Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 18 de outubro de 2008

CARTAS DE GANDHARA = CORREIO DE UMBANDA



CARTAS DE GANDHARA

O Mestre Jesus nada tinha para Si, de bens materiais, e mesmo assim não era menos poderoso que os Reis da terra! E enquanto os governantes transitórios, em sua sede de conquistas, patrocinavam o genocídio, conquistando raças e nações pela força do constrangimento e humilhação, o Sublime Peregrino promovia verdadeira revolução pelas vias de Seu Sagrado Coração!
Manso por excelência de alma, humilde por vocação de Espírito, e Sábio por herança divina, chamava todos de irmãos e atraía por força de simpatia os deserdados da sociedade.
Gandharananda Shanti

Pergunta: Porquê o Mestre Jesus guardou silêncio diante de Pilatos, quando este a sós com o Rabi, na intimidade da fortaleza Antonia lhe inquiriu o que era a verdade? É realmente verdade este episódio da vida do Messias como consta nos evangelhos? Gostaríamos de saber vossa opinião neste particular, á guisa de esclarecimento.

Resposta de Premanandâchãryâ: Já não é segredo para a humanidade encarnada, aepopéia de Jesus nazareno, cuja poesia transcendental se transfigurou no gòlgota, transmitindo ás sucessivas gerações, páginas de profunda beleza contidas em Seu evangelho de amor e redenção em favor da raça humana!
A memória privilegiada de nosso amado Instrutor Ramatís nos brinda com a narração deste episódio em seu famoso livro intitulado “O Sublime Peregrino”, através das faculdades medianímicas de seu discípulo Hercílio Maes.
Basta folhear o capítulo “Jesus e Poncio Pilatos para deleitar-vos nas elucidações ali contidas.
Ao nosso entendimento, sem ter a presunção de acrescentar outros detalhes à excelente obra ditada por transmentação de Ramatís, nos limitamos á comparar a sábia compreensão do Mestre Jesus, cuja formação consciencial teve início em outros planos sidéreos, a eons do vosso calendário terrícola, em relação ao limitado entendimento da mentalidade de Pilatos, que procurava compreender Jesus através dos seus acanhados recursos sensórios, comuns aos
homens mundanos, apoquentados ainda pelas vicissitudes de suas mazelas interiores.
Á semelhança do impúbere, que ainda não atingiu a maturação genésica de suas glândulas reprodutoras, e que não consegue conceber o fenômeno das transformações físicas em seu próprio aparelhamento carnal, Pilátos diante do Mestre Jesus era qual criança estupefata a olhar admirada o revolucionário gigante nazareno outorgar-se o Pão da Vida e Filho de Deus!
Em sua pequenez de alma e pelo acanhado recurso de suas faculdades anímicas, quase nulas, Pôncio Pilatos tentava embrenhar-se no mundo fantástico de Jesus que Se declarava O Messias prometido ao povo de Israel, cujo advento excitou o Rei Erodes á chacina dos inocentes! Quis saber diretamente dos lábios do Santo Homem o que era a verdade...

14
Jesus, psicólogo sideral por excelência, com Sua poderosa faculdade hiper-sensorial apenas se limitou ao silêncio por compreender que a mentalidade de Pilátos àquela época remota jamais conseguiria ter o alcance necessário á compreensão de Suas máximas evangélicas!
Por isso o Mestre se limitou a responder que Seu Reino não era deste mundo.
É como se uma criança de apenas dez primaveras perguntasse a Heinstein sobre as leis da relatividade! Jesus apesar de seus largos conhecimentos, não constrangia seus contemporâneos e nem humilhava-os com Sua sabedoria incontestável, limitava-se á explicar por parábolas as suas máximas de luz.
Páginas e páginas, livros e livros poderiam ser escritos e montanhas de papel e rios de tintas seriam necessários para narrar as belezas dos apontamentos de Jesus em Seu inesquecível e sempre atualíssimo evangelho, através das páginas vivas e coloridas de Sua vida vivida unicamente em favor da felicidade das humanas criaturas!
Porém, é com certa tristeza, que ainda observamos os Pilatos hodiernos, cheios de cinismos quais fariseus, eternizando a mesma pergunta de há dois mil anos!
Mesmo depois da Obra monumental do gólgota ter inaugurado com Seu próprio sangue a mensagem universal do amor em socorro das misérias humanas, podemos observar irmãos infelizes; que se demoram a atender ao chamado do Abençoado Mestre, por comodismos, vaidades e presunção! Mesmo entre os que se dizem religiosos dos diversos seguimentos, ao invés de absorver em seus corações as ilações benéficas do Amai-vos uns aos outros como Eu vós amei, se preocupam em trocar farpas, acusarem-se mutuamente, e promover campanhas
insidiosas em desfavor de seus irmãos por não compactuarem com seus pontos de vistas sempre deturpados por seus desvarios.
Esquecem que toda a verdade que não procede dos ensinamentos do Cristo Jesus, é defectível verruga no corpo sagrado de Suas sacrossantas lições!
Oxalá aproximam-se os tempos em que o silêncio sagrado de Nosso Mestre e Benfeitor, clareará as mentalidades retrógradas, que por falta de Boa Vontade não experimentaram reeducar suas vidas sob os ditames de seu Magnânimo Amor.
Paz e Luz!
Premanandhâchâryâ.
por João batista Goulart Fernandes.
gandharanandashanti@gmail.com


CARTAS DE GANDHARA II


“A mais profunda convicção sem o alicerce de uma compreensão universalista,
desmorona diante das potências regeneradoras da vida, que exige transformação, que transmuta e opera a renovação, individual e coletiva na ascensão das humanidades.”
(Gandharananda Shanti)

Há alguns anos quando esteve aqui na terra, em sua última reencarnação, o Apóstolo Pedro nos privilegiou com vinte e quatro obras literárias de profunda visão de síntese, e fixou registro em um de seus famosos livros intitulado “Ascensões Humanas”, degrau imprescindível para quem aspira escalar a pirâmide mística de seus ensaios cujo ápice repousa “Cristo”, como uma nova bíblia de conceitos atualíssimos para os pensadores e pesquisadores sérios,
que “a mais profunda erudição, sem o ardor de sacrifício e de fé, é puro farisaísmo...”
O erudito professor torna irrefutável a máxima de Cristo, através de Sua voz, quando salienta que nenhum acréscimo favorece à evolução social, se tratarmos a religião como mero conceito cerebralista, intelectual, em que, ensoberbados nos pedestais da vaidade, erigidas para a admiração de seus próprios egos, eminentes autoridades espiritualistas expõem sofismas como substrato de seu orgulho, para falar da caridade, do ardor da devoção, da fé e do sacrifício em favor da obra cristã.
Jesus, o Mestre incomparável, apesar de toda a sua erudição esotérica, cuidava de ensinar o povo através de parábolas, cuja leveza de argumento encontrava eco nos corações, quer fossem de um abastado cidadão romano, quer fosse do mais humilde aldeão. Pois sempre lançava sólida base de sustentação na elevação de suas vidas futuras, incentivando-os á viverem o evangelho do amai-vos uns aos outros na prática diária de suas ações quotidianas.
Havia erudição em Jesus, mas nunca houve e nem poderia haver em Cristo, cinismo e falsidades ideológicas perpetradas pelo espírito de orgulho e vaidades tão comuns aos homens inteligentes, mas incontestavelmente atrasados.
Principiar um movimento de igualdade social que se pretende impor á raça planetária por força de compaixão atrabiliária, não corresponde ás leis do universo, não corresponde com o plano projetado para a nossa atual civilização, pois vai contra a correnteza harmônica da vida que preside a economia das almas educandas e administra a distribuição eqüitativa das responsabilidades e deveres cármicos através da justiça compulsória das leis das atrações e
das afinidades universais.
Querer impor pela força da paixão, cega de causa e de efeito, que desconhece os
profundos movimentos evolucionários das almas estagiárias, uma igualdade de direitos e de vantagens, na pirâmide do organismo social, é querer exigir por força do constrangimento que a mentalidade do homem vigente assuma uma posição privilegiada sem ter a base de uma experiência necessária, imprescindível ao seu novo modus vivendi.
Cada nação no mundo tem sua função dentro do organismo planetário, como foi função da Índia prestigiar as diversas raças com seu conhecimento e experiência mística, e como será

Correio da Umbanda – Edição 25 – Janeiro de 2008
34
a função do Brasil promover a união das diversas crenças através da tolerância e do respeito mútuos sob a bandeira da Boa Vontade Mundial e Corretas relações humanas.
Cada povo tem sua característica peculiar á sua evolução biológica, e a evolução tem sua realidade biológica e espiritual, que não podem ser agredidas pelos sofismas dos visionários de plantão e os exploradores de idéias mirabolantes.
Cada alma é única, e está exatamente no ponto em que sua consciência suporta.
O planeta Terra, como um todo irá realizar sua ascensão, como ascensionou Júpiter, Marte e Vênus, através das lutas e esforços de suas coletividades em alcançar a compreensão espiritual através das inúmeras experiências necessárias que promoveu a maturação de suas diversas raças, até o seu apogeu.
Mas não realizaremos a ascensão, através da agressão psicológica das consciências, promovendo igualdades sociais divorciadas da educação crística, base fundamental para manter coesa qualquer sociedade do universo.
Não será através da erudição de nossos representantes políticos que haveremos de dar o grande salto quântico para o novo aeon!
Não será através da reforma política, como sonham os protagonizadores da exploração humana!
Mas será sim, e sempre, através de nossa reforma moral, de nossa reeducação nas bases sólidas e insofismáveis do Evangelho universal de Cristo!
Hipertrofiar o cérebro de conhecimento erudito, inflamar o ego através de conhecimentos científico- sócio-politicos, amalgamar as diversas raças numa miscigenação aleatória, absorver culturas espiritualistas por vaidade, mas que não fecundam as esperanças nos corações, e promover o avanço da ciência para simples comodidade social, esquecidos da máxima preceituada pelo Divino Embaixador Celeste, é caminhar contra a correnteza natural
das ascensões universais.
Evoluir é educar-se, reeducando-se! É experimentar e aplicar a Lei da vida praticando os ensinamentos de Cristo no contexto diário das provações quer sejam coletivas, quer sejam individuais.
No campo das experimentações da alma, o corpo é apenas o instrumento que favorece as movimentações do espírito no cenário do mundo. Ele é o morador real, porém, esquecido e desprezado pela maior parte de nossos pensadores e intelectuais modernos, que desfilam pelo mundo com seus corpos bem cuidados, mas vazios por dentro, de substância espiritual.
Não é segredo para nós o sábio conselho de educar-se as crianças para que não seja preciso castigar os homens.
A sociedade ideal do futuro terá por cultura basilar o mesmo ensinamento do passado. O evangelho do amor!

