Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 12 de março de 2023

Numerologia e magia: o poder dos números

 


 É notável, aqui, mais um paralelo que se pode estabelecer com a numerologia cristã, já que o quatro, que é o signo da materia prima, pode equivaler a Maria, que, nas especulações alquímicas, é o próprio símbolo do corpo humano, ou do corpo primeiro do mundo, ou seja, da materia prima, cuja coroação ou Assunção marca as núpcias celebradas com a Trindade (Speculum Trinitatis de Reusner)

 
A forma geométrica do círculo (ZERO) é a que mais se presta para nos dar a idéia de infinito porque, enquanto qualquer outro tipo de linha traçada nos mostra sempre um princípio e um fim, o círculo (ZERO) é perfeitamente contínuo. É o ZERO que simboliza o Espaço, o Absoluto, ainda imanifestado, o princípio latente de todas as coisas, de que provêm todos os SEPHIROT (números de que se compõe a escala numérica da Cabala) ou seja, deste ABSOLUTO imanifestado é que se originam todas as coisas. Na Maçonaria, a letra “G”, que é, como veremos, uma modificação do círculo (ZERO) e representa o Grande Arquiteto do Universo, representa o “ciclo do Tempo, perpetuamente emanado e, devorado pela Eternidade, imagem da Força Criadora que se manifesta do estado potencial latente”. Em uma última palavra, o ZERO é o símbolo esotérico que representa, Deus, Criador incriado, a Causa sem Causa, de onde tudo se origina e que ainda é imanifestado, “paira” no Espaço Absoluto! 

O primeiro versículo do Capítulo 1, do Gênesis, diz:
Gen. I,1- “No princípio Deus criou os céus e a Terra”.
Isto significa que a CAUSA sem CAUSA (Deus) se manifesta agora, tornando-se, através de Sua criação (o céu e a terra), compreensível, palpável e capaz de ser entendido como uma forma real da qual advirão todas as outras formas. Simbolicamente, o Espaço Absoluto (o Absoluto imanifestado) é representado por um círculo branco (ZERO) traçado sobre um fundo inteiramente negro. A primeira manifestação da CAUSA sem CAUSA, cujo Espírito, segundo a descrição bíblica, “pairava” sobre (ou dentro) daquele Espaço Absoluto (que era o mesmo Deus ainda imanifestado) é simbolicamente representada por um “ponto” (YOD), situado no centro do circulo (ZERO).


 

O Quatro

Do ponto de vista simbólico, o quatro se encontra entre os números considerados mais importantes. O quatro está, de fato, relacionado à cruz e ao quadrado; existem quatro estações, quatro rios no Paraíso, quatro temperamento, quatro humores, quatro pontos cardinais, quatro evangelistas, quatro grandes profetas – Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel –, quatro doutores da Igreja – Agostinho, Ambrósio, Jerônimo e Gregório o Grande.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (344) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (140) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (32) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)