"Exu é Mogiba", que significa: "aqueles que estão nas encruzas", (pois todas as madrugadas os Exus se reúnem nos cruzamentos para receberem informações sobre o que deverão fazer com seus filhos, no que se refere ao caminho de vida); Sua saudação Laroiê tem um significado que quer dizer: Exu não carrega o fardo de ninguem, ou seja, cada um deve carregar sozinho seu próprio fardo, a menos que esteja disposto a pagar o preço que Exu considera justo por seu auxílio. Por ser jovial, vaidoso e astuto, ele gosta de se pentear com um topete alto, pois é aonde ele esconde sua lâmina afiada. Isso significa que, sem o preço certo e o pagamento, Exu não servirá a ninguem, ou se o fizer, sua lâmina danificará a razão do empenho.
OBS: quando se fala em exus nas encruzas todas as noites, fala-se dos mais proximos do homem, ou seja, entidades de gruas e ciclos mais baixos. Os exus guardiões e coroados, ou cosmicos residem em dimensões mais elevadas e não são tão acessiveis.
Exu Bará regente do jogo de búzios. Seu nome significa o "caminho do andado".
Usa um bastão com a forma de um pênis, que representa potência e energia pura.
Perceba que nessas lendas africanas, se referem a entidades muito proximas da forma humana, mesmo sendo entidades espirituais ou encantadas. O Exu como força primordial da Natureza ou cosmica não encarnou é uma força bem mais oculta
Nenhum comentário:
Postar um comentário