Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 12 de março de 2023

NÚMEROS: HISTÓRIA E SIMBOLOGIA

 


  A descoberta de que os acordes agradáveis ao ouvido eram produzidos pela vibração de cordas cujo comprimento podia ser expresso por relações numéricas simples levou Pitágoras a postular a existência do conceito de harmonia, e constituiu o primeiro passo que levou a uma formulação matemática do conhecimento do mundo.


Nesse modo de ver (“tudo é número”), toda forma pode ser expressa por números que, tal como os “arquétipos divinos”, estão ocultos na estrutura do universo e só se manifestam a quem busca conhecimento e sabedoria ao mesmo tempo. É o que demonstra, por exemplo, o teorema de Pitágoras e sua lei do quadrado da hipotenusa.


“Os números não foram jogados às cegas no mundo; eles foram reunidos para constituir sistemas harmoniosos, como as formações cristalinas e as notas da escala musical, em virtude das leis gerais que regem o universo” (Koestler).

[ www.shunya.net ]
 

  Segundo os conceitos de Pitágoras (século 6º a.C.) e de seus discípulos,
os números são a chave das leis da harmonia cósmica e os símbolos de
uma ordem divina universal.

Os números, portanto, não eram considerados apenas como unidade de medida, mas como os archaï (ou seja, os elementos básicos, o fundamento) de todas as coisas “como o nexo primordial e incriado que assegura a persistência eterna dos componentes do universo” (Filolau, século 5º a.C.)


 

A numerologia foi desvendada pelo filosofo Pitágoras, o mesmo que ficou conhecido por ter descoberto o teorema da geometria em que, em um triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos dois lados adjacentes será igual ao quadrado de sua hipotenusa. Porém, muitos de nós não conhecem o outro lado de Pitágoras. Pitágoras acreditava que todo planeta tinha um som peculiar próprio. Ele representou esse som usando números. Ele percebeu que os números podem ser classificados como tendo qualidades masculinas ou femininas, natureza introvertida ou extrovertida, números de sorte, números bonitos ou feios, etc. Ele também mencionou que alguns números carregam dívidas kármicas – resultados de más ações feitas em partos anteriores, baseado nas vidas atuais das pessoas. Platão seguiu a filosofia de Pitágoras.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)