Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 29 de junho de 2014

Astrofísica: Planeta descoberto em estrela próxima do Sol pode ter água líquida

Segundo cientistas, a descoberta é uma evidência de que planetas potencialmente habitáveis em nossa galáxia são "tão comuns quanto grãos de areia na praia"

 

Cientistas acreditam que a estrela Kapteyn (ponto vermelho à esquerda) foi ejetada de uma galáxia anã que se integrou à Via Láctea (Victor Robles, James Bullock, and Miguel Rocha at University of California Irvine and Joel Primack at University of California Santa Cruz)
Uma equipe internacional de astrônomos descobriu dois novos planetas orbitando uma estrela muito antiga e próxima do Sistema Solar. Um deles, denominado Kapteyn b, está uma distância da estrela que permite a existência de água líquida em sua superfície – um ingrediente essencial para a formação da vida. A pesquisa que descreve as descobertas foi publicada nesta terça-feira no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Two planets around Kapteyn's star: a cold and a temperate super-Earth orbiting the nearest halo red-dwarf

Onde foi divulgada: periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society

Quem fez: Anglada-Escude, Guillem; Arriagada, Pamela; Tuomi, Mikko; Zechmeister, Mathias; Jenkins, James; Ofir, Aviv e outros

Instituição: Instituto Carnegie, nos Estados Unidos, e outras

Resultado: Os pesquisadores descobriram dois novos planetas orbitando uma estrela muito antiga e próxima do Sol. Um deles, denominado Kapteyn b, está uma distância da estrela que permite a existência de água líquida em sua superfície
A estrela ao redor da qual os novos exoplanetas orbitam é denominada Kapteyn, em homenagem ao astrônomo alemão Jacobus Kapteyn, que a descobriu no fim do século XIX. Ela tem um terço na massa do Sol e se localiza nos limites da Via Láctea. 
O planeta Kapteyn b, candidato a ter água líquida, possui cinco vezes a massa da Terra e dá uma volta completa ao redor de sua estrela a cada 48 dias. O segundo planeta, Kapteyn c, é mais massivo, com um ano correspondente a 121 dias terrestres e, provavelmente, frio demais para ter água líquida.

Instrumentos que estão sendo desenvolvidos atualmente poderão, em breve, analisar a atmosfera desses planetas e verificar a presença de água, acreditam cientistas. "Essa é mais uma evidência de que quase todas as estrelas possuem planetas, e que planetas potencialmente habitáveis em nossa galáxia são tão comuns quanto grãos de areia na praia", afirma Pamela Arriagada, pesquisadora dos Observatórios Carnegie, nos Estados Unidos.
Os planetas foram descobertos a partir de instrumentos do Observatório La Silla, no Chile, parte do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês); do Obervatório Las Campanas, também no Chile, operado pelo Instituto Científico Carnegie (CIS, na sigla em inglês), e do Observatório W. M. Keck, no Havaí, da Associação de Pesquisa em Astronomia da Califórnia.

Proximidade — A estrela Kapteyn é a 25.ª mais próxima do Sol, a 'apenas' 13 anos-luz da Terra. Os cientistas acreditam que ela tenha se originado em uma galáxia anã que se desfez e foi absorvida pela Via Láctea. Esse 'canibalismo galáctico' mudou a estrela de direção, fazendo com que ela acabasse nas proximidades da Via Láctea.
Estima-se que essa estrela e seus planetas tenham cerca de 11,5 bilhões de anos, 2,5 vezes mais do que a Terra e apenas dois bilhões de anos a menos do que a formação do Universo. "Isso faz com que a gente se pergunte que tipo de vida pode ter evoluído nesses planetas em um período tão longo de tempo", diz Guillem Anglada-Escude, pesquisador da Queen Mary University of London e um dos autores do estudo.
Kepler-186f
A 500 anos-luz da nossa galáxia (cada ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros) e orbitando a zona habitável de uma estrela anã, esse é o único planeta a ter o mesmo tamanho da Terra. Com isso, os cientistas estimam que ele seja composto de rochas, ferro, água e gelo e tenha uma atmosfera parecida com a do mundo onde vivemos. Além disso, ele tem um movimento de rotação semelhante ao nosso, o que garante uma temperatura bem distribuída em todas as suas faces. Essa soma de características indica que ele pode ter água na forma líquida, um dos fatores fundamentais para a existência de vida sobre sua crosta.