Correio da Umbanda – Edição 25 – Janeiro de 2008
35
As ilações eternas e sempre desprezadas pela maioria inteligente, que comandam as sociedades e governam os povos, distanciados de suas máximas edificantes.
A mais profunda convicção no futuro sem o alicerce dos ensinamentos do Divino
Senhor, desmorona, como desmoronou Atlântida, Sodoma, Gomorra, Herculano e Pompéia!
A mais profunda erudição sem o ardor de sacrifício e de fé, é puro farisaísmo!
A verdadeira erudição tem por substância o amor de Cristo.
E quando falo em ardor, falo nas qualidades de um coração ardente de amor por seus irmãos, tal qual Cristo vivenciou.
E quando falo em fé, falo na fé contagiante de trabalho em favor da elevação da cultura espiritual, imprescindível á educação de nossas crianças, futuros cidadãos do amanhã.
Falo da Fé realizante, que não é misto de contemplação equivocada que repousa na inércia abstrata de pseudos místicos.
Falo da Fé, da verdadeira Fé que Cristo ensinou, apanágio dos humildes, dos simples de coração, dos homens de boa vontade, que não se revoltam com suas situações transitórias, por acreditar que o mundo, a vida e o universo transitam na via estelar das ascensões, sob os olhos Oniabarcantes de Deus!

Om Shantiniketan Om!

Gandharananda Shanti

por João Batista Goulart Fernandes.

gandharanandashanti@gmail.com

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Cabala e a Tradição Esotérica Ocidental



A Cabala “Hermética”, como é muitas vezes denominada, provavelmente alcançou seu apogeu na “Ordem Hermética do Alvorecer Dourado” (Hermetic Order of the Golden Dawn), uma organização que foi sem sombra de dúvida o ápice da Magia Cerimonial (ou dependendo do referencial, o declínio à decadência).

Na “Alvorecer Dourado”, princípios Cabalísticos como as dez emanações (Sephirah), foram fundidas com deidades Gregas e Egípcias, o sistema Enochiano da magia angelical de John Dee, e certos conceitos (particularmente Hinduístas e Budistas) da estrutura organizacional estilo esotérico- (Maçónica ou Rosacruz).

A Tradição Esotérica Ocidental (ou Hermética) é a maior precursora dos movimentos do Neo-Paganismo e da Nova Era, que existem de diversas formas atualmente, estando fortemente intrincados com muitos dos aspectos da Cabala. Muito foi alterado de sua raiz Judaica, devido à prática esotérica comum do sincretismo. Todavia a essência da tradição está reconhecidamente presente Aleister Crowley, e foram eventualmente compiladas em formato de Livro, por Israel Regardie, autor de certa notoriedade.

Crowley deixou sua marca no uso da Cabala, em vários de seus escritos; destes, talvez o mais ilustrativo seja Líber 777. Este livro é basicamente um conjunto de tabelas relacionadas: às várias partes das cerimônias de magias religiosas orientais e ocidentais; a trinta e dois números que representam as dez esferas e vinte e dois caminhos da Arvore da Vida Cabalística.


A atitude do sincretismo demonstrada pelos Kabalistas Herméticos é planamente evidente aqui, bastando checar as tabelas, para notar que Chesed corresponde a Júpiter, Isis, a cor azul (na escala Rainha), Poseidon, Brahma e ametista – nada, certamente, do que os Cabalistas Judeus tinham em mente. Todos os estudos feitos por grandes homens, sempre foram de grande valia para os avanços não só da Cabala, mas do Esoterismo como um todo, e de todas as formas, estes estudos tiveram o uso da intuição e faculdades mediunicas, pra que se podesse atingir os objetivos desejados, pelos buscadores. Só os estudos simbolicos não tiriam grande proveito, pelo contrario quem se prende em formaliades simplistas se torna cada vez mais cetico e longe da verdade Divina.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Chega de impunidade



As pessoas que tem dinheiro se apega a ele, pensando que a vida se resume apenas a esta vida. Foi revelado a João no livro do Apocalipse, que os covardes não entrarão no Reino dos Ceus.

Como disse o Mestre: "Quem tem fome e sede de justiça, será saciado". Mesmo que eles escapem da Lei dos homens certamente não vão escapar da Lei de Deus! O que me deixa indignado, é ver a defesa sempre deixando desqualificar as investigações e continuarem insistindo na impunidade.

Nada me surpreende mais, pois vejo todos os dias fatos escabrosos de violencia de pais contra filhos e nada me surpreende mais. O ser humano é capaz de atos inimaginaveis e de uma maldade sem limites. Infelizmente! Tem muita gente que insiste em dizer que não se deve prejulgar as pessoas, pode até ser, mas se a pessoa é inocente ela vai está agindo de forma diferente! Ao contrario vemos culpados sempre agindo estranho. Rezemos a Xangô e São Miguel para que a verdade se apresente e a justiça seja feita sempre em todos os casos, porque eu acredito sempre que Deus só é bom porque é Justo. Portanto, não adianta advogados corruptos, tentarem camulhar a verdade com mentiras enganadoras, porque a Justiça Divina prevalecerá.

A Maior causa da violencia do Brasil é a impunidade. É logico que a Policia, mal equipada, mal paga e mal preparada é algo muito relevante, mas, a impunidade é o principal fator. Pessoal, meus caros irmãos a vida é preciosa, curta e um dom de Deus! Vamos viver em paz, sem mortes, crimes e violencia. Chega de matar! Vamos viver para amar e ser amados. Vamos namorar, transar, viver as delicias que a vida nos apresenta, Chega de violencia! Chega de impunidade. Que a Hierarquia da Justiça possa agir

sábado, 20 de setembro de 2008

O PODER E PREPARO DOS BANHOS


PREPARAÇÃO DOS BANHOS:

Os banhos de ervas devem ser preparados por pessoas especializadas dentro dos terreiros ou por você mesmo(a), com a orientação de seu Zelador de Santo (Pai de Santo).

Nos candomblés quem colhe as ervas é o Mão-de-Ofã, ou Olossain, que antes de entrar na mata saúda Ossãe (orixá das ervas e folhas) e oferece-lhe um cachimbo de barro, mel, aguardente e moedas. Esse sacerdote que se dedica às folhas, nos cultos de Nação, é o Babalossaim, e ele usa seus dotes a cura, para a preparação de amacis e feitura de Santo no candomblé.

Na Umbanda, os Pais e Mães de Santo tem o conhecimento do uso das ervas e no preparo delas.

Acenda uma vela branca e ofereça ao seu anjo de guarda. Ponha água (de preferência mineral) dentro da bacia juntamente com a erva, e macere-a até extrair o sumo. Deixe descansar a mistura, dependendo da “dureza”, por algumas horas (flores, brotos e folhas), até por dias (caules, cipós e raízes). Durante este processo, é importante que o filho de fé, ou cante algum ponto correspondente, ou ao menos esteja concentrado e vibrando positivamente.

Retire o excesso das folhas da bacia; tome seu banho de asseio normal; depois o de descarrego, se indicado;e, depois tome o banho com o amaci, lavando bem a cabeça, a nuca, o frontal e os demais chacras, (o banho deverá permanecer no corpo), vista uma roupa branca. Procure se recolher por uns trinta (30) minutos, mentalizando seu orixá.

Em todos os banhos, onde se usam as ervas, devemos nos preocupar com alguns detalhes :

 Ao adentrar numa mata para colher ervas ou mesmo num jardim, saudamos sempre Ossaim que é responsável pelas folhas;

 Antes de colhermos as ervas, toquemos levemente a terra, para que descarreguemos nossas mãos de qualquer carga negativa, que é levada para o solo;

 Não utilizar ferramentas metálicas para colher, dê preferência em usar as próprias mãos, já que o metal faz com que diminua o poder energético das ervas;

 Normalmente usamos folhas, flores, frutos, pequenos caules, cascas, sementes e raízes para os banhos, embora dificilmente usemos as raízes de uma planta, pois estaríamos matando-a;

 Colocar as ervas colhidas em sacos plásticos, já que são elementos isolantes, pois até chegarmos em casa, estaremos passando por vários ambientes;

 Lavar as ervas em água limpa e corrente;

 Os banhos ritualísticos devem ser feitos com ervas frescas, isto é, não se demorar muito para usá-las, pois o Prana contido nelas, vai se dispersando e perde-se o efeito do banho;

 A quantidade de ervas, que irão compor o banho, são 1 ou 3 ou 5 ou 7 ervas diferentes e afins com o tipo de banho.

 Não usar aqueles banhos preparados e vendidos em casas de artigos religiosos, já que normalmente as ervas já estão secas, não se sabe a procedência nem a qualidade das ervas, nem se sabe em que lua foi colhida, além de não ter serventia alguma, é apenas sugestivo o efeito.

 Banhos feitos com água quente devem ser feitos por meio da abafação e não fervimento da água e ervas, isto é, esquenta-se a água, até quase ferver, apague o fogo, deposite as ervas e abafe com uma tampa, mantenha esta imersão por uns 10 minutos antes de usar.

 Os banhos não devem ser feitos nas horas abertas do dia (06 horas, 12 horas ou meio-dia, 18 horas e 24 horas ou meia-noite), pois as horas abertas são horas “livres” onde todo o tipo de energia “corre”. Só realizamos banhos nestas horas, normalmente os descarregos com ervas, quando uma entidade prescrever (normalmente um Exú).

 Não se enxugar, esfregando a toalha no corpo, apenas, retire o excesso de umidade, já que o esfregar cria cargas elétricas (estática) que podem anular parte ou todo o banho.

 Após o banho, é importante saber desfazer-se dos restos das ervas. Retiramos os restos das ervas que ficaram sobre o nosso corpo, juntamos com o que ficou no chão. E despachamos em algum local de vibração da natureza como, por exemplo, num Rio (rio abaixo), no mar, numa mata, etc.; Ou até mesmo em água corrente.

OUTROS BANHOS:

Além destes banhos preparados, podemos contar com outros tipos de banhos, que podem ter algum efeito, dependendo da maneira que os encaremos:

BANHOS NATURAIS:

Não são apenas os banhos preparados que são usados para descarga/energização, os banhos naturais são excelentes. Por exemplo: os banhos de cachoeira, de mar, de água de Mina, de chuva (axé de Nanã), de rio, etc.

São banhos que realizamos em locais de vibração da natureza, onde as energias são abundantes. Neste caso, não precisamos nos preocupar em não molhar os chacras superiores (coronal e frontal). Claro que devemos para isto buscar locais livres da poluição.

Dentre eles podemos destacar:

BANHOS DE CHUVA:

O banho de chuva é uma lavagem do corpo associada à Nanã; uma limpeza de grande força, uma homenagem a este grande orixá.

BANHOS DE MAR:

Ótimos para descarrego e para energização, principalmente sob a vibração de Iemanjá.

