Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Envelhecer com saúde: Cientistas desenvolvem teste que revela idade 'real' do corpo - mas, espiritualidade é importante!



Atividade de 150 genes para identificar se corpo está envelhecendo bem ou mal. E a espiritualidade?


Para equipe britânica, idade biológica é mais importante que data de nascimento (Foto: Thinkstock)
James Gallagher Editor de Saúde da BBC News
Cientistas britânicos afirmam ter desenvolvido uma nova forma de testar se o corpo de uma pessoa está envelhecendo bem ou mal.
Eles dizem que o novo método pode ajudar a prever quando uma pessoa vai morrer e identificar aqueles com alto risco de demência. Pode também vir a ser útil nas áreas de medicina, aposentadoria e seguros.
A equipe que fez o estudo, do King's College de London, disse que a "idade biológica" de uma pessoa é mais útil do que a data de nascimento.
Mas o trabalho, apresentado na publicação Genome Biology, não dá pistas sobre como desacelerar o processo de envelhecimento.
O teste procura uma "marca de idade" nas células do corpo ao comparar o comportamento de 150 genes.
Ele foi desenvolvido, a princípio, comparando 54 mil marcadores de atividade de genes em pessoas saudáveis - mas, em maioria, sedentárias -, com idades entre 25 e 65 anos, e então reduzindo-as a 150.
"Há uma marca de idade comum a todos os nossos tecidos, e isso parece ser um prognóstico para diversas coisas, incluindo longevidade e declínio cognitivo", disse Jamie Timmons, do King's College London.
"Aparentemente, a partir dos 40 anos isso pode ser usado como indicativo de como um indivíduo está envelhecendo."
A equipe disse que "saúde" e "idade" eram duas coisas diferentes.
E acrescentou que algumas decisões de estilo de vida, como passar o dia no sofá, podem ser ruins para a saúde, mas não parecem afetar a velocidade do envelhecimento do corpo.
A equipe acredita que combinar fatores de estilo de vida e idade biológica poderia dar uma imagem mais precisa das condições de saúde de uma pessoa.
Beira da morte?
Os cientistas fizeram experimentos com o teste usando um grupo de homens de 70 anos na Suécia.
Eles identificaram quem estava envelhecendo bem e quem estava envelhecendo muito rápido e conseguiram prever quem iria morrer nos próximos anos.
"Conseguimos de fato selecionar pessoas que quase não tinham chance de morrer e algumas que tinham quase 45% de chances de morrer", disse Timmons.
Estilo de vida não parece influenciar em velocidade de envelhecimento do corpo  (Foto: Thinkstock) 
 
Estilo de vida não parece influenciar em velocidade de envelhecimento do corpo (Foto: Thinkstock)
Há planos de fazer um piloto com o teste em transplantes de órgãos no Reino Unido para ver se as pessoas que estão tecnicamente velhas, mas tem uma idade biológica jovem, ainda podem doar órgãos com segurança.
Os pesquisadores dizem que isso também pode provocar mudanças em testes para detectar câncer, com pessoas que estão envelhecendo rapidamente tendo que passar por testes mais cedo.
Timmons diz que o teste também será uma ferramenta útil na previsão do início da demência.
Ele afirma que ele poderia ser combinado com outros exames para identificar pessoas com mais risco de desenvolver a doença neurodegenerativa e usá-los em testes clínicos.
"Neste momento, precisamos de ferramentas para identificar aqueles que correrão mais risco daqui a 10, 20 anos, e acho que é aí que essa pesquisa terá impacto", disse.
Aposentadoria?
Os cientistas do King's sabem que a possibilidade de verificar sua idade biológica por ter consequências para a concessão de aposentadorias e prêmio do seguro.
"Isso levanta várias questões, sem dúvida, e um forte debate, mas nós já somos julgados por nossa idade, então isso pode ser uma forma mais esperta de fazer isso."
"Você pode decidir não dar muita atenção para a aposentadoria e curtir sua vida como ela é agora."
Outros pesquisadores também consideraram o novo método promissor.
"Esse novo teste tem grande potencial já que, com mais pesquisa, pode ajudar a melhorar o desenvolvimento e avaliação de tratamentos que prolongam a boa saúde na terceira idade", disse Neha Issar-Brown, do UK Medical Research Council.
"Uma das maiores questões na biologia humana é como envelhecemos e como esse processo tem impacto na nossa saúde em geral e o risco de condições como Alzheimer", disse Eric Karran, do Alzheimer's Research UK.
O endocrinologista João Eduardo Salles falou ao programa Bem Estar sobre os efeitos que a alimentação pode ter sobre a longevidade, lembrando que é preciso prevenir as doenças cardiovasculares e a obesidade para se ter uma vida mais longa.
 