Kepler-62e
Descoberto em abril de 2013, está na zona habitável da estrela Kepler 62, um pouco menor e mais fria que o Sol. Estar na zona habitável significa a presença provável de água. Ele fica a 1.200 anos-luz da Terra e tem tamanho 60% superior ao do nosso planeta. Sua órbita é de 122 dias e os cientistas estimam que ele pode ser rochoso, como Marte, ou formado de oceanos.
Esse foi o primeiro planeta fora do Sistema Solar encontrado em uma zona habitável, em setembro de 2010. Está a 20 anos-luz de distância, orbitando uma estrela anã na constelação de Libra. Sua massa é três vezes maior que a da Terra e ele tem um período de translação (tempo que o planeta leva para dar uma volta completa ao redor de sua estrela) de 37 dias. Ele possui apenas uma das faces voltadas para a estrela, o que significa que um de seus lados recebe luz constantemente, enquanto o outro permanece na escuridão. O lugar mais confortável para morar, com temperaturas entre -31 graus Celsius e -12 graus Celsius, seria na linha intermediária entre a sombra e a luz. E a gravidade é semelhante à da Terra, o que significa que poderíamos andar por lá sem dificuldades.
Descoberto em 2012 e confirmado em 2013, o planeta é uma super-Terra: tem 4,5 vezes a massa do nosso planeta. Fica a 22 anos-luz de distância, na constelação de Escorpião e orbita uma estrela anã, que tem um terço da massa solar e faz parte de um sistema estelar triplo (onde três estrelas orbitam uma em torno da outra). Está na zona habitável, o que indica a presença provável de água na forma líquida, e temperaturas nem muito quentes nem muito frias.
Localizado a 600 anos-luz da Terra, tem 2,4 vezes o raio do nosso planeta e está bem no meio da zona habitável de uma estrela muito parecida com o Sol. Foi encontrado em 2011 e demora 290 dias para dar a volta ao redor de sua estrela, o que faz com que, possivelmente, tenha as mesmas condições do nosso mundo.
Trata-se do planeta na zona habitável da estrela Tau Ceti, que fica na constelação da Baleia, a 12 anos-luz do nosso Sol, e é muito semelhante a ele. Tem cerca de cinco vezes a massa da Terra e os cientistas ainda não sabem se sua composição é rochosa ou gasosa, como os planetas gigantes.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

O Grande Arcano dos Senhores do Destino na Umbanda Astrológica - o homem se aplicando ao conhecimento


O Grande Arcano dos Senhores do Destino na Umbanda Astrológica - o homem se aplicando ao conhecimento
Senhores do Destino na Umbanda Astrológica - o homem se aplicando ao conhecimento

 Acessar o arcano dos orixás e cumprir o destino, por meio da busca pessoal

OLORUN abrange todo espaço e detém três poderes que regulam e mantém ativos a existência e o Uníverso: IWÁ, que permite a Uníverso genérica o ar, a respiração; AXÉ, que permite a exístência advir dinâmica; ABÁ, que outorga propósito e dá direção. Ou como diz o poeta Moraes Moreíra em "Pensamento Iorubá." 

Quando OLORUN começou a respirar, uma parte do ar transformou-se em massa de água, originando ORIXALÁ - o grande ORIXÄ FUNFUN do branco. O ar e as águas moveram-se conjuntamente e uma parte deles transformou-se em bolha ou monticulo uma matéria dotada de forma - um rochedo avermelhado e lamacento. OLORUN soprou vida sobre ele e com seu hálito deu a vida a EXU, o primeiro nascido, o procriado, o primogénito do Universo.