Podemos ir molhando os chacras à medida que vamos adentrando no mar, pedindo licença para o povo do mar e para Mamãe Iemanjá. No final, podemos dar um bom mergulho de cabeça, imaginando que estamos deixando todas as impurezas espirituais e recarregando os corpos de sutis energias. Ideal se realizado em mar com ondas e sob o sol.

Diferente do banho de sal grosso, que descarrega energias positivas e negativas, o banho de mar limpa nossa aura e a imanta de energias positivas.

Podemos encontrar referência às poderosas energias do Mar no livro “ENTRE O CÉU E A TERRA”, de Francisco Cândido Xavier, pelo espírito André Luiz, no capítulo 5 - Valiosos Apontamentos:

“- O oceano é miraculoso reservatório de forças - elucidou Clarêncio, de maneira expressiva -; até aqui, muitos companheiros de nosso plano trazem os irmãos doentes, ainda ligados ao corpo da Terra, de modo a receberem refazimento e repouso”.

No livro “FAZ PARTE DO MEU SHOW”, de Robson Pinheiro, encontramos várias referências do benefício que os recém-desencarnados recebem ao se aproximar das praias.

No livro “VOLTEI”, também escrito por Francisco Cândido Xavier, a equipe responsável pelo trabalho de ajuda aos recém-desencarnados faz os primeiros atendimentos na praia.

BANHOS DE CACHOEIRA:

A cachoeira está geralmente em um ponto afastado do barulho, e em sua maioria não possui um movimento intenso de pessoas, recebendo seus visitantes de forma espaçada.
Em volta da cachoeira existe um ecossistema com plantas, rochas, animais, insetos, etc. É como se fosse um pequeno mundo!

A água da cachoeira, em sua grande maioria, é limpa, pura e cristalina. A corrente garante que essa água esteja sempre circulando, passando por pedras, sendo banhada pelo sol, entrando em contato com inúmeros elementos da Natureza e carregando-os consigo, porque como vimos anteriormente, a água é um ótimo condutor.

Aqueles que são um pouco mais sensíveis ou que se esforçam em concentração perto de uma cachoeira podem sentir que existe uma vida que rege todo o ecossistema da cachoeira. Alguns ouvem uma melodia, outros vêem miríades de luz, outros somente sentem uma paz intraduzível quando se aproximam desse ambiente.

Com a mesma função do banho de mar, só que executado em águas doces. A queda d’água provoca um excelente “choque” em nosso corpo, restituindo as energias, ao mesmo tempo que limpamos toda a nossa alma. Saudemos, pois Mamãe Oxum e todo povo d’água. Ideal se tomado em cachoeiras localizadas próximas de matas e sob o sol.

Ao se banhar em uma queda de água ou ao mergulhar no poço formado por uma cachoeira é impossível não se sentir mais leve. Esse Orixá transforma as poderosas energias que vêem do alto para manutenção da vida e a “condução” dessa vida pelo rio que se forma com a cachoeira.

A pedra parece viva, as plantas parecem mais brilhantes, o ar é impregnado por alguma substancia X, de aroma agradável, as aves parecem brincar de forma angelical.

Assim é o ambiente de uma cachoeira. Ao se banhar em uma cachoeira uma torrente de energias positivas o envolve, imantando e limpando sua aura de forma espetacular.

Cada cachoeira é um espetáculo diferente. Por isso, pare e se concentre em cada uma, você conseguirá sentir a diferença.

CUIDADOS

Nenhum banho deve ser jogado sobre a cabeça, exceto os de ervas ou essências de Oxalá ou dos Orixás que compõe a Tríade da Coroa do médium. Os demais banhos devem ser tomados sempre do pescoço até os pés (Exceto sob determinação específica de um guia, e mesmo neste caso devemos confirmar se entendemos corretamente o solicitado).

Há banhos para todos os Orixás e Entidades e sempre que tiver dúvida consulte-os ou consulte um dos dirigentes da casa sobre o banho a ser tomado.

Muitos banhos têm dia e hora para tomar, portanto, consulte um dos dirigentes da casa se tiver dúvidas.


Carlinhos Lima -Astrologo.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Entidades populares da Umbanda


Pombagira, cultuada nos candomblés e umbandas, é um desses personagens muito populares no Brasil. Sua origem está nos candomblés, em que seu culto se constituiu a partir de entrecruzamentos de tradições africanas e européias. Pombagira é considerada um Exu feminino. Exu, na tradição dos candomblés de origem predominantemente iorubá (ritos Ketu, Efan, Nagô pernambucano) é o orixá mensageiro entre os homens e o mundo de todos os orixás.

Os orixás são divindades identificadas com elementos da natureza (o mar, a água dos rios, o trovão, o arco-íris, o fogo, as tempestades, as folhas etc.) e sincretizados com santos católicos, Nossa Senhora e o próprio Jesus Cristo. Assim, Oxalá, o maior dos orixás, divindade da criação, é sincretizado com Jesus, Iemanjá, a Grande Mãe dos orixás e dos brasileiros, com Nossa Senhora da Conceição. Exu, o orixá trickster, o que deve ser sempre homenageado em primeiro lugar, o orixá fálico, que gosta de confundir os homens, que só trabalha por dinheiro, é aquele sincretizado erroneamente com o Diabo.

Na língua ritual dos candomblés angola (de tradição banto), o nome de Exu é Bongbogirá. Certamente Pombagira (Pomba Gira) é uma corruptela de Bongbogirá, e esse nome acabou por se restringir à qualidade feminina de Exu (Augras, 1989). Pelo menos nos cultos populares até muito banalizados, Dona Pombagira, que tem um lugar muito especial nas religiões afro-brasileiras, pode também ser encontrada nos espaços não religiosos da cultura brasileira: nas novelas de televisão, no cinema, na música popular, nas conversas do dia-a-dia. Por influência kardecista na umbanda, Pombagira é o espírito de uma mulher (e não o orixá) que em vida teria sido uma prostituta ou cortesã, mulher de baixos princípios morais, capaz de dominar os homens por suas proezas sexuais, amante do luxo, do dinheiro, e de toda sorte de prazeres.

No Brasil, sobretudo entre as populações pobres urbanas, é comum apelar a Pombagira para a solução de problemas relacionados a fracassos e desejos da vida amorosa e da sexualidade, além de inúmeros outros que envolvem situações de aflição. Estudar os cultos da Pombagira permite-nos entender algo das aspirações e frustrações de largas parcelas da população que estão muito distantes de um código de ética e moralidade embasado em valores da tradição ocidental cristã. Pois para Dona Pombagira qualquer desejo pode ser atendido: não há limites para a fantasia humana.

Embora conserve do candomblé a veneração dos orixás, a umbanda, religião que desenvolveu e sistematizou o culto a Pombagira como entidade dotada de identidade própria, é uma religião centrada no culto dos caboclos e pretos-velhos, além de outras entidades. Embora o candomblé não faça distinção entre o bem e o mal, no sentido judaico-cristão, uma vez que o seu sistema de moralidade baseia-se na relação estrita entre homem e orixá, relação esta de caráter propiciatório e sacrificial, e não entre os homens como uma comunidade em que o bem do indivíduo está inscrito no bem coletivo (Prandi, 1991a), a umbanda, por sua herança kardecista, preservou o bem e o mal como dois campos legítimos de atuação, mas tratou logo de os separar em departamentos estanques. A umbanda se divide numa linha da direita, voltada para a prática do bem e que trata com entidades "desenvolvidas", e numa linha da "esquerda", a parte que pode trabalhar para o "mal", também chamada quimbanda, e cujas divindades, "atrasadas" ou demoníacas, sincretizam-se com aquelas do inferno católico ou delas são tributárias. Esta divisão, contudo, pode ser meramente formal, como uma orientação classificatória estritamente ritual e com frouxa importância ética. Na prática, não há quimbanda sem umbanda nem quimbandeiro sem umbandista, pois são duas faces de uma mesma concepção religiosa.

Assim, estão do lado "direito" os orixás, sincretizados com os santos católicos, e que ocupam no panteão o posto de chefes de linhas e de falanges, que são reverenciados, mas que pouco ou nada participam do "trabalho" da umbanda, isto é, da intervenção mágica no mundo dos homens para a solução de todos os seus problemas, que é o objetivo primeiro da umbanda enquanto religião ritual. Ainda do lado do "bem" estão o caboclo (que representa a origem brasileira autêntica, o antepassado indígena) e o preto-velho (símbolo da raiz africana e marca do passado escravista e de uma vida de sofrimentos e purgação de pecados).

De todas as classes de entidades da umbanda, que são muitas, certamente o preto-velho é o de maior reconhecimento público: impossível não gostar de um preto-velho, mesmo quando se trata de um não-umbandista. Ele é sábio, paciente, tolerante, carinhoso. Já o caboclo é o valente, o selvagem (o índio) antes de tudo, destemido, intrépido, ameaçador, sério, e muito competente nas artes das curas. O preto velho consola e sugere, o caboclo ordena e determina.

O preto-velho acalma, o caboclo arrebata. O preto-velho contempla, reflete, assente, recolhe-se na imobilidade de sua velhice e de seu passado de trabalho escravo; o caboclo mexe-se, intriga, canta e dança, e dança e dança como o guerreiro livre que um dia foi. Os caboclos fumam charuto e os preto-velhos, cachimbo; todas as entidades da umbanda fumam — a fumaça e seu uso ritual marcando a herança indígena da umbanda, aliança constitutiva com o passado do solo brasileiro.

Do panteão da direita também fazem parte os boiadeiros, os ciganos, as princesas. O boiadeiro é um caboclo que em vida foi um valente do Sertão. Veste-se como o sertanejo, com roupas e chapéu de couro, e cumpre um papel ritual muito semelhante aos caboclos índios, que se cobrem de vistosos cocares. Igualmente são bons curadores. Ciganos dizem o futuro mas não sabem curar; como os príncipes, estão acima das misérias terrenas. Marinheiros sabem ler e contar, e conhecem dinheiro, o que não acontece com nenhuma outra entidade, mas carregam muito dos vícios do homem do mar: gostam muito de mulher da vida, bebem em demasia, são sempre infiéis no amor, e caminham sempre com pouco equilíbrio.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

As Vibraçoes originais na Umbanda


Conceito Interno da Corrente Umbandística sobre as 7 forças, linhas ou vibrações originais dos orixas.

