AKATU. Em Tupi antigo, na qual o prefixo A significa, ao mesmo tempo, “semente” e “mundo”, e Katu, “bom ou melhor“. A essência individual da semente associada ao mundo, por definição, coletivo, permite traduzirmos a palavra Akatu por “semente individual boa para um mundo coletivo melhor” e englobar numa única identidade o indivíduo e o próprio mundo, colocado como o reflexo de todos os que nele convivem. De fato, a semente individual contém a matriz da árvore que, embora única, se insere no coletivo da floresta e, portanto, no mundo semente individual boa para um mundo coletivo melhor.
Essa palavra antiga, pouco conhecida e quase desconhecida até mesmo de mestres em rituais, representa um poder muito maior do que apenas o pensamento de um mundo melhor.
A sua filosofia está contida num bem estar muito harmonizado com a evolução do planeta. Entre essas evoluções estão inseridas a espiritualidade, a cultura e até mesmo a sexualidade, pois sem esta ultima o ser humano deixaria de existir.
E para que esse bem estar do nosso planeta seja amplo, real e forte, tudo tem que começar pelo nosso bem estar, até porque somos nós os detentores físicos dessa maravilhosa dimensão que chamamos de Terra!
A Palavra da moda agora é sustentabilidade, até mesmo na política o tema tá inserido, creio que mais por um caráter sensacionalista do que por um ato sincero, mas, ao menos estão mais voltados a falar do assunto! Só que o consumismo continua dominando as pessoas! Mesmo nos eventos onde dizem que vão defender a natureza, observamos o grande número de lixo gerado pelas próprias pessoas que se dizem "defensoras da natureza". Na verdade não conseguem viver sem a tecnologia que vem com um material quase todo retirado do petróleo, do fundo da terra e da exploração da Natureza e que gera cada vez mais consumismo.
Bem mais voltando a palavra sagrada mencionada a cima, voltemos então ao nosso bem estar, façamos de nosso espaço individual um lugar mais harmonizado não só com o ambiente, mas, com nosso espírito.
Criemos um ambiente que nos deixe bem, que gere boas energias e que nos deixe protegidos.
Percebam que cada indivíduo tem o seu "mundo interior" e que ele só se sentira bem ao exteriorizá-lo, pois, isso serve para que ele pense que adentrou esse seu mundo imaginário, ou revelado por forças maiores! Uns criam um ambiente onde vivem com muita tecnologia, outros com religiosidade, outros com musica, outros com muito verde, etc. Mas, o importante é criar algo que o deixe satisfeito, em harmonia e integrado.
Os filhos de Oxóssi, adoram o contato com os animais, com o verde e com o que é natural e pode ser colhido. Já os de Oxum, quer beleza, quer algo de luxuoso e assim por diante. E temos que lembrar que ainda há fusão de um estilo com outro. Por exemplo um filho de Oxóssi com Oxum, pode gostar de um sítio mais luxuoso, mais colorido, mais enfeitado e mobiliado. Ou algo na cidade, que seja integrado ao meio ambiente.
Na verdade há uma coroa atuando sobre nós, que além de pai e mãe de cabeça, tem os guias, protetores, exus, pombagiras, orixás menores e Ancestrais, que mexem com nosso ser! Por isso, sabemos que cada pessoa é única, diferenciada não só nas suas estruturas físicas, mas, mentais, sentimentais e espirituais. Somos formados de espírito, corpo, mente, cultura e sentimentos.
Que Deus abençõe a todos e AKATU pra todos!
Carlinhos Lima - Astrólogo, Tarólogo, Pesquisador e Mago de Umbanda Astrológica
16/10/2010
- ...
-
Trecho do livro: Lilith na parceria - auto-realização através do Lua Negra (Chiron Tübingen Verlag 2002) Quando a Lua Negra é colocad...
-
As Entidade de Marinheiro trabalham na Linha de Iemanjá e também de Oxum, que ...
-
SÍMBOLOS SAGRADOS de Umbanda-Astrológica. Símbolos usados pelos guias de Umba...
Nenhum comentário:
Postar um comentário