Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Muitos tem preconceitos e atacam, sem saber de nada

Em conceitos de Umbanda tradicional, levando em conta os mitos, os orikis e até os odús vindos do Sistema Orumilá-Ifá, sabemos bem que as linhas de Ogum e Obaluaê não são muito harmônicas, pelo fato de representarem arquétipos, forças e ações antagônicos em controvérsias. No entanto, no conceito de Umbanda Astrológica, a Teologia de Umbanda Astrológica nos mostra uma definição mais profunda, distinta e que leva em conta outros tantos códigos que não se capta na Umbanda, especialmente a Umbanda Popular. Bem, isso ocorre pelo fato de na Umbanda Astrológica, o termos e conceitos astrológicos serem também levados em conta na maioria das vezes. Tanto em respeito ao Arqueômetro, a Lei de Pemba e da formula cósmica zodiacal.

Assim sabemos que ao mesmo tempo em que Ogum não é tão compatível com Obaluaê, porque Ogum representa principio e inicio, Obaluaê e Omulú, representam decrepitude, final, reclusão, uma certa inércia, ao tempo em que Ogum é ação! Além do mais, sabemos bem da fusão das vibrações, que nos pontos onde elas se conectam, Ogum se exalta, fica mais forte e poderosamente, defende as tradições. Assim num ano de Obaluaê como 2013, Ogum é o principal guerreiro comandado por Obaluaê. Ainda mais que Saturno transita por Escorpião, os portais da morte, sexo e magia. E que Áries será o Ascendente do Ano Astrológico. Na verdade tudo depende da conexão, pois a roda zodiacal, tem pontos harmônicos e desarmônico para cada portal, vibração e astro.

 A Umbanda, quando vista pelos leigos, religiões preconceituosos, ateus, fanáticos e críticos da vida alheia, dá a impressão de uma bagunça total. Até pra mim que pesquiso a Umbanda há quase vinte anos, confesso que ainda fico surpreso e sinceramente assustado com tantas coisas medonhas que vemos Brasil à fora! Confesso que em certos terreiros eu não entro nem amarrado! A ganancia, desinformação, desrespeito, fetichismo e pirotecnia, transformou a Umbanda numa coisa meramente forjada na superstição, engodo e piorou ainda mais, quando imprimiram na Umbanda certos conceitos que não é dela. Por um lado seu aspecto totalmente banal, aquele da macumbaria que assusta e revolta! E por outro o da demagogia, que tenta mascarar, disfarçar e enganar as pessoas com o carimbo do Espiritismo. Pra uns a malandragem, pra outros a desinformação e pra os demais a boa vontade, mas, sem conhecimento. Isso porque como estamos num Continente onde as ideologias cristãs são mais aceitas, são simpáticas e pra brasileiro tudo que reluz é ouro, as aparências contam e muito. Assim as praticas espíritas são mais aceitas facilmente, com o lema de caridade, do branco, da limpeza e de toda a mescla com o cristianismo. Enfim surgiu não apenas por culpa da perseguição católica não, o tal sincretismo, na verdade os próprios umbandistas, reformadores, quiseram dá um grau, fazer um marketing mais aceitável pra vender suas ideias. Hoje em dia tá cheio de autor, que só lança livro psicografado, com as ideologias kardecistas... volto a repetir nada contra, admiro e muito o Kardecismo, porém cada um com seu cada um! Umbanda é Umbanda e Espiritismo é Kardecismo. Além disso, parece que quando alguém se diz espiritualista, tá se declarando kardecista! Mero engano meu caro pataxó! Na verdade nada haver!

E por causa dessas misturebas, Exú se desvirtuou, ninguém entende direito os conceitos de Pomba gira, e vemos sujeira pra todo lado nos centros das grandes cidades, com farofa, pipoca e velas, na macumbaria da umbanda banal, enquanto de outro lado, as orações de mãos dadas, passes e a tal Apométria, que é uma certa terapia, que ninguém sabe se é espírita, alternativa ou simples invencionice. E essa confusão toda tá matando a Umbanda, tanto que nem aparece no senso do IBGE, pois pra muita gente, mesmo que esteja enfiado dia e noite e batendo tambor, dizer que é kardecista é mais bonitinho, europeu e mais alfabetizado... Se é Umbanda, querido irmão é Umbanda e pronto, se não é não é!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)