Vibração Original ou Força Vibratória Espiritual e Cósmica é o que está acima dos Santos, Anjos. São agrupamentos de espíritos, por afinidade que formam as LINHAS;

LINHAS são as Legiões, as falanges, os agrupamentos de seres encarnados e desencarnados, que se movimentam para o bem, a proteção ou a ordenação da Vibrações Espirituais dos ORIXÁS. Cada uma dessas 7 linhas estão sob a vibração. 1. ORIXALÁ ou OXALÁ – é a linha de força sobre a qual estão situados os Espíritos (caboclos, pretos-velhos) cujo grau evolutivo alcançaram essa faixa vibratória e que está sob a visão direta de Jesus – o Cristo. Na umbanda, se apresenta sob a roupagem de caboclos. É o Princípio Incriado que controla o lado ativo que atua na Natureza. É o Verbo Solar – a Ciência do Verbo. Faz a supervisão das demais vibrações ou Linhas. Orixalá = A LUZ DO SENHOR DEUS. 2. YEMANJÁ – é a Vibração ou a Linha Espiritual de Força sob a qual estão situados os Espíritos cuja matriz-perispirítica se define como feminina. Na Umbanda, se apresentam como “caboclas”. Segundo a Lei do Verbo esta Linha se traduz como o Duplo Princípio Espiritual Incriado. O Eterno Feminino. A Força Fecundante. Pelo aspecto cósmico, se situa na Natureza, conjugando o ativo no passivo, o quente no úmido. YEMANJÁ = Princípio Duplo Gerante

3. YORI - é a Vibração ou Linha de Força Espiritual na qual estão situados os espíritos cujos graus evolutivos alcanço esta Faixa Vibratória e cuja matriz perispirítica ainda não dissolveu os caracteres infantis. Reflete e traduz o Princípio. Pelo aspecto moral, ele controla a Lei de Reencarnação. Pelo lado cósmico, controla a Lei natural para a Tríplice. Na Umbanda, se apresentam como corpo astral de crianças; todavia, existem chefes de legião, que se diz como “encantados”, porque tendo os caracteres psíquicos de pureza infantil, jamais passaram pela forma humana... É um dos mistérios do astral...

4. XANGÔ – é a Vibração ou a linha de Força Espiritual, que estão situados todos os espíritos que executam a Lei Kármica pela aferição (avaliação) das Causas e que na Umbanda se apresentam como Caboclos. É a Faixa Vibratória que dá assistência e formação direta aos Tribunais Inferiores do Astral. Traduz Movimento de Vibração da Energia Oculta – O Raio Oculto – A Alma ou o Senhor do Fogo – O Dirigente das Almas... Xangô= O Senhor das Almas do Elemento Ígneo.

5. OGUM – é a Vibração ou Linha de Força Espiritual sob a qual estão situados todos os espíritos que controlam os choques conseqüentes da execução kármica, como cobranças e reajustes da Lei, dentro de seus efeitos. É a faixa que atende nas demandas da Fé, das Aflições, das Lutas Morais etc. Na Umbanda, se apresentam como Caboclos. Reflete e traduz: a Luta Sagrada, o Fogo Sagrado. OGUM= O Fogo da Salvação ou da Glória.


6. OXÓSSI – é a Vibração ou Linha de Força Espiritual sob a qual estão situados os espíritos que se encarregam da ação doutrinária ou de catequese. Na Umbanda, se apresentam sob a forma de Caboclos e Caboclas e dão assistências aos males físicos e psíquicos. Traduz, segundo a Lei do Verbo: Ação Envolvente ou Circular sobre os Viventes da Terra. Essa faixa espiritual usa muito o “prana” dos elementos vegetais, na terapia oculta.

7. YORIMÁ – é a Vibração o a Linha de Força Espiritual sob a qual se situam os espíritos que podem exercer ma ação geral sobre os viventes ou encarnados. É a Faixa Vibratória que acolhe os Magos da Experiência, da Sabedoria. É o mestrado da Magia, envolvendo os aspectos da terapêutica natural e astral ou oculta. São os senhores do cabalismo, pelas ações das rezas de força etc. Se apresentam como espíritos de “pretos-velhos”. Reflete e traduz, segundo a Lei do Verbo: Potência, Ordem, Princípio Permanente. YORIMÁ = Potência da Palavra da Lei. Palavra Reinante na Lei.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Os varios "Eus"


"A personalidade do indivíduo é como uma Orquestra. Cada parte dela, chamada subpersonalidade, é um músico e o Eu é o maestro. Não se pode eliminar um músico, mas fazer com que todos atuem em harmonia. O maestro determina quem vai tocar e a que horas. O compositor é o lado transpessoal do indivíduo, o que cria. O importante é a ligação harmoniosa entre todos para a boa execução da sinfonia. A Psicossíntese não é mais uma teoria criada mas um processo natural de desenvolvimento humano. É o princípio da síntese que há no Universo, aplicado à Psicologia." ( Roberto Assagioli ).

Para que possamos integrar a nossa personalidade em torno de um Centro ou Eu Superior, é necessário que tenhamos consciência não só dos potenciais que nos ajudam a fazer essa conexão, como das barreiras ou fragilidades que a dificultam. A Astrologia pode ajudar, e muito, nesse processo de autoconhecimento. Portanto, este mesmo princípio de síntese que há no Universo aplica-se também à Astrologia Psicológica.

A observação dos astros acontece muito cedo na Humanidade, nas primeiras civilizações agrícolas. Vem da necessidade de estabelecer um calendário que orientasse o plantio. Daí nasceram tanto a Astronomia como a Astrologia. O que seja a Astronomia é do conhecimento de todos. Já para a Astrologia, poderíamos ter tantas definições quantas forem as pessoas a quem se perguntasse. A Astrologia, como nós a consideramos, é a compreensão da correspondência que existe entre o Homem (o Microcosmo) e o Universo (o Macrocosmo). Ela se serve de uma linguagem simbólica e de uma visão geocêntrica para indicar uma realidade interna, subjetiva, psicológica. A Astrologia Psicológica nasce depois do desenvolvimento da Psicologia, a partir de Freud. Ela deixa, então, de ser preditiva e passa a ter uma postura mais voltada para a compreensão da psique humana.

Por estar estreitamente vinculada astrologia e estudos da espiritualidade como a Umbanda por exemplo, à Psicossíntese, duas coisas são muito importantes para compreendermos e, mais do que isso, vivermos esse método: primeiro, a idéia da existência de um Centro, um Self ou Eu Superior; segundo, a integração dos três níveis da personalidade, isto é, o físico, o mental e o emocional em torno desse Centro, que é a nossa dimensão espiritual.

É através da personalidade que esse Centro se manifesta no mundo. Ainda que a personalidade seja imperfeita e sujeita à evolução, esse Centro, como a manifestação do Divino em nós, é sábio e não pode ser atingido pelo fluxos emocionais ou mentais próprios da personalidade. É por essa razão que nos nossos Mapas ele não é cortado por nenhuma oposição. É a partir desse Centro que tudo acontece. É ele que escolhe as experiências que devemos viver para aprender, adquirir consciência e assim evoluir. Assim tambem é preciso que trabalhemos na Umbanda buscando antes de entender as formas caracteriscas das entidades externas e orixas, compreender a nós mesmos pois a perfeita harmonia cosmica que deve se dar por meio da mediunidade só ocorrera com um perfeito alhinhamento ou fusão de forças externas com as internas. Formando assim um Eu sincronizado com o universo e com Deus.

O Mapa Natal ou Radix, comum a todas as outras formas de Astrologia. É o Mapa que congela no tempo o momento do nascimento, a posição dos astros no céu e que imprime na alma humana as energias cósmicas daquele momento. É um Mapa do futuro, um vir-a-ser. À medida que nos desenvolvemos, vamos pouco a pouco realizando este Mapa. É deste mapa que vamos ter todas informações necessarias sobre personalidade, carater e temperamento que nós ajudara a descobrir de que forma as influencias externas como as dos orixas vão trabalhar e de que forma devem ser assimiladas.O segundo Mapa é o que chamamos de Mapa de Casas. Ele indica a influência que a educação (pais, professores, igreja, sociedade etc.) exerceu sobre nós, procurando de-senvolver aptidões que não tínhamos ou mesmo bloqueando certas áreas de nossa psique. Este Mapa tem maior peso na infância e adolescência.

À medida que nos tornamos adultos, precisamos saber discernir desta influência do meio sobre nós, o que nos é conveniente manter ou descartar. Mas só saberemos verdadeiramente fazer esta seleção se tivermos bastante clareza sobre o que é nosso, o que nos pertence como plano de vida ou o que foi adquirido pela educação. Este Mapa representa o presente, o que carregamos agora. É por meio desse mapa que avaliamos a ação de Guias, Protetores e Orixas menores trabalham por meio do inter-cruzamento das Vibrações dos orixas.

O terceiro é o Mapa Nodal. É o que chamamos Mapa de "sombra", isto é , aquilo que, vindo do passado, acha-se tão profundamente entranhado no nosso inconsciente que se manifesta às vezes como erupções, outras vezes com uma qualidade já internalizada, e que pode, por isso mesmo, tanto ajudar como atrapalhar nossa vida consciente. A partir deste poderemos ter uma noção de que missão temos que cumprir e o que temos que assimilar na verdade em nossa tragetoria com auxilio dos orixas.

A FORMA:
a parte central do Mapa, a estrutura de aspectos (ligações de um planeta para o outro) revela, pela sua forma, a motivação básica da vida de cada um, o propósito da presente encarnação. Responde, pois, a perguntas como essas: Qual é a minha tarefa de Alma? Qual é a contribuição que devo dar na intrincada estrutura do mundo? Com essa ligação dos planetas podemos perceber de que modo cada orixa atua em nossa vida.

A COR :
a forma então revela minha tarefa de Alma. Que recursos ou qualidades tenho para realizar essa tarefa? Isso é expresso pelas cores dos aspectos: vermelho, verde e azul, cada um representando uma qualidade com a qual posso expressar-me no mundo. E assim ter uma harmonia maior com as forças que nos regem representando-os muito melhor.

LOCALIZAÇÃO DA ESTRUTURA NO MAPA:
introversão - extroversão, autocentramento - alterocentramento, consciência - inconsciência, indivíduo - coletivo são dados importantes da personalidade que podem ser detectados pela simples observação do espaço que a estrutura ocupa no Mapa.Há três planetas principais que, na interpretação do Mapa, têm mais peso do que os outros. São aqueles que representam a consciência dos nossos corpos - físico, mental e emocional. A integração destes três num todo harmônico e sua livre expressão no mundo é que constitui o objeto da Psicossíntese. Os outros planetas ou são instrumentos a serviço deles, por isto chamados planetas-ferramenta, ou são os responsáveis pela evolução espiritual da Humanidade, tanto em nível pessoal como coletivo.

O MODELO FAMILIAR
É indiscutível a importância dos pais no desenvolvimento de nossa personalidade. A Astrologia tradicional já reserva um lugar para o estudo desta relação entre pais e filhos. Para ela, o Sol representa o pai e a Lua, a mãe. A novidade do Método Huber é que, os mesmos planetas que formam o tripé da personalidade, simbolizando o corpo físico, o mental e o emocional, também são o espelho da trilogia pai - mãe - filho. Se na Astrologia tradicional o filho como tal não aparece no Mapa, no Método Huber, a criança, com sua espontaneidade, maleabilidade e desejo de amor aparece de forma clara. Dos aspectos que os três planetas principais formam entre si, ou da ausência deles, tem-se a descrição do quadro familiar.