Comentário: para nós que temos fé em Deus e nas forças que regem junto com ele todo sistema de coisas, acreditamos que a fé, a espiritualidade e o carma tem fundamental importância, para que tenhamos uma vida longa e de bem estar.

No mundo de hoje, as pessoas, se apegam apenas a parafernália da tecnologia, as dietas bem elaboradas e a receitas que apenas leva em conta o que os cientistas dizem.  No entanto, basta olhar no nosso dia a dia pra perceber que tem algo muito mais além do que apenas os cuidados diários com o corpo. A genética é herança de nossos ancestrais, mas, não é formada apenas pelo acaso. Na verdade, há muito mais questões em jogo. 

A formação de uma pessoa, o destino dela e suas possibilidades em viver bem nesta vida, dependem de forças que estão além de nossa própria vontade, dos cuidados que recebemos da família ou da forma que levamos nossa vida. 

Num horóscopo por exemplo, podemos perceber que a carta natal de um indivíduo nos mostra traços importantes para que possamos identificar o potencial de uma pessoa. Uma pessoa que tem a casa da saúde fraca ou ocupada por planetas maléficos, sem dúvida terá uma vida mais atribulada no que se refere a sua saúde física. E há pessoas que tem uma saude física ruim, enquanto outras tem uma saúde mental debilitada e ainda aqueles que tem as duas áreas ruins. Até porque uma sempre acaba prejudicando a outra. 

Há ainda as pessoas que por ter uma saúde física e mental debilitada, acaba por ter também uma espiritualidade ruim, cheia de complexos, síndromes e pavores, embutidos a sofrimentos de ordem espiritual. 

E influenciados por toda imposição do patriarcado e dos livros sagrados como a Bíblia, o Alcorão e outros, as pessoas costumam logo indicar uma religião, como se esse fosse o caminho principal. Porém na verdade, a maior parte das pessoas, precisam de fé no Sagrado mas, nem sempre de uma religião ou de líderes espirituais. A religião de uma pessoa, nem sempre irá preencher o vazio existencial de outras pessoas. Cada pessoa tem um caminho, tem necessidades específicas e missões, por isso, jamais devemos cair nos laços do fanatismo, sectarismo ou subserviência religiosa.

Mas, voltando ao assunto da pesquisa, podemos dizer que a questão biológica, orgânica e genética, é sim importante, mas, que não é o único traço existencial que fará uma pessoa viver bem. Se olharmos os acontecimentos diários veremos que pessoas aparentemente morrem saudáveis, morrem antes da hora. Isso sem falar em homicídios ou suicídios, que já são outras causas do carma e missão existencial. Apenas, levando em conta pessoas que morrem de doenças que aparecem de repente ou traumas que nada tem haver com o que a pessoa come ou com a sua rotina diária. 

Enfim, há muito mais forças atuando sobre nós, que apenas a vontade humana. Pessoas com odus ruins, em especial aquele odu que é o indicador da área da saúde, podem ter o melhor acompanhamento médico, boas academias e rotina voltada a saúde, que mesmo assim acabará passando pelos testes que o carma lhe impõe. Assim como pessoas que parecem ser indivíduos robustos, saudáveis e com uma vida longa pela frente, muitas vezes caem, por causa de questões espirituais.  Como por exemplo, pessoas que seu anjo da guarda, se afasta e seus demônios internos e externos, passam a bagunçar sua vida, sua psique e sua alma.