A existência transcorre em dois planos: o AIYE (mundo, habitação do homem) e o ORUN (além, habitação dos ORIXÁS, mundo paralelo ao mundo real, que coexiste com todos os conteúdos deste). Cada indivíduo, árvore, animal, cidade, etc, possui um duplo espiritual e abstrato no ORUN. Os mitos revelam que em épocas remotas, o AIYÉ e o ORUN esta vam ligados, e os homens podiam ir e vir livremente de um local a outro. Houve, porém, a violação de uma interdição e a consequente separação e o desdobramento da existência. Um mito da criação nos conta que nos primórdíos, nada existia a lám do ar.

O AXÉ como força pode diminuir ou aumentar dependendo da prática iItúrgica e rigorosa observância dos deveres e obrigações. A força do AXÉ é contida e transmítída através de elementos representativos do reino vegetal, animal e mineral (oferendas) e podem ser agrupados em três categorias: (a) sangue vermelho do reino animal (sangue), vegetal (azeite de dendâ) e mineral (cobre); (,b) sangue branco do reino animal (sêmem, a saliva), vegetal (seiva), mineral (giz); (c) sangue preto do reino animal (cinzas de animais), vegetal (sumo escuro de certos vegetais) e mineral (carvão, ferro). Estes trás tipos de sangue, por onde veicula o AXÉ, com sua coloração, vai determinar a fundamental importância da cor no culto. Resumindo: o AXÉ é, portanto, um poder que se recebe, partílha-se e distribuí-se através da prática ritual, da experiência mística e iníciátIca, conceitos e elementos simbólicos servindo de veículo. É a força do AXÉ que permite que o ORIXÁ venha e realize-se.

O chefe supremo do terreiro é o BABALORIXIÁ ou IYALORIXÁ (pai ou mãe que possuem o ORIXÁ). Eles são detentores de um poder sobrenatural - o AXÉ, a força propulsora de todo Universo. O AXÉ impulsiona a prática sagrada que, por sua vez, realimenta o AXÉ, pondo todo sistema em movimento. 0 AXÉ sendo principio e força é neutro. Transmite-se, aplíca-se e combina-se aos elementos naturais, que contám e expressam o AXÉ do terreiro, que pode ser: (a) o AXÉ de cada ORIXÁ, realimentado através das oferendas e da açio ritual; (b) o AXÉ de cada membro do terreiro, somado ao do seu ORIXÁ, recebido na iniciação, mais o AXÉ do seu destino individual (ODU) e o herdado dos próprios ancestrais; (c) o AXÉ dos antepassados ilustres.

O CANDOMBLÉ e a UMBANDA expressa-se nos terreiros ou roças, onde se cultuam os ORIXÁS e os ancestrais ilustres. O terreiro contém dois espaços, com características e funções diferentes: (a) um espaço urbano, construido, onde se dá a dança; (b) um espaço virgem (árvores e uma fonte, equivalentes à floresta africana), que é considerado sagrado. Na UMBANDA ASTROLÓGICA, porém, não se desfaz das tradições, não se ignora ou se diminui o caráter ritualístico, mas, entende que o homem pode cultuar seus ancestrais, seu orixá e cumprir seu destino, autonomamente, viajando, estudando e fazendo suas tarefas sagradas, como faziam os antigos magos. Nem sempre o homem tem que tá inserido numa comunidade, num grupo, numa hierarquia e essa é a principal diferença da Umbanda voltada a astrologia, da Umbanda tradicional. Ou seja, o homem é livre dos dogmas comuns da religião e passa ser senhor de seu carma, cumprindo os deveres e ordens dos Senhores do Destino, mas, como único buscador e senhor de suas decisões. Sem se voltar muito como fazem a maioria que tenta colocar seu destino e decisões, nas mãos dos sacerdotes e mestres. Claro que a importância sagrada do sacerdote continuará e terá sempre que ser respeitada, mas, no caso do adepto de Umbanda Astrológica, ele só busca em conformidade aos seus ciclos vitais, ancestrais e cósmicos, mas, não tem compromisso permanente com nenhum pai de santo ou casa de culto. Ele é mais pleno pra usar seu livre-arbítrio, sem tá interrogando o tempo todo e colocando a decisão nas mãos de outros.