O PONTO-IDADE O Mapa Astrológico representa a caminhada do ser humano, desde o seu nascimento, passando por todas as etapas de evolução, amadurecimento e cumprimento de seu "Plano" de vida. Estas etapas de evolução são comuns a todos os homens e mudam num intervalo de seis anos. Melhor dizendo, de seis em seis anos avançamos progressivamente de uma etapa de desenvolvimento psicológico para outra, até o final de nossas vidas. Reconhecê-las nos dá tranqüilidade tanto a nosso respeito como em relação aos outros. Assim, deixa-mos de exigir dos outros e principalmente dos nossos filhos que tenham uma atitude interna para a qual ainda não estão maduros.

O PLANETA ALAVANCA
Mesmo que seja desejável, o funcionamento perfeito e harmônico dos três níveis da personalidade nem sempre acontece num mesmo indivíduo. Às vezes, há uma faceta que se desenvolve mais enquanto as outras duas ficam meio adormecidas. Freqüentemente, temos uma visão distorcida de nós mesmos e então procuramos agir, seja por uma valorização maior da sociedade, seja por querermos inconscientemente corresponder às expectativas que tiveram de nós, não pela parte da personalidade que é mais forte, mas por outra que nos é deficiente e por isso pagamos um preço. Esta situação é muito comum nos homens que têm a parte emocional da personalidade mais ativa e por pressão e expectativa da sociedade, procuram agir pelo mental, estabelecendo metas que não conseguirão alcançar ou competindo no mundo dos negócios com uma autoconfiança que não têm. Conhecendo essa situação e agindo de acordo e não contra uma tendência natural, é possível que pouco a pouco as duas outras partes da personalidade sejam desenvolvidas e se integrem perfeitamente à mais forte.

O PONTO-IDADE

O Mapa Astrológico representa a caminhada do ser humano, desde o seu nascimento, passando por todas as etapas de evolução, amadurecimento e cumprimento de seu "Plano" de vida. Estas etapas de evolução são comuns a todos os homens e mudam num intervalo de seis anos. Melhor dizendo, de seis em seis anos avançamos progressivamente de uma etapa de desenvolvimento psicológico para outra, até o final de nossas vidas. Reconhecê-las nos dá tranqüilidade tanto a nosso respeito como em relação aos outros. Assim, deixa-mos de exigir dos outros e principalmente dos nossos filhos que tenham uma atitude interna para a qual ainda não estão maduros.Por isso antes de dizer que uma pessoa é filha de um orixa ou não só por auxilio de um Guia que fala no terreiro é muito precipitado, pois temos muitas energias atuantes e a analise tem que ser minunciosa.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

sábado, 13 de setembro de 2008

Usando as Vibrações do Tarô



Se enganam muito os adeptos de Umbanda e Estorismo que pensam em descartar o uso dos oraculos como fonte de contato com as Divindades. Veja que até mesmo Buda criou um Horoscopo, que Deus deu mensagens por meio de sistemas oraculares, sendo que até mesmo José do Egito fazia suas previsões com o uso de uma taça. Quando o Espiritismo tenta se orientar só por meio de contatos com espiritos, corre um risco muito grande, tanto porque nem sempre poderemos identificar a energia real da entidade que nos assiste, até porque sem ver ou ouvir com clareza fica muito mais complicado. Veja a cena narrada nos evangelhos onde o Anjo Mau Satanás aparece a Jesus em forma de anjo iluminado. O Mestre o reconheceu, mas será que simples mortais como nós teriamos esse poder? Claro que não, pois apesar de pessoas imbecis querer ignorar a existencia do Diabo, sabemos que ele é uma entidade muito poderosa e mestre em disfarces.

E assim sem os pontos certos como os usados na magistica ritual da Umbanda ou de outras grandes ciencias iniciaticas, muitos demonios e magos negros se apresentam como entidades de luz e é ai que mora o perigo. É por isso que com o uso de oraculos o mago iniciado tem uma ferramente a mais na identificação das mensagens astrais e nas interpretações dos simbolos cosmicos. Por uso do Horoscopo por exemplo o mago saberá que tempo será aberto portais bons ou ruins. Com o uso do tarô um oraculo maravilhoso que eu gosto muito, poderemos ter mais noção de quais energias se apresentam a nós, pela analise profundo dos arcanos apresentados em uma tiragem. Se estamos analisando a energia de uma pessoa por exemplo, e no seu jogo nos deparamos com a Lua na casa 9 ou 12, mau configurada com o arcano da casa 3 e 6, e ainda com uma casa 1 muito fraca ou ruim, saberemos com certeza que este individuo sofre de obsessão espiritual. Assim ao sabermos que tem alguma entidade ou espirito solitario sugando energias vitais dessa pessoa, poderemo ir mais fundo pra tentar identifica-la. É claro que com os devidos cuidados, defesas e prudencia acima de tudo. E é por isso que o conhecimento magistico, com o uso de banhos de defesa, amacys, ervas e todos os processos ritualisticos nos ajudará a ficarmos protegidos.

Então nos aprofundamos nos portais do tarô, para decifrarmos de que forma poderemos nos libertar dessa pessima influencia energica. Ja mesmo através das casas, podemos direcionar energias por pontos usando a vibração do arcano direcionando como que por um codigo a o subcosciente do consulente. Eu ja tentei isso em muitas pessoas e deu muito certo. Na verdade não podemos garantir que dará em todas as pessoas, até porque cada caso é um caso. Assim como um medico que trata pacientes de cancer, não pode garantir se o paciente ficará curado completamente ou se morrerá, porque cada individuo tem um organismo diferente.

Da mesma forma cada entidade tem uma força diferente, sendo que algumas tem muitos conhecimentos de magia que pode ser ainda mais dificil de dissiparmos. Mas, em alguns casos, onde uma pessoa deseja aceitação de outra e percebe que essa outra a ignora o tempo todo, ja tive otimos resultados.

Funciona dessa forma: Primeiro faz-se a manda-la do interessado e analisa-se todos os arcanos captanto as energias dele. Logo em seguida, monta-se da outra pessoa, usando os mesmos principios de captação de energia dos arcanos. Por ultimo monta-se o jogo da manda-la como se os dois individuos fossem um casal. Dai poderemos perceber quais as casas bloqueadas. Quase sempre a casa 7, 5 e 12 são as mais bloqueadas. E ao perceber o tipo de bloqueio tenta-se direcionar a energia do arcano. Primeiro com pontos e em seguida com o ritual que mais se adequar pra se mover o obstaculo do caminho de aproximação de ambos. Esse é um processo lento, pode demorar varias sessões, tambem sendo necessario que o consulente colabore seguindo as dicas dos arcanos, pois muitas vezes a causa de rejeição é mesmo fisica necessitando apenas que essa pessoa mude conceitos, modos de vida e postura social. Depois, sabemos que o mais importante nessa busca de eliminação de bloqueios com o poder vibratorio dos Arcanos depende muito do estado de espirito do Tarologo e da sua determinação aliada a uma alta concentração.

Meu metodo se torna muito bom, por que eu alio a Umbanda-Astrologica transferindo a força dos arcanos para a força dos orixas, sabendo usar melhor as ervas, perfumes, gostos e analisando os arquetipos das pessoas estudadas, para que possa-se sincronizar melhor os individuos que querem o precisam se atrairem mais. Esse conceito funciona não só em assuntos de amor, mas, em qualquer area onde se pretenda aliar carisma, charme e atratividade para atingir o sucesso. E não se trata só de mentalismo ou usar a força mental, trata-se acima de tudo, de buscar canalisar se harmonizando as forças cosmicas, pela interpretação do simbolismos do tarô.

Ao analisar um caso de amor, para uma consulente vi que o jovem que ela desejava, tinha a casa 5 muito bloqueada. Nessa casa 5 ele tinha espadas, aliadas a carta da Estrela. Isso significava que ele era doido por ninfeta magrinhas com corpinhos esbeltos longe da aparencia da moça que era meio gordinha e desajeitada. Já na mandala dela, ela tinha na casa 7 o Enforcado, aliado a cartas de ouros, mostrando todo esse desleixo em relação a aparencia e a maneira de se mostrar ao mundo. Dai ao montar o jogo para ambos numa só mandala, vi que a casa 10 estava com a Imperatriz aliada a cartas de copas, mostrando que a perserverança da moça poderia mudar esse quadro pra melhor tendo enormes chances de realização. Isso porque o direcionamento energetico dos naipes aliado a mudanças nos padroes de comportamento, com o uso de outros dotes e talentos da moça poderiam despertar novos interesses no rapaz. E o bom foi que ao seguir tudo isso a moça se encontra ainda namorando o rapaz, muito satisfeita, completando mais de dois anos de namoro. E ao analisar hoje os conceitos do rapaz, percebe-se que hoje ele adora o jeitinho dela, só não tinha parado pra notar ainda nem tinha experimentando da fruta pra ver se era gostoso o sabor.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

O uso erroneo da Magia


Na época da colonização, quando os negros foram tirados de sua terra, na África, vieram para o Brasil com o rancor e o ódio em seus corações, pois muitos foram enganados pelo homem branco e feitos prisioneiros e escravos, feridos em sua dignidade, distantes da pátria e dos que amavam. Foram transcorrendo os anos de lutas e dores, e o negro mantinha, em seus costumes e na religião, a invocação das forças da natureza, as quais chamavam de Orixás, espécie de deuses que cultuavam com todo o fervor de suas vidas.

Aprenderam com o tempo a se vingar dos seus senhores e déspotas, através de pactos com entidades perversas e com a magia negra, que outra coisa não era, senão as energias magnéticas empregadas de forma equivocada. Dessa maneira, o culto inicial aos Orixás foi-se transformando em métodos de vingança, em pactos com entidades trevosas, que assumiam o papel dessas forças da natureza ou Orixás que, na época, era um disfarce para uma série de atividades menos dignas no campo da magia.

A psicosfera criada no ambiente espiritual da nação foi de tal maneira violenta, que entidades ligadas aos lugares de sofrimento nas senzalas encarnavam e desencarnavam conservando o ódio nos corações, com exceção daquelas que entendiam o aspecto espiritual da vida.