Podemos perceber que tem pessoas que parecem ser mais fortes que outras. E muitas delas são sim. Tem uma estrutura psicológica melhor, mais harmonizada e um poder espiritual que lhes protege. Pessoas que tem um anjo da guarda voltado a cura. Mas, acima de tudo, as pessoas que mais tende a viver com intensa firmeza e proteção, são aquelas que além de ter dons espirituais, aprendem a cumprir sua missão de vida e espiritual. Pessoas que sabem repartir graças, que sabem fazer o bem e que trilham os caminhos que seu destino lhes revela como sendo os que devem ser percorridos.
 
Assim como tem pessoas que aparentemente tem uma vida perfeita, harmoniosa e feliz, mas, de repente, tudo virá um caos, pois sua vida chega a uma "encruzilhada existencial", onde ela perde o ponto de equilíbrio, as punições chegam e a hora do teste se revela.  Isso porque, a pessoa pode se deixar levar por soberba, ganância, vaidade e luxuria, minando assim seus dons, perdendo a confiança divina e afastando as forças que lhe protege.

Em termos e conceitos de Umbanda Astrológica, por exemplo, uma pessoa que tenha as linhas de Esquerda muito intensas, negativas e descontroladas, certamente vai desenvolver problemas sexuais, psíquicos e síndromes. Uma mulher por exemplo, com uma pombagira intrusa em sua companhia, onde sua guardiã ancestral esteja fraca, amarrada ou seja submissa, com certeza, terá uma vida muito tumultuada. Além de se prostituir, se tornar uma adúltera incorrigível, usada pelos cafajestes mais aproveitadores, sem dúvida irá ter sérios problemas de doenças e também desordens hormonais e perda de imunidade.  Assim também como homens nesse estado de linhas de esquerda se sobrepondo sobre seus protetores de luz, também terá impotência, problemas urinários, de próstata, de rim, taquicardia, síndrome do pânico, além de ira, descontrole, vícios e problemas na vida amorosa. No entanto, lembro aqui um detalhe importante - assim como no mapa astrológico, um único planeta maléfico ou aspecto, não dita a vida de uma pessoa e tudo tem que ser olhado interligado, também uma única linha ou entidade, também não tem poder de atrapalhar a vida de uma pessoa.

Como assim? Me refiro ao fato de muitas pessoas continuarem avaliando problemas por prismas reduzidos, sem avaliar o todo. Ou seja, se uma pombagira, traz problemas na vida de uma mulher ou de um homem, como se um orixá ou exu, parece travar a sua vida, não é pelo simples fato dessa determinada força, mas, de um conjunto de fatores. Assim, se uma pessoa sofre de obsessão de um Egum, que faz com que ela adoeça, se ela sofre na sua vida sexual, com ataques de um kiumba ou de um exu sem luz, como também se algum Odú trava sua vida, é porque no geral, seu signo, seus odús e seus atos, estão alinhados pra destruição. 

Na verdade, um único Odú ruim, não vai fazer mal a uma pessoa se os demais odus são positivos e se sobrepõem. Como um exu ou pombagira e egum, não fará mal a ninguém se os demais orixás, linhas e vibrações, estão em harmonia lhe dando cobertura. O fato é que quando uma pessoa adoece, beira a morte, sofre perdas no amor, tem distúrbios sexuais e pena carmicamente, tem haver com muitos fatores. Como por exemplo, agir contra seu destino, contra seus ancestrais e contra sua própria alma.  

E pessoas que aparentemente não fazem nada de errado, parecem ser boas almas e não cometem nada contra sua honra e nem do Sagrado, porque penam? Por que suas vidas não andam? Por que não tem sucesso? Por que inocentes penam?  Bem, essa é uma questão complexa, que na maioria dos casos, está muito além de nossa compreensão e filosofia. No entanto, pra não parecer leviano ou fazer prejulgamentos, não vou me ater a culpar erros de vidas passadas, pois, estaria acusando pessoas que já nascem com problemas, como se elas fossem pessoas ruins em outras vidas e os que nascem saudáveis fossem melhores. Mas, não quero me apegar apenas a essa forma como fazem os kardecistas. Na verdade, eu creio que há uma junção de fatores, que vão além dos nossos atos e vontades. Há uma necessidade de ajustes que vão além de nós mesmos.