A substâncla de origem divina (IPORI) torna manifesta a filiação a um deus especifico - o ELEDÁ, por Isso chamado o dono da cabeça. Conhecer seu ELEDÁ possibilita ao homem ser artifíce de seu próprio destino, cumprindo as obrigações ou In terdições que seu ORIXÁ determina. Saber manipular tais influências equivale ao conhecimento do horóscopo natal com as melhoras de vida, que se pode obter sabendo ouvir os astros. 0 "dono da cabeça" (ELEDÁ) determina o tipo psicológico de seu filho e responde, também, por suas características físicas e seu destino. Tradicionalmente, sabe-se qual o ORIXÁ da cabeça, pela leitura de búzios -forma divinatória na qual se lê o ODU. Para isso, usa-se búzio africano (CAURI ) previamente preparado para esse fim. Voltaremos, após uma visão geral da estrutura do CANDOMBLË aos ORIXÄS e tipos psicolögicos.

Os ORIXÁS - não são vistos aqui apenas como os deuses IORUBÁS da África e no Novo Mundo, como por tradição, segue o Candomblé. Na verdade, temos sim o saber desses orixás, eles são a base da Umbanda e da mesma forma a Umbanda Astrológica, também cultua e estuda o orixá ancestral vinda do Iorubá, mas, também vemos o orixá como signos, como casas celestes e como vibração, não apenas como representantes da Natureza, mas, dos signos zodiacais - em partes seriam ancestrais míticos encantados e metamorfoseados nas forças da natureza, mas, também signos, vibrações cósmicas e arcanos de saber e da existência humana, grafadas no inconsciente humano, particular e coletivo. Cada Indivíduo tem um ORIXÁ principal que é o "dono da cabeça", e outros que exigem cultuacão e que também oferecem proteção. A tradição afirma que cada ser humano, no momento em que é criado, escolhe livremente sua cabeça (ORI) e seu destino (ODU). Cada pessoa tem uma origem divina, que a liga a uma divindade específica. Esta parte divina à situada dentro da cabeça.

Em se tratando dessa parte da "escolha" a qual seria feita antes de reencarnarmos, não vejo como uma escolha ampla onde a alma escolheria qualquer coisa que quizesse, mas, apenas decidiria, dentro daquilo que sua missão e carma comportam. Ou seja, os Senhores do Destino, apenas apresenta-nos opções dentro de nossos merecimentos, pra escolhermos, a partir de um projeto elaborado pelo Criador e não que escolheremos da forma que achar melhor, criando odus e destinos do nada!

Os orixás são, eterno Movimento, que se manifesta nas danças, nas cores, nos elementos sacramentais, mas, também nos signos cósmicos e portais zodiacais, os quais revelam a força, luz e encantos do arcano ancestral do homem. Ritual comunitário de cantos, danças e alimentos sagrados na sua forma pública, o Candomblé e a Umbanda são sacramentado pelo Pai ou Mãe de Santo, pelos Filhos de Santo, pélos tocadores de atabaque (OGAN), que entoam os cantos sagra dos possibilitando a vinda do ORIXÁ, com a participação da comunidade dos mais velhos às criancinhas. Todos cantam e saúdam os ORIXÁS, executam a dança sagrada, num hino à Alegria, Amor e Partilha. E na Umbanda Astrológica, persiste o mesmo respeito e observações, mas, de forma mais individual, onde o mago o iniciado e médium, se sente a vontade de buscar sua força ancestral e axé, sem ter que ter intermediários o tempo todo, mas, torna-se um magísta autônomo e um buscador contemplador da luz cósmica.