Assim, a magia negra foi se espalhando em forma de culto pelas terras brasileiras. Do Norte ao Sul do país, as oferendas, os despachos, as amarrações eram oferecidos, criando uma crosta mental sobre os céus da nação. Nos planos etéreos da vida, reuniram-se então entidades de alta hierarquia com o objetivo de encontrar uma solução para desfazer a egrégora negativa que se formava na psicosfera do Brasil. A magia negra deveria ser combatida, e seus efeitos destrutivos haveriam de ser desmanchados de maneira a transformar os próprios centros de atividades dos cultos degradantes, em lugares que irradiassem o amor e a caridade, única forma de se modificar o panorama sombrio.

Havia necessidade de que espíritos esclarecidos se manifestassem para realizar tal cometimento. E, assim, foram se apresentando uma a uma, aquelas entidades iluminadas que haveriam de modificar suas formas perispirituais, assumindo a conformação de pretos velhos e caboclos, e levariam a mensagem de caridade através da Umbanda, cujo objetivo inicial seria o de desfazer a carga negativa que se abatia sobre os corações dos homens no Brasil.

Naquele tempo muitos rituais de magia foram feitos e muitos encantamentos desencadeados. E ainda pior é que muitos faziam sem o devido preparo nem licença para tal. Alguns exerciam a magia em troca de favores ou de dinheiro, sem nenhuma prudencia ou etica. E assim se desencadeou forças maleficas poderosas que ainda atazana pessoas atraves de descendentes até hoje. Mas hoje o uso da magia é ainda mais brutal e muito usam a midia pra ganhar dinheiro sem se preucupar com as consequencias. Isso só desequilibra o carma coletivo e faz com que os carmas individuais fiquem ainda mais pesados.

Não são poucos aqueles que procuram a magia negra indiscriminadamente todos os dias. Muitas mulheres buscam feitaiços pra afastar a amante do caminho do marido. As amantes buscam magia pra separar os maridos das esposas, e por ai vai. Tem muitas pessoas com bloqueios carmicos que ao inves de resolve-los buscam magias pra ganhar mulheres sem saber quanto mal está fazendo a sua alma.

As pessoas levam essas coisas na brincadeira sem nem se quer se dar conta do quanto é perigoso. É por isso que estamos vendo tanta pedofilia, abusos absurdos de crianças indefesas, mortes violentas o desencadeamento do trafico de drogas e do crime organizado etc. Existem demonios e Demonios. Uns são almas perdidas, mas outros são criados por Egregoras poderosissimas, outros são Demonios antigos, que eram anjos e cairam. Outros são Demonios transformados que eram elementais, os quais deveriam evoluir, mas cairam nas trevas. E esses são poderosissimos, controlam os elementos e são capazes de fazer muitas magias poderosas.

Os Demonios Antigos que existem desde o principio odeiam a humanidade, querem seu fim e seu mal. Esses metem medo até nos Guias de Umbanda e nos Anjos, pois são crueis. Esses Demonios incentivam e auxiliam os Magos Negros e estes por sua vez criam e incentivam patologias mentais horriveis na humanidade que é cada vez mais vulneravel. Essa vulnerabilidade é por que o homem está cada vez mais distante de Deus e se deixa levar pelo pecado e maldade.

A pedofilia sempre existiu na Terra, mas se tornou pior com a entrada de Urano o grande regente da Nova Era no signo de Escorpião. A partir dai, cada vez mais subindo, vemos que ao passar por Aquario Ele incentivou muitas revoluções e agora dentro do signo de Peixes ouve a fusão atraves do entrecruzamento vibratorio de Xangô e de Yorima, para combater os desmandos do mal. Mas o mal tambem se organizou e os magos negros disfarçados tentam atrapalhar os trabalhos dessas vibrações. Como esse signo (Peixes) rege uma casa de dor, vimos guerras sangrentas, homicidios cada vez mais cruel e um significativo aumento da pedofilia. Rezemos ao Criador e ao Anjo responsavel por essa Casa Astral para que nos livre dessas energias maleficas.

CARLINHOS LIMA

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Umbanda-Astrologica e Politica.



Ao estudar as Escrituras Sagradas, vemos logo de cara um contexto politico inserido no tema religioso. Nesse contexto percebemos a intervenção direta da Divindade, sobre a politica, nas guerras com povos vizinhos e até o uso direto de Poder, Magia e milagres. Então isso derruba por terra os comentarios inuteis e debeis de certos "Pais de Santo disfarçados de Pastores", que gritam e tiram cambalhotas nas igrejinhas, forjadas pra ganhar dinheiro, de que só rezar, ir a igreja e gritar aleluia resolve tudo. Afirmam que rituais não valem nada e que só temos que esperar pela ação da Divindade. Dessa forma criou-se uma frase no meio esportivo que diz: "Se macumba desse resultado o campeonato Baiano terminaria empatado!". Bem, essa afirmação além de falha é ridicula, porque mesmo que dos sacerdotes tenham super poderes, ao se confrontar um vai ganhar e o outro vai perder.

Bem, mas, deixemos a crença de cada um de lado, e falemos para os buscadores. Assim chegamos no tema da influencia magistica de rituais sobre varios campos humanos em especial tratamos agora da politica. Então lembremos novamente a Biblia. Nela vemos que a Divindade usa de artificios poderosos para libertar o Povo de Israel, atacando e castigando os egipicios até mesmo com varias pragas que foram ordenadas por Moisés. Mas, não foi apenas nesse confronto com o Egito que se relatou a interferencia da Divindade, mas em muitas outras divergencias com paises vizinhos, inimigos do "Povo Escolhido" e no proprio ato de disciplinar o povo das Tribos de Israel.

No entanto se observarmos atentamente, iremos perceber que a cada ato, a interferencia se deu numa sequencia ritualistica e ordenada, pelo Senhor Deus. Assim sempre tinha um interlocutor, um Sacerdote, um mago, Medium Profete que anunciava e que necessitava-se da ritualistica para operar-se os acontecimentos anuniados.

Por exemplo: Na visita do Anjo que trazia o castigo aos primogenitos do Egito, os Hebreus tiveram que passar sangue de carneiro nas soleiras das portas, para não morrer. Então porque o anjo precisava dessa identificação, sera que ele não reconheceria os hebreus? Claro que sim ele reconheceria facilmente. Mas, tudo era necessario, tanto pelo sinal de obediencia, atenção ao Senhor e a ritualistica Sagrada. E assim eu escreveria centenas de fatos magisticos aqui, mas, que não se faz necessario, pois o verdadeiro buscador sempre encontra suas respostas e não fica engolindo pregações ridiculas de pessoas hipocritas.

Até mesmo a vida do Cristo foi toda paltada na ritualistica e aquele que nega a verdade não prevalecerá sem ela. Então puxando nosso assunto para a Mistica Sagrada dos Orixas, tambem temos conhecimento que varias nações do mundo atraves de seus reis, sempre tiveram seus profetas, magos e videntes, para orienta-los, tanto para ganhar as guerras, quanto para saberem governar com eficiencia. É logico que sempre existiram os aproveitadores sem escrupulos, charlatões e mentirosos. Mas, ao longo da historia passaram pela terra homens iluminados, capazes e que deixaram um bom legado em termos de conhecimento. A fantastica Astrologia, o Tarô e conhecimentos diversos sobre ritualistica são muito importantes hoje na busca espiritual do homem.

E sabendo disso reis ganharam guerras, tiveram bons governos, sabiam extrair da magia a defesa contra demonios saguinarios e expulsaram despotas do submundo que tentaram perseguir a humanda, através dos magos negros.

Vimos que até mesmo no principio, a oferenda era necessaria e por não ser aceita as oferendas de Caim foi que ele começou a se revoltar. Claro que não foram aceitas, pelo fato de ele não ter bons procedimentos. Vemos com facilidade nos Livros Sagrados, que o homem bem preparado vale por dois, ou até mais. Por isso sabemos de homens vencedores que tudo conseguem e sabem avançar.

Em Umbanda-Astrologica observando as linhas vibracionais do Horoscopo de uma pessoa podemos ver as areas mais afetadas e que Divindades da Coroa Divina não vibra com harmonia. Em particular uma pessoa que quer vencer na politica e não tem a proteção de seu Guia da aréa da politica possivelmente, mesmo que venha a vencer terá serios conflitos, problemas ou nunca chegar a vencer. Por isso como viamos nas Escrituras a Divindade não tolera traições, falsidade, abandono ou desobediencias. Sejamos livre pelo amor e não pelos desejos que nos enfraquecem provocando ilusões com pecados.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Amor entre homem e mulher




Deus fez o homem e a mulher unindo-os como companheiros. Com distorções da vida moderna as pessoas não se dão conta que o amor é eterno, mas que está sempre sofrendo ataques violentos. Querem transformar o amor em uma coisa futil e banal. Dizem que a liberdade é mais importante. Dai eu me lembro agora que me disse um amigo anos atraz: "Quero ser prisionerio em teu coração, linda mulher!".

As pessoas querem ser livres, trair, vivenciar relações moderninhas, homossexuais etc... E assim vão diminuindo o valor da familia, da união hetero e do amor entre dois companheiros. Se não fosse a familia, não estariamos aqui hoje. Eu tenho por certo que todos tem direito a optar por sua vida emocional e sexual, mas não tem o direito a lançar moda, fazer apologia ao errado e a viver atacando a familia e os principios morais.

Muitas pessoas lançam a ideia de opção livre e rebeldia só por influencias modismos e sensacionalismo. Eu tenho por certo que se toda essa liberdade pregada hoje fosse tão influente em todas as epocas, certamente não existiriamos hoje. Deus destriu Sodoma e Gomorra por causa de tanta luxuria e modismo nos relacionamentos e ja proferiu que vai destruir a grande Besta pelos mesmos motivos. Por isso meus caros irmãos não se deixem levar por modismos, antes ouçam o seu coração.

A pombagira que tem uma missão tão distorcida, alias por escolha da propria Hierarquia pra testar os humanos, tem como missão verdadeira justamente ajustar aos comportamentos sexuais, sentimentais e espirituais. Muito ao contrario do que se prega hoje em muitos terreiros Brasil a fora. Quando falo de Pombagira sempre mostro imagens de mulheres nuas e lindas, tudo pra testar a mente de quem ver essas imagens, pois arquetipicamente isso é a representação real desse orixa, ou seja é assim que se mostram pra nós para que decifremos a sua real influencia sobre nós. Por isso fique de olho: "Quem tem ouvidos ouça".

Carlinhos Lima

Banhos Ritualisticos


TIPOS DE BANHOS
Basicamente existem dois tipos de banho, de Descarga/Limpeza e de Energização/Fixação BANHOS DE DESCARGA É o mais conhecido, e como o próprio nome diz, o Banho de Descarga (ou descarrego) serve para descarregar e limpar o corpo astral, eliminando a precipitação de fluídos negativos (inveja, ódio, olho grande, irritação, nervosismo, etc). Suprime os males físicos externamente, adquiridos de outrem ou de locais onde estiverem os médiuns. Este banho pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que seguindo as recomendações das Entidades/Guias Espirituais ou do seu Pai ou Mãe de Santo.