Eu acredito que questões familiares contam muito e não apenas o ato individual de cada um. Ou seja, muitos de nós penamos por causa de maldições familiares, erros de nossos ancestrais e por causa de um contexto maior a que estamos inseridos. Mas esse é um assunto complexo e extenso, que trataremos outra hora.

Mas, pra dar uma exemplo, lembrem-se dos egípcios. Como nos conta a Bíblia, eles sofreram pragas terríveis. Muitos morreram e penaram por causa do Faraó. No entanto, muitos eram pessoas que sequer tinham algo haver com a escravidão dos hebreus ou que comungassem com a  teimosia de Ramsés. Mas, como todo Egito estava dentro de um contexto, de uma Era de punição e em confrontos astrais, espirituais e sociais ou políticos, muita gente foi sugada pelo carma coletivo. E assim, muitas vezes somos punidos por fenõmenos da natureza, dos acontecimentos políticos e da vida, sem sequer concordar com algo que esteja em vigor. Muitas vezes somos pegos de surpresa, sem nem imaginarmos que sofreriamos. Isso porque independe de nós. Esqueçam aquela baboseira de "O Segredo"! Na verdade, o pensamento positivo é importante, pra nos manter esperançosos, confiantes e mais ligados em tudo que ocorre, como para estarmos preparados. Mas, nem de longe nossa mente tem o poder que muitos pregam. 

Na verdade, foi dito no Evangelho que "a fé move montanhas", mas, não tão no sentido literal como muitos pregam. Tanto a fé, quando a esperança e o pensamento positivo, são utéis, mas, não tem força o suficiente pra banir o carma, o destino e evitar que nossa alma seja testada por Deus. A fé é importante, pra nos manter alerta, pra que nos mostre caminhos, mas, como diz a própria Escritura Sagrada: "a fé sem obras é morta".

E por isso, quem nasce com missões espirituais, ancestrais e carmicas, precisam cuidar na prática. Não apenas comprando uma Bíblia e lendo ela dia e noite, esperando que Deus resolva seus problemas, sem que a pessoa cumpra sua parte. Se Deus quizesse ficar fazendo coisas pra nos agradar, bagunçando o sistema, ele não mostrava a vida em movimento natural onde temos que aprender e evoluir. Se Deus quisesse revolver as coisas como num passe de mágica, não testava o povo hebreu e o Faraó, até fazer eles se dobrarem. Simplesmente, fazia o poder modificar tudo! Ou não teria enviado o Cristo pra modificar as coisas e a fé no coração das pessoas, ele simplesmente empunhava sua fé e ditava. Mas, Deus é sábio e nos dá missões a cumprir, que valorizam ou destroem nossa existência dependente de que forma nos façamos nosso dever. 

É fácil comprar um salão, colocar um altar e uma Bíblia, pra passar as pessoas uma imagem de milagre pela fé, apenas com gritos e cantos. Mas, a vida real não é simples assim. Recolher dinheiro e modificar a vida financeira pra dar como exemplo, é uma uma coisa. Mas, resolver as questões do espírito é outra. Sucesso material e ir a igreja com carrões e roupas sociais caras, não faz de uma pessoa santa ou dignificada.  

As grandes pessoas na história, não ganharam notoriedade ou santidade, apenas com bláblablá, com pregações ou falando da vida de patriarcas, mas, ganharam a confiança de Deus com uma fé viva, com atitude e com verdade. Todas as pessoas saudadas e admiradas na Bíblia, como o próprio Moisés, Elias, Isaque, Jacó ou Abraão, mostraram seu valor. Cumpriram missões e não precisaram manipular pessoas ou esperaram as coisas caírem do céu. Todos os patriarcas, fizeram fortuna, com o suor do seu rosto e não com manipulação gananciosa.

A fé, nasce da alma, de um coração puro e iluminado, jamais de manipulação ou imposição. Deus, é o poder que mantém a ordem cósmica, que mantém a vida e que conhece o coração de cada um. Não são homens que nos santificam, não são regras ditadas por mentes confusas, preconceituosas e intolerantes que nos mostrarão os caminhos e sim a inspiração divina.

Carlinhos Lima 
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)