EXU, o Mensageiro ou o Mercúrio africano, o intermediário necessário entre o homem e o sobrenatural, o intérprete da linguagem dos mortais e dos ORIXÁS. É pois o encarregado de levar aos deuses da África o chamado de seus filhos éstrangeiros. E nestas notas introdutörias, ele e chamado a levar aos filhos estrangeiros amostragem das infinitas possibilidades este rico Panteão, que se mantém vivo na África, no Brasil e em outros países do Novo Mundo. E ao contrário de muitos seguimentos e terreiros, aqui Exu não é visto como uma força neutra, mas, extremamente sábia e que também cumpre a Lei Maior com sabedoria.

Carlinhos Lima

Astrônomos descobrem uma mega-Terra que pode abrigar vida

Uma equipe de astrônomos anunciou nesta segunda-feira (02) a descoberta de um novo tipo de planeta. De composição rochosa, ele tem uma massa 17 vezes maior do que a da Terra.
Este planeta é muito maior do que todas as super-Terras descobertas até hoje. Por isso, os astrônomos dizem que esse planeta é uma mega-Terra. "Ele é o Godzilla das Terras", disse o astrônomo Dimitar Sasselov. "Mas ao contrário do filme de monstro, Kepler-10c tem implicações positivas para a vida."

Kepler-10c orbita uma estrela como o Sol uma vez a cada 45 dias. Ele está a cerca de 560 anos-luz da Terra, na constelação de Dragão. Essa distância indica que ele está mais longe do que "Kepler-186f", o primeiro planeta descoberto fora do sistema solar com um tamanho comparável ao da Terra e em que pode existir água em estado líquido.
O nome Kepler-10c é uma homenagem ao nome do satélite que o detectou pela primeira vez, o Kepler. Mas foi com ajuda de um instrumento do Telescópio Nazionale Galileo (TNG), nas Ilhas Canárias, que os cientistas mediram a massa desse planeta.
Foi durante essa análise que os astrônomos descobriram que o planeta pesava 17 vezes mais do que a Terra. Isso mostrou que Kepler-10c deve ter uma composição densa de pedras e outros sólidos.
Os astrônomos estimam que a idade do planeta é de 11 bilhões de anos. Ou seja, Kepler-10c nasceu três bilhões de anos depois do Big Bang, a grande explosão que deu origem ao universo.
Essa é uma prova de que planetas do tipo terrestre também se formaram muito cedo na história do universo. Essa descoberta faz os cientistas saírem em busca de planetas potencialmente habitáveis em regiões antes ignoradas, como nas estrelas mais antigas do cosmos.

Astrofísica: Astrônomos descobrem 3 gigantescos buracos negros a 4 bilhões de anos-luz

Um grupo internacional de astrônomos descobriu três enormes buracos negros, cujo tamanho supera em bilhões a massa do Sol, a uma distância de aproximadamente 4 bilhões de anos luz da Terra, informou o cientista Ian Heywood, um dos coordenadores do estudo.
"Os sistemas de múltiplos buracos negros supermaciços são raros", disse Heywood, astrônomo da Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial (CSIRO), em entrevista à rede australiana "ABC".

A equipe liderada por Roger Deane, da Universidade de Cape Town, na África do Sul, descobriu o novo sistema de três buracos negros a partir de quatro observatórios internacionais interligados para operar como um poderoso telescópio.
Os pesquisadores se concentraram na distante galáxia SDSS J1502+1115, onde descobriram que dois dos três buracos negros supermaciços estavam separados apenas por uma distância de 456 anos luz, e que orbitavam entre si.
A velocidade da órbita desses dois corpos que formam uma espécie de sistema estelar binário supera em 300 vezes a velocidade do som na Terra, segundo o astrônomo.
A descoberta, que representa o sistema mais estreito que se conhece até o momento, ajudará a entender como esses corpos se fundem e influem na evolução das galáxias, afirmou Heywood.
Os sistemas de órbita estreita como o descoberto pela equipe de Dean são uma das fontes primárias das ondas gravitacionais, segundo a teoria da relatividade geral de Albert Einstein.
Além disso, os estudos sugerem que as grandes galáxias têm um buraco negro em massa no centro, embora somente se descobriram algumas poucas delas, por isso essa descoberta publicada no último número da revista "Nature" sugere que são mais comuns do que se acredita.
Heywood explicou que seria muito estranho que os três buracos negros se fundissem entre si e o mais provável é "que um dos buracos negros seja expulso do sistema para que os outros dois se assentem em uma órbita mais estável e eventualmente se unam".

