Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Fé e tradição na Bahia: A festa da Lavagem do Bonfim


Lavagem do Bonfim

por Samuel Celestino
A tradição da Lavagem do Bonfim
Fé e tradição na Bahia: A festa da Lavagem do Bonfim
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
As duas grandes festas baianas que marcam os ciclos, basicamente a do Bonfim e a do Dois de Julho, esta cívica, passaram a ser notadamente políticas. É certo que o povo comparece em massa, principalmente a da lavagem do adro da Igreja da colina sagrada, com as baianas com as suas belas saias rodadas fazendo o percurso da Igreja da Conceição da Praia até o Bonfim, levando na cabeça água de cheiro para lavar a igreja. Mas também é certo que, principalmente a mídia, destaca os políticos que se deslocam em grupos partidários para se exporem ao público, numa exibição que está implícita o voto para o tempo de eleições. Esta tradição política vem de longe. Ganhou corpo com o governador Antônio Carlos Magalhães, desde o seu primeiro governo, em 1970, e permaneceu durante todo o período que marcou a sua carreira, mesmo quando, já sem condições de realizar o percurso até a Igreja, deslocava-se para o quartel da Polícia Militar, nos Dendezeiros, e fazia o resto do trajeto andando cercado de adeptos onde recebia no adro do Bonfim um banho de água de cheiro. ACM conhecia praticamente a maioria das baianas. Agora já não há um político que seja como o Antônio Carlos da sua época, festejado durante o percurso pelas mães e filhas de santo. O que aqui exponho trata-se de história. Os políticos de hoje seguem o roteiro, mas já não há políticos com densidade popular. Assim, poucos dão atenção aos que insistem em “aparecer”. Enfim, passou a ser uma tradição desgastada tanto a Lavagem da Colina Sagrada, com a festa cívica do Dois de Julho.
 

Bahia - Festa do Senhor do Bonfim: Rui reforça agradecimento a Deus por ‘homem simples da Liberdade’ chegar onde chegou

Agradecimento a Deus

Rui reforça agradecimento a Deus por ‘homem simples da Liberdade’ chegar onde chegou
Bahia - Festa do Senhor do Bonfim: Rui reforça agradecimento a Deus por ‘homem simples da Liberdade’ chegar onde chegou
Foto: Manu Dias/ GOVBA
Ao cumprir o percurso entre a Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim pela primeira vez como governador, Rui Costa (PT) reforçou a gratidão pelo “carinho do povo”. “Só tenho agradecer a Deus toda a confiança e generosidade dele propiciar que um homem simples da Liberdade chegasse aqui com esse carinho do povo. Espero que ele me dê sabedoria, saúde, paz e serenidade para trabalhar muito pelos baianos”, afirmou Rui. “Ainda temos muito a fazer pela Bahia e não vamos debater política nesse momento de muita emoção. Eu só posso retribuir este carinho com muita garra e dedicação que resultem em ações para continuar melhorando a vidas das baianas e baianos”, disse Rui.
 
Comentário: É muito bom ver uma pessoa que tem fé, que agradece a Deus pelas conquistas e que sabe reconhecer o valor da Luz Divina em nossa vida. Ainda mais nesse ano 2016, onde Oxalá, que no sincretismo, também é chamado de Senhor do Bonfim. Porém, que a fé seja sempre verdadeira, sem sensacionalismo e seja espontânea, não apenas pra aparecer nas matérias da mídia. 
 
Outro fato que nos chama atenção é a afirmação do governador da Bahia, Rui Costa, quando ele diz ser grato por ser um "homem simples que chegou onde chegou". É realmente uma vitória e tanto, uma pessoa chegar ao alto cargo de governador de um estado da federação. E a Bahia, que é um estado onde o povo realmente leva a fé e a esperança no coração é uma honra enorme a qualquer pessoa receber essa bênção, sendo a autoridade que rege o estado. Porém, a pergunta é: Será que o homem simples, chegou lá, no poder, no topo e onde sonhou, apenas com suas ideias, seu papo e suas ações? Ou chegou, por fazer parte de um projeto de poder? O que foi feito por este projeto, este grupo de políticos, pra tornar esse homem simples em governador? Foi uma vitória honrada, só porque venceu nas urnas? E como foi conseguido esse apoio, esses votos e essa popularidade? Bem, isso, só o próprio governador pode responder! Apesar de que, estamos vendo seus dois padrinhos políticos (Lula e Wagner), enrolados em diversas denúncias, o que nos leva a concluir que, consciente ou inconscientemente, Rui Costa, também se beneficiou desse projeto do PT O projeto dos financiamentos obscuros, uso de estatais e um marketing desonesto! Ao menos, é o que as operações da PF e MPF, unidas as delações estão mostrando ao país! 
 
Mas, torço de todo coração, que a fé do governador seja sincera, que ele tenha mesmo chegado ao poder por vontade divina e merecimento próprio. E que ele se torne, cada dia mais um homem sábio e com vontade de melhorar o estado. Pelo povo e para o povo, não apenas por um projeto de poder ou por sensacionalismo populista. Porém, como Rui Costa pediu bênção e agradeceu ao Senhor do Bonfim, o santo do dia de festejos e até tomou banho de agua em frente a igreja do Bonfim, eu apenas recordo que esse santo é um santo de paz, amor e também que preza pela honestidade. Além disso, nesse ano de Oxalá, a verdade e a justiça estarão mais fortes. Coisas escondidas virão a luz e o amor, vai vencer o medo.
 
Rui Costa, que breve fará aniversário, filho de Orixás antigos, ligados a Terra e a água, que tem Oxalá, como seu orixá de magia e de sexo, vive um bom momento astral. Com correntes de força dando-lhe carisma, popularidade e força. Mas, como já afirmei anteriormente, tudo isso, se consolidará, se ele estiver alicerçado na verdade, ética, justiça e legalidade. Caso tenha coisas obscuras escondidas, a partir do segundo trimestre desse ano, algumas planetas, ficarão mais avessos a seu signo e perigos, o rondarão. Ele vive um bom momento astrológico, mas, contratempos ainda poderão vir ao longo de 2016, a menos que ele realmente esteja limpo e sem coisas obscuras em seu passado. 
 
Carlinhos Lima
 
Axé, saúde e paz a toda Bahia 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)