Estes banhos servem para livrar o indivíduo de cargas energéticas negativas. Conforme vivemos, vamos passando por vários ambientes, trocamos impressões com todo o tipo de indivíduo e como estamos num planeta atrasado em evolução espiritual, a predominância do mal e de energias negativas são abundantes. Todos estes pensamentos, ações, vão criando larvas astrais, miasmas e etc., que vão se aderindo à aura das pessoas. Por mais que nos vigiemos, ora ou outra caímos com o nosso nível vibratório e imediatamente estamos entrando nesta faixa vibratória.

BANHO DE DESCARGA COM ERVAS:
Quando feito com ervas, as mesmas devem ser colhidas por pessoas capacitadas para tal, em horas e condições exigidas, entretanto, podem ser usadas também as adquiridas no comércio (frescas), desde que quem vá usá-las, as conheça. Banhos com essências também devem ser utilizados com cuidado, pois contêm muita vibração, somente administrados por pessoas capacitadas.

O banho de descarga mais usado é feito com ervas positivas, variando de acordo com os fluídos negativos acumulados que uma pessoa está carregando, e de acordo com os orixás que a pessoa traz em sua cabeça. O banho de descarga com ervas deve ser tomado após o banho rotineiro, de preferência com sabão da costa, sabão neutro ou sabão de coco. Um banho de descarga não deve ser jogado brutalmente pelo corpo e sim suavemente, com o pensamento voltado para as falanges que vibram naquelas ervas ali contidas.

Ao tomarmos o banho de descarrego podemos também entoar um ponto cantado, chamando os guias que vibram com aquelas ervas ali maceradas. Ao terminarmos o banho de descarga, devemos recolher as ervas e “despachá-las” em algum local de vibração da natureza como, por exemplo, num Rio (rio abaixo), no mar, numa mata, etc.; Ou até mesmo em água corrente. Hoje em dia há banhos de descarga que são comprados prontos, mas não são recomendados, pois muitos não são preparados com o rigor que deveriam ser. Pois para preparar um banho, devemos colher as ervas certas, caso contrário, não há efeito positivo e/ou completo. Após um Banho de Descarga, é aconselhável, que se tome algum Banho de Energização, com ervas de Oxalá, ou com as ervas do Orixá do médium.

BANHO DE SAL GROSSO:
Este é o banho mais comumente utilizado, devido à sua simplicidade e eficiência. O sal grosso é excelente condutor elétrico e “absorve” muito bem os átomos eletricamente carregados de carga negativa, que chamamos de íons. Como, em tudo há a sua contraparte etérica, a função do sal é também tirar energias negativas aderidas na aura de uma pessoa. Então este banho é eficiente neste aspecto, já que a água em união como o sal, “lava” toda a aura.

O preparo deste banho é bem simples, basta, após um banho normal, banhar-se de uma mistura de um punhado de sal grosso (até que agua fique salgada), em água morna ou fria. Este banho é feito do pescoço para baixo, não lavando os dois chacras superiores (coronário e frontal). Após o banho, manter-se molhado por alguns minutos (uns 3 minutos) e enxugar-se sem esfregar a toalha sobre o corpo, apenas secando o excesso de umidade. O melhor é não se enxugar, mas vai de cada um. Algumas pessoas, neste banho, pisam sobre carvão vegetal ou mineral, já que eles absorverão a carga negativa. A água é conhecida como o melhor condutor de energia e, quando ela se junta com o sal, funciona como um “descarregador” das energias excedentes.

O banho de sal grosso descarrega o excesso de energia, tanto positiva quanto negativa. Ele atua principalmente no Duplo Etérico, podendo também, em alguns casos, atuar no corpo astral. Depois de um “banho de descarrego” a pessoa fica “zerada”, por isso é muito importante se IMANTAR de energias positivas depois desse banho. Isso pode ser feito com o banho de ervas ou indo a um Terreiro receber um passe. Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um banho de energização, já que além das energias negativas, também descarregaram-se as energias positivas, ficando a pessoa desenergizada. Este banho, não deve ser realizado de maneira intensiva (todos os dias ou uma vez por semana, por exemplo), pois ele realmente tira a energia da aura, deixando-o muito vulnerável. Existem pessoas que usam a água do mar, no lugar da água e sal grosso.
Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

domingo, 7 de setembro de 2008

Elementos Ocultos no Tarô



Podemos notar que o tarô abrange muitos aspectos da vida do ser humano. Desde suas emoções, vida material e espiritual, como tambem nos mostra quadros de estados mentais dos indivíduos.
Tudo depende da sensibilidade do tarólogo, pois sua intuição e mediunidade é que marca os limites de onde sua visão holística pode alcançar.
Bem, então vemos na configuração das cartas naipes bem elaborados, independente de autor, cada um "tentando" impor sua criatividade na elaboração dos Arcanos, sempre tentando enriquecer a simbologia das cartas.
Seja com figuras, cores ou elementos mágicos, que nos chamam muito atenção.

Mas, o mais importante de tudo, não é a beleza das cartas, mas as chaves nelas empregadas, pra facilitar a leitura dos estudiosos do tarô.
No entanto, fica evidente que os criadores do Tarô em sua origem ou tentaram esconder chaves ou camufla-la, só sendo possivel atingi-las com muita dedicação e visão profunda dos misterios.
Em artigo anterior eu me referi a ausência de cenas de amor nas cartas, sendo esse um elemento bem escasso nos naipes.

Elementos espirituais

Vemos que mesmo cartas que sugerem espiritualidade tem um certo teor muito maior de religiosidade, do que de espiritualidade mais elevada. Veja que o Sumo Sacerdote, mostrado no Arcano 5 é mais um lider religioso com poderes mostrados, como que podem atingir sim niveis mais superiores, agindo no seu cajado mistico nos tres niveis.
Mas ele não é nada de tão divino e sim um homem com autoridade espiritual.
Assim as cartas são mais direcionadas aos aspectos da vida diaria e do codidiano do homem, como se os autores quisessem ajudar os humanos a compreender melhor a vida e saber evoluir primeiro em seu plano fisico, pra só depois avançar nos outros niveis.
Veja que até mesmo a Morte apresentada no Arcano 13 é mais ligada a um fim de coisas. E mesmo sendo de vida, ela não continua no Arcano 14 como se o homem fosse elevado ou condenado em sentido Eterno.
Podemos aceitar isso no equilibrio vital mostrado pelo Anjo do Arcano 14, como uma indicação de renascimento e reencarnações humanas.
Mas, fica um vazio do Julgamento da Hierarquia que só vamos encontrar lá na frente no Arcano 20. Aqui faço mais uma critica pra ordem ridicula dos arcanos, que não podemos compreender como essa ordem foi formulada. Possivelmente os autores não entendia nenhum pouco de ordem numerica.

É por tudo isso que o tarô provoca confusões até hoje tornando quase impossivel, assimilar as cartas aos signos do zodiaco, sendo uma grande bagunça vibratoria.
Vemos com muitas ressalvas essas sequencia, que mostra um Lua, seguida por um Sol irradiante, que deveria ser esse o portador de um Arcano cheio de Espiritualidade o ponto de Plenitude espiritual, mas, que logo depois é que vem o julgamento, pra só ai revelar-se o arcano da União mistica do Arcano 21, o qual nos sugere a harmonia total do ser quando alcança o paraiso espiritual.
O que posso resumir disso tudo é que os autores, definiram essa ordem tão bagunçada das cartas pelos numeros desordenados, com uma intenção de mostrar que nossa vida e peregrinação na existencia é mesmo muito complicada. Que as vezes erramos quando queremos acertar, e acertamos quando pensamos que estamos errado.
Por isso não é a toa, que o Arcano que traz o Louco, seja o limitador, dessa roda intrigante formada pelo Oroboros imaginario do tarô!

Luz na mente e paz no Espiritio a todos!

Carlos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

Existe um projeto maior


Fico cada vez mais impressionado com o numero de pessoas que gostam do tarô, seja de que seguemento for e que tipo de baralho busque. No fundo todo mundo sabe que o tarô não é um simples oraculo, como muitos veêm sendo uma simples ferramenta pra enganar pessoas. Na verdade quem o vê assim, não passa de materialista perambulando pela vida, sem nenhuma percepção de sagrado e de divino. Até mesmo a Poderosa Igreja Catolica ja estudou muito todos esses temas, e mesmo sem divulgar corretamente o que concluiram, nunca poderam provar que o tarô e a astrologia seja enganação.
Outra coisa que me impressiona muito é ver que tem muitas pessoas que usa o tarô como um simples joguinho psicologico! Não se interessa por ritualistica, nem dá muita atenção ao seu sentindo mistico e espiritual! Na verdade eu não sei como eles conseguem jogar este maravilhoso oraculo! Outros esoterizam dimais o tarô como se fosse um joquinho de monges que serve pra adivinhar o acaso! Se engana quem pensa que o Tarô é um simples jogo. Na verdade ele foi montado em padrões cosmicos muito bem feitos.
Para se ser um Mestre ele tem que saber atuar nos tres niveis: Mental, Fisico e Espiritual. E quem atua em apenas um deles nunca conseguirá atingir toda energia do tarô. Afinal ele é composto de Arcanos (Misterios). E nossa tão limitada mente humana, nunca poderá alçar vôos mais altos sem usar as ferramentas divinas deixadas pra nós por nossos Ancestrais.
O Tarõ e a Astrologia são duas delas de suma importancia. Não dou a minima para o que diz a ciencia humana, pois o que buscamos atingir é o divino não o fisico. A psicologia é uma ferramente importante para a mente, e não para o espirito. É logico que ela é uma boa ferramenta para colaborar em nossa compreensão mental, mas nunca irá substituir coisas mais elevadas, como por exemplo, a Ritualistica.
Vemos que muitos buscam o esoterismo e mesmo assim tem medo de buscar a ritualistica. E o pior é que vemos hoje imbecis usarem a Biblia que é um livro cheio de mitos, lendas e rituais, pra atacar a Ritualistica.! Por acaso o que significa todas as normas e conceitos passados por Moisés ao Povo libertado? Até mesmo sobre a comida tinham-se normas! Bem, quem verificar isso verá, mas se olhar com olhos de buscador e não de fanatico.
O tarô tem muitas utilidades, ele abrange o que nossa percepção mediunica pode alcançar. E pra não haver duvida, a mediunidade é mais uma ferramenta que nos liga ao divino. Na verdade sem ela é impossivel que se consiga entender algo das ciencias divinas.
O tarô não é um simples jogo divinatorio. Ela é muito mais, apesar de ter um simbolismo que em principio parece meio confuso, é na verdade muito profundo e já é assim pra incentivar o buscador a se dedicar ao Maximo. Mas, que utilidade teria o tarô se nos ajudasse a enchergar os problemas e não apontasse soluções? E não venham com esse papo de Segredo porque isso é só enrolação pra autores ganhar dinheiro! Veja que os Antigos Magos de outrora quebravam magia com magia! E chega de pensar que tudo que acontece de ruim em nossa vida foi causado por nós mesmos! O que é isso? Ninguem quer ser infeliz! Tudo isso não passa de filosofia barata.
As Leis são impostas a nós e sabemos disso. Mas, não podemos está colocando tambem tudo na mão de Deus e pensar que só porque se coloca uma Biblia na mão e sai porai gritando aleluia que ele vai mudar as Leis a nosso favor. Na verdade o que tá escrito no projeto permanecerá. O nosso poder é de escolhaa, mas, não que possamos traçar nosso proprio projeto. O que podemos escolher é sim, entre o certo e o errado. Sobre coisas que a nós são impostas. Já pensou se nós podessemos fazer tudo a nosso modo! Com mais de 9 bilhões de pessoas no mundo cada criando seu proprio caminho, tudo seria uma bagunça só e o cosmos entraria em colapso. Por isso o Sistema sempre atuará. E para os ceticos que dizem: "Onde está este Deus que vê tanta coisa errada e não faz nada", eu só tenho a dizer que essa vida essas dores, são passageiras, mas o projeto divino não passará! Se nós tivessemos todo este poder de escolha que alguns pregam porai, não seriamos punidos por desobediencia, ja que podemos escolher as regras!?