Astrofísica: Cientistas desvendam 'ilha mágica' em lua de Saturno

A "ilha mágica" que apareceu em uma imagem da lua Titã, de Saturno (Reprodução)

O objeto foi identificado pela primeira vez em uma imagem de Titã feita pela sonda Cassini, mas voltou a desaparecer poucos dias depois

 Cientistas identificaram quatro possíveis causas para o surgimento de uma misteriosa “ilha mágica” na superfície de Titã, maior lua de Saturno. Ela recebeu esse apelido de astrônomos aparecer e desaparecer em imagens do satélite feitas pela sonda Cassini. A pesquisa foi publicada no domingo, no periódico Nature Geoscience.

 A “ilha” apareceu como uma mancha brilhante em uma imagem feita no dia 10 de julho de 2013 pela sonda Cassini. Com 19 quilômetros de comprimento e cerca de 9,5 de largura, o misterioso objeto não estava presente em fotografias anteriores e voltou a desaparecer em uma imagem capturada no dia 26 do mesmo mês.

Titã é relativamente parecida com a Terra. Ela também apresenta atmosfera e estações bem marcadas. Ventos e chuvas criam mares e dunas em sua superfície, mas com a significativa diferença de que as dunas são feitas de gelo, em vez de pedras e areia, e os mares contêm metano e etano. Esses hidrocarbonetos são gases na Terra, mas em Titã, por causa da temperatura de – 180ºC, existem no estado líquido. A “ilha mágica” foi descoberta no Ligeia Mare, segundo maior lago de Titã, localizado no seu hemisfério Norte.

Explicações — No novo estudo, os cientistas limitaram as possíveis causas da mancha vista na foto a quatro: um ou mais icebergs; material em suspensão logo abaixo da superfície do lago; gases vindos das profundezas do oceano que teriam formado bolhas ao atingir a superfície; ou a primeira evidência de ondas no lago.
Estudos anteriores haviam levado à conclusão de que o Ligeia Mare seria tão estável quanto uma superfície de vidro, sem nenhuma perturbação acima de 1 milímetro. Mas os ventos fracos podem estar mudando: cada uma das estações em Titã dura o equivalente a sete anos terrestres, e o Hemisfério Norte está se aquecendo com a aproximação do verão, previsto para 2017. Temperaturas elevadas trazem ventos mais fortes, que provocam ondas.
Os pesquisadores ainda não sabem dizer, no entanto, se os ventos serão fortes o suficiente para dar origem a grandes ondas, ou apenas breves perturbações. Um acompanhamento por imagens nos próximos meses deve ajudar a resolver definitivamente o mistério. "Diversos processos, como vento e chuvas, podem afetar os lagos de metano e etano em Titã. Nós queremos observar as similaridades e diferenças com os processos geológicos que ocorrem na Terra", afirma Jason Hofgartner, estudante da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, e principal autor do estudo. Para ele, esse conhecimento pode ajudar a aumentar a compreensão sobre os ambientes aquáticos da Terra.

 

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Som e vida no espaço: Astrônomos detectam sinal misterioso no universo



Um grupo de astrônomos detectou um sinal misterioso a 240 milhões de anos-luz de distância da Terra no aglomerado Perseus, um dos objetos de maior massa no Universo. Se a teoria dos cientistas for confirmada, esta pode ser a primeira detecção de matéria escura. Os cientistas ainda não sabem qual é a origem do sinal de raios-X. Mas uma das teorias levanta a hipótese de que ele tenha surgido por causa de uma partícula subatômica chamada neutrino estéril, que pode estar relacionado com a matéria escura.

