÇÃO ORAÇÃO E BUSCA CONSTANTE. NO ENTANTO POR UMA PESSOA NÃO ESTÁ GANHANDO DINHEIRO NÃO QUER DIZER QUE ELA NÃO TENHA EVOLUIDO ESPIRITUALMENTE. VEJA QUE BUDA COM TODA SUA SABEDORIA ESPIRITUAL FEZ FOI DOAR O QUE TINHA PARA ENTRAR NUM CONTATO MAIOR COM A NATUREZA, POIS SÓ ASSIM CONSEGUI-SE ATINGIR O GRAU DA ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL.
Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador

Ritos Sagrados

As Curimbas
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Um dos fundamentos de vital importância para a harmonização e eficácia dos trabalhos dentro de um templo umbandista é, sem dúvida, o que diz respeito aos Pontos Cantados (curimbas). Outro é o fundamento dos pontos riscados ou Lei de Pemba.

Esses fundamentos surgiram na ritualística sagrada a partir do momento que o homem sentiu necessidade de buscar o sagrado através do elo que poderia dar a ele a chance de se libertar do materialismo e do vazio que existia em sua alma tão sofrida por seus erros.

Uma das formas encontradas para a reaproximação com o Divino foi à música, onde se exprimiam o respeito, a obediência e o amor ao Pai Maior. Pois como eu já escrevi em outro artigo, a musica é sagrada e foi com ela que o Criador fez tudo que existe no universo. Desta forma, os cânticos tornaram-se um atributo sócio-religioso, comum a todas as religiões, onde cada uma delas, com suas características próprias, exteriorizavam sua adoração, devoção e servidão aos desígnios do Plano Astral Superior.

A Umbanda, também recepcionou este processo místico, mítico e religioso da expressão humana. Nos vários terreiros espalhados pelas Terras do Brasil, observamos com fé, respeito e alegria os vários pontos cantados ou curimbas, sendo utilizados em labores de cunho religioso ou magisticos. Em realidade os Pontos Cantados são verdadeiros mantras, preces, rogativas, que dinamizam forças da natureza e nos fazem entrar em contato íntimo com as Potências Espirituais que nos regem. Existe toda uma magia e ciência por trás das curimbas que, se entoadas com conhecimento, amor, fé e racionalidade, provocam, através das ondas sonoras, a atração, coesão, harmonização e dinamização de forças astrais sempre presentes em nossas vidas.

Capitaneada por sete Forças Cósmicas Inteligentes, que são as principais e que, por influência dos Preto-Velhos, receberam os nomes de Orixás, sendo que a irradiação ou linha de Oxalá, a Umbanda e o Candomblé precedem todas as demais, razão pela qual as comandam. Todas estas irradiações têm seus pontos cantados próprios, com palavras-chave específicas e a justaposição de termos magisticos, de forma que o responsável pela curimba deve ter conhecimento do fundamento esotérico (oculto) da canção.

Tem-se visto pessoas determinadas até com boas intenções, mas sem conhecimento, "puxarem" pontos em horas não apropriadas e sem nenhuma afinidade com o trabalho ora realizado. Tal fato pode causar transtornos à eficácia do que está sendo feito, uma vez que podem atrair forças não afetas àquele labor, ou ainda despertar energias contrárias ao trabalho espiritual. Quem conhece bem a Astrologia Horária e a profundidade do Esoterismo sabe muito bem disso.

Quanto à origem, os pontos cantados dividem-se em Pontos de Raiz (enviados pela espiritualidade), e Pontos terrenos (elaborado por pessoas diretamente). Os Pontos de Raiz ou espirituais jamais podem ser modificados, pois se constituem em termos harmoniometricamente organizados, ou seja, com palavras colocadas em correlação exata, que fazem abrir determinados canais de interação físico-astral, direcionando forças para os mais diversos fins. Ou seja, assim como não se pode jamais mudar o signo de uma pessoa, não podemos também mudar o signo cabalístico de uma Entidade Espiritual. No que concerne aos Pontos cantados terrenos, a Espiritualidade os aceita, desde que pautados na razão, bom senso, fé e amor de quem os compõe.

No entanto na maioria das vezes, nos deparamos com algumas curimbas terrenas que nos causam verdadeiro espanto e tristeza. São composições totalmente destituídas de fundamento, com frases ingênuas e sem nenhum nexo, chegando algumas a denegrirem os reais valores Umbandistas.

Cantam curimbas por aí dizendo que Exu tem duas cabeças; que Bombogira (Pomba-Gira) é prostituta e mulher de sete maridos; que Preto-Velho é feiticeiro e mandingueiro; que o Orixá Nanã mora na lama dos rios; que Ogum é praça de cavalaria, e outras incoerências mais. Só levando em conta a parte lendária dessas Vibrações e se esquecendo do lado místico que realmente serve a Ritualística Sagrada. Mas em algumas ocasiões dependendo das necessidades de adaptações carmicas essas curimbas poderá até ter um efeito significativo, pois elas de certa forma falam de uma parte da historia das Entidades em seus caminhos evolutivos.

Outra coisa que se nota é que falta caridade e colaboração entre os irmãos umbandistas; sendo que alguns sacerdotes se acham donos de pontos cantados dizendo que só poderão ser entoados nos terreiros deles. Assim se esquecem que a Umbanda é universal. O que nunca se pode fazer é modificarem pontos que podem ser de raiz, estão sujeitos a serem desmascarados quando alguém toma conhecimento da origem e da real letra das curimbas. Mas o que incita a essas praticas de plagio é o egoísmo e a falta de união entre os irmãos de fé.

A finalidade dos pontos se encerram em: Pontos de chegada e partida; Pontos de vibração; Pontos de defumação;Pontos de descarrego; Pontos de fluidificação; Pontos contra demandas; Ponto de abertura e fechamento de trabalhos; Pontos de firmeza; Pontos de doutrinação; Pontos de segurança ou proteção (são cantados antes dos de firmeza); Pontos de cruzamento de linhas; Pontos de cruzamento de falanges; Pontos de cruzamento de terreiro; Pontos de consagração do Congá e outros mais, consoante à finalidade a que se destinam.

As curimbas, por serem de grande importância e fundamento, devem ser alvos de todo o cuidado, respeito e atenção por parte daqueles que às utilizam, sendo ferramenta poderosa de auxílio aos Preto-Velhos, Caboclos, Exus e demais espíritos que atuam dentro da Corrente Astral de Umbanda. Por isso quem sabe deve ensinar a quem não sabe e deixar de egoísmo ou egocentrismo, como se fossem a representação do orixá na Terra! A palavra principal é Humildade! Sem estrelismo.

Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.
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