Carlos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

A Ritualistica mostrada pelos arcanos.


Muitos que dizem ser tarologos, usam o tarô a sua forma, o que na verdade é louvavel e tem que ser assim. O que não consigo compreender é como se pode negar todo simbolismo dos Arcanos, os quais nos mostram a ligação do homem com os três niveis. Muitos desses novos tarologos, diferente dos antigos tarologos, negam muitas das velhas crenças. Por exemplo, que o homem tenha que ser punido por seus erros. Na verdade muitos buscam o tarô com simples interesse de achar respostas pra suas indagações egoistas e inconformadas, na tentativa de descobrir, porque o ser amado não volta, porque não consegue prosperar e porque ele pena tanto nessa vida. Mas, não consegue assimilar o tarô num contexto maior. Muitos desses acham ou que a culpa são sempre de pessoas encarnadas, ou por simples atitudes suas.
Assim deixam de pensar que existem misterios muito maiores, Leis importantes que regem o cosmos e não conseguem nunca entrar em conexão com a verdadeira mensagem do tarô. Que na verdade é de aprimoramento do ser. Não apenas num sentido fisico, mas acima de tudo espiritual. E o tarô tem todas essas chaves.
Primeiro ele nos mostra que temos que nos transformar desde o primeiro instante de vida, através do Arcano 1; Depois, que temos que buscar conhecer nosso "Templo Interior", pra que possamos ter controle de nossas emoções e enrgias, através do Arcano 2; E conforme vamos assimilando cada um deles poderemos ir subindo os degraus do "Templo Cosmico" maior, pra que um dia alcancemos a plenitude prometida no Arcano 21.
No entanto, pra que possamos continuar nossa caminhada de sucesso, temos que transformar o Arcano Zero num ser iluminado, o qual se liberta da loucura total, pra ir de encontro a Sabedoria Divina. Mas, pra sair do Acano Zero, temos que alcançar o Arcano 1, e o que nos mostra este arcano? Quais as regras? Bem, acima de todo seu arquetipo e filosofia, vemos em nivel fisico, composta em sua simbologia, uma serie de elementos em cima da mesa, os quais são usados pra atingir a Alquimia Sagrada da harmonia dos elementos da natureza, os quais regem todo vida no universo fisico.
Enfim, podemos concuir que o homem inicia sua jornada, ja tendo sim que entrar em contato com a magia e a Ritualistica Sagrada. É por isso que todas as religiões tem um sentido natural de imprimir em seu cotidiano algum tipo de rito. Pois só com eles é possivel dar impulso ao Religare.

Carlos Lima - Tarologo

Taro e indecisão.



Ao buscarmos respostas sobre amor no tarô, logo vemos que o arcano 6 é um dos que mais nos chama atenção. Especialmente nas circunstancias atuais, onde a moda agora é ficar, como se diz entre os "moderninhos", como uma expressão que tá na moda, que diz: Relacionamento aberto! Tambem para uma geração onde o sexo pode ser praticado com tanta liberdade e desligado de sentimentos de amor, só pela busca do prazer com unico interesse da saciação da libido. A ideia de divisão entre dois, além de incitar uma certa fartura de parceiros, incita a auto confiança, ao mostrar que podemos está sendo disputados por dois amores.
No entanto, este arcano deixa de ser simpatico, quando nós é que fazemos parte dessa disputa. Ou seja, ao invés de estarmos sendo disputados por dois amores, nos encontramos disputando um amor com outro oponente. Ou ainda, descobrir que alguem que amamos está dividido por outra pessoa. Isso bate como uma bomba e certamente não veremos esse arcano com os mesmos olhos de antes.
Na verdade, mesmo que alguns baralhos reformulados, não mostrem essa divisão e trazendo em sua simbologia apenas um casal de namorados, temos por certo que é realmente uma indecisão que este arcano representa. Mas, ele nunca poderia ser visto como negativo, até porque é sempre a demonstração de duas ou mais opções e que temos o poder de optar, por aquilo que acharmos que seja o melhor pra nós. A escolha fica por nossa conta, e se for certa ou errada depende apenas de nós.
Outra coisa que ele nos deixa claro é que tem um lado bom e outro ruim. Isso quer dizer que se tormarmos a decisão certa ficaremos muito contentes. Ao passarmos pela regencia desse arcano podemos vivenciar momentos onde somos amados duplamente, ou onde a divisão de quem amamos dimui substancialmente sobrando apenas migalhas pra nós.
Muitas pessoas mundo a fora, passa por essa energia em sua vida. Muitas esposas estão neste momento prestes a se separarem de seus maridos, tanto por idencisão de seus sentimentos, ou por duvidas por parte dele, e vice versa.
Muitos estão sendo traidos mundo a fora, tanto porque seus parceiros se interessou por outros, quando porque ela não consegue mais encontrar satisfação nesse relacionamento desgastante que só traz insatisfação a sua vida. Enfim o bom é que cada um por dificil que seja tente compreender a energia dominante em sua vida em cada momento.
Paz a todos e tranquilidade na alma! Namaste.

Carlos Lima - Tarologo.

A Interações dos Arcanos


As interações dos arcanos do Tarô.

Procurando dar uma seqüência didática das expressões dos Arcanos Maiores do Tarô, seguindo uma lógica seqüencial de 1 a 22. Não conseguir aceitar a seqüência dos arcanos mostrada por Oswald Wirth. Para mim isso é apenas uma acomodação mental um tanto emocional de algo que existe num plano diferente do nosso, para torná-lo claro à nossa metodologia, a nossos hábitos mentais. Mas assim como vemos a existência de uma seqüência dos signos na mandala do zodíaco sei que existe sim uma seqüência dos arcanos do Tarô. No entanto é muito difícil de explicá-la, compreende-la e só aos grandes tarólogos poderá ser possível uma percepção mais compreensível.
Primeiramente temos que usar os arcanos considerando-os como forças com características próprias que assumem em si um determinado tipo de energia e a expressa de alguma forma. E logo depois se torna inevitável percebe-los como personalidades. Só não podemos confundir suas maneiras de interpretá-los, tanto em sua essência energética, quanto na sua personalidade individual. De qualquer modo um determinado arcano que possui uma energia marcadamente Rajas e induzindo um propósito definido em sua rede de atuação, como o Arcano 7, não pode ter a sua personalidade eleita sem marcadamente uma influência dos arcanos adjacentes e mesmo os opostos. Portanto não devemos nos limitar a uma seqüência narrativa. Além do mais temos que ver os arcanos como continuas correntes de energia e que tem uma personalidade complementar aos outros arcanos, como fazendo parte de uma mandala. Um Arcano 7 não incorpora energia para chegar ao 8, pois esta última energia já existe nele em termos de personalidade, assim como muito do 1 (iniciativa), mas ele é formado pela incorporação do 6 + 1 que é o que personifica sua essência primordial. Assim ele através da iniciativa inteligente do mago venceu a indecisão contida no 6 tornando-se mais ativo e equilibrado, tomando a partir daí uma direção. Mas para onde é essa direção? É para o 15 (apego à meta) e não para o 8 onde ela voltaria a ficar preso em círculos levando para dois caminhos como no arcano anterior. Pois se os arcanos apenas seguissem em seqüência ordenada eles simplesmente não conseguiriam coexistir como vemos no exemplo do 7. Vale dizer que os Arcanos tem sentido apenas se considerados dentro de um grupo. Por outro lado se considerarmos apenas a força, em termos abstratos, ela coexiste por si mesmo, sem uma relação direta com outro arcano, mas não esclarece ou define toda sua plenitude.

Até mesmo o 22 que têm uma relação direta com o supraconsciente e é despojado de tudo por excelência (a trouxa do louco). E mesmo sendo a chave que capacita a todos os outros num movimento direto de crescimento, também pertence a esse grupo como todos os outros. Isso tanto no nível da personalidade, como no nível da força elemental em si. Pois sem integração ele deixaria de coexistir e não teria rumo nem direção, porque ele também se personifica no zero. E como zero encontra-se ainda deformado ou sem forma alguma definida. Exu, na Umbanda-Astrológica, se revela no Arcano Zero, aquele que é neutro, busca aventuras cumprir seu papel, sem escolher lado previamente.
De qualquer modo, os dois aspectos devem ser considerados, porque eles criam um terceiro que nos revela a existência de uma entidade que quando invocada adequadamente induzirá à pessoa interessada um estado de ser podendo dar a ela mais compreensão e entendimento da verdadeira forma. É o terceiro aspecto, essencial para se usar o tarô não meramente como um livro para se ler algo, mas como instrumento de trabalho para induzir um estado de ser em vários aspectos. Mas esse terceiro aspecto não se revela ou manifesta apenas numa integração com os demais arcanos, mas consigo mesmo, ou seja, a com certeza uma diferença que deve ser compreendida através das posições dos arcanos. Isso é facilmente compreendido observando as tiragens numa leitura de tarô, ou seja, a posição se na frente ou atrás, e ainda se encima ou embaixo tem uma configuração importante. Mas cabe a cada um definir sua própria forma de ver e ler os arcanos.

Carlos Lima
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (347) astrologia (303) signos (210) espiritualidade (197) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (141) UMBANDA ASTROLOGICA (128) mulher (122) CONCEITOS (120) religião (94) signo (94) anjos (74) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (48) horóscopo (43) espaço (42) anjo (37) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (35) Ogum (32) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)