Esse tipo de matéria é invisível, não emite nem absorve a luz. No entanto, pode ser detectado por meio de sua influência gravitacional sobre os movimentos e aparência de outros objetos, como estrelas ou galáxias. Por causa dessas evidências, os astrônomos acreditam que ela é o tipo dominante de matéria no universo. Aglomerados como Perseus são os maiores conjuntos de matéria cósmica. Eles contêm galáxias e uma grande quantidade de gás quente preenchendo o espaço entre elas. Todo esse material é unido pela gravidade. Mas a influência gravitacional desses agregados mostra que as galáxias e o gás representam apenas um quinto da massa total. O resto é, provavelmente, matéria escura. O gás encontrado nesses aglomerados é, principalmente, hidrogênio. Em mais de 10 milhões de graus Celsius, ele é quente o suficiente para emitir raios-X. Mas as observações feitas por telescópios espaciais detectaram um comprimento de onda diferente. Os cientistas envolvidos com as observações imaginam que o evento foi causado por neutrinos estéreis, que são pensados ​​para interagir com a matéria comum pela gravidade. Esta, portanto, pode ser a primeira detecção de matéria escura. Agora, os cientistas vão trabalhar em busca de confirmação desta teoria. Se for aprovada, será um grande avanço na ciência, pois até agora ninguém foi capaz de detectar diretamente a matéria escura, apesar de ela constituir 85% de toda a matéria no Universo.

Riqueza no espaço: Descoberta estrela que pode ser diamante do tamanho da Terra

estrela de diamante do tamanho da Terra
B. Saxton (NRAO/AUI/NSF)

Mistérios do Universo

Os astrônomos estão empolgados com a descoberta de uma estrela de diamante do tamanho da Terra. Um artigo sobre a descoberta foi publicado na revista Astrophysical Journal. A estrela em questão é a anã branca mais fria e com o brilho mais fraco já identificada. Esse tipo de estrela costuma ter o tamanho da Terra e está em seu estágio final. Perto da morte, elas esfriam e desaparecem, em um processo que pode demorar bilhões de anos.

Como é extremamente fria e é formada de carbono e oxigênio, os astrônomos acreditam que o carbono foi cristalizado, formando um diamante gigante. Essa estrela está no sistema binário PSR J2222-0137 composto por ela e por um pulsar, ou seja, uma estrela de nêutrons extremamente densa que gira em altíssima velocidade. Os astrônomos descobriram esse diamante gigante a partir de observações feitas em instrumentos do Observatório Nacional de Radioastronomia (NRAO) e em outros observatórios. Primeiro, eles identificaram um pulsar. Ele girava 30 vezes por segundo e estava gravitacionalmente ligado a um segundo corpo celeste, a anã branca. Cálculos determinaram a distância do sistema em relação ao planeta Terra, que é de 900 anos-luz. Os cálculos dos cientistas também indicam que o pulsar tem uma massa 1,2 vez maior que a do Sol. Já a estrela de diamante tem uma massa 1,05 vez maior do que a do Sol, condensada em um diâmetro parecido com o da Terra. Segundo os pesquisadores, outras estrelas desse tipo já foram identificadas no universo. Mas sua detecção é extremamente rara, pois elas têm um brilho muito fraco. Por serem comuns, resta a esperança de que uma dessas estrelas seja encontrada mais perto da Terra para que seja possível precisar se realmente são feitas de diamante.

Lei de Pemba: Magia não pode ser acessada por qualquer um


A pemba é um elemento muito poderoso, por isso, devemos ter muito cuidado com ela. Em primeiro lugar, tem que ter axé, outorga e conhecimento. Segundo, tem que ter finalidades, respeito e está dentro da Lei Maior - a Sagrada Lei de Pemba. Além de ter a liberação do orixá dono desse importante elemento. Muita gente vai a uma casa de Umbanda, achando que chegando lá, poderá comprar tudo, fazer o uso de tudo e sair por ai fazendo mal as pessoas, dominando ou tendo poder! É um engano. Tudo depende de uma ordem maior. Da mesma forma que pra muita gente os elementos mágicos são inúteis, os feitiços também, mesmo pagando pra algum sacerdote, mago ou pai de santo. Porque não depende de quem lhe vende a magia, mas, dos Senhores do Destino. Não cabe a magos ou bruxos, liberar a magia. Eles podem até acessar, mas, sem os enquadramentos, alinhamentos e vibrações astrológicas ideais, nada vai funcionar.

A maior parte dos pais de santo, magos e bruxos, ignoram a importância dos ciclos, dos elementos e dos astros, por isso, mais de 90% de seus rituais são inuteis. Perceba que mesmo o povo judeu, prestava plenamente atenção as luas. Entre os judeus, cada lua nova marcava a ocasião para o toque de trombetas e a oferta de sacrifícios segundo o pacto da Lei. (Núm 10:10; 2Cr 2:4; Sal 81:3; compare isso com Is 1:13, 14.) As ofertas prescritas, na realidade, eram ainda maiores do que as normalmente oferecidas nos sábados regulares. (Núm 28:9-15) Embora não se declare especificamente que a lua nova assinalasse um dia de descanso, o texto em Amós 8:5 indica a cessação de trabalho. Pelo visto, era uma ocasião de banquete (1Sa 20:5), bem como uma oportunidade de se obter instrução na lei de Deus. — Ez 46:1-3; 2Rs 4:22, 23; Is 66:23.

Postavam-se vigias em pontos elevados em torno de Jerusalém, e depois de observar a lua nova, eles levavam imediatamente a notícia à corte judaica. Após ter recebido testemunho suficiente, a corte anunciava: ‘É consagrado’, marcando oficialmente o início dum novo mês. Quando o céu nublado ou neblina causavam pouca visibilidade, então o mês precedente era declarado ter tido 30 dias, e o novo mês começava no dia depois da reunião da corte. Diz-se também que se fazia um anúncio adicional pelo sinal de um fogo no monte das Oliveiras, fogo que então era repetido em outros pontos elevados, em todo o país.

Visto que a lunação média, de lua nova a lua nova, é de cerca de 29 dias, 12 horas, 44 minutos, os antigos meses lunares tinham ou 29 ou 30 dias. Originalmente, isto talvez tivesse sido determinado pela simples observância do aparecimento do crescente da lua nova; mas, no tempo de Davi, encontramos evidência de cálculo antecipado. (1Sa 20:5, 18, 24-29) Não obstante, em tempos pós-exílicos, a Míxena (Rosh Ha-Shanah 1:3-2:7) declara que o Sinédrio judaico se reunia de manhã cedo no dia 30 de cada um de sete meses no ano para determinar a lua nova.

Visto que o mês lunar sempre começava com o aparecimento da lua nova (hebr.: hhó·dhesh), o termo “lua nova” passou a significar também “mês”. (Gên 7:11; Êx 12:2; Is 66:23) A palavra grega se·lé·ne é traduzida “lua”, ao passo que a palavra grega men contém a idéia de período lunar. — Lu 1:24; Gál 4:10; também Col 2:16, onde ocorre ne·o·me·ní·a (lua nova). “O luzeiro menor para dominar a noite”, providenciado por Deus como meio de marcar “tempos designados”. (Gên 1:16; Sal 104:19; Je 31:35; 1Co 15:41) A palavra hebraica para “lua” (ya·ré·ahh) é intimamente aparentada com a palavra hebraica yé·rahh, que significa “mês lunar”. A palavra leva·náh, que significa “branco”, ocorre três vezes no texto hebraico, descrevendo poeticamente o brilho branco da lua cheia, especialmente evidente em terras bíblicas. (Cân 6:10; Is 24:23; 30:26) A palavra ké·seʼ (ou ké·seh), que significa “lua cheia”, também ocorre duas vezes. — Sal 81:3; Pr 7:20, ALA.

Os israelitas, embora orientados pela lua como indicador do tempo para determinar seus meses e suas épocas festivas, deviam permanecer afastados da prática da adoração da lua prevalecente nas nações ao redor deles. O deus-lua Sin era o deus da cidade de Ur, capital da Suméria, lugar de onde Abraão e sua família partiram para a Terra da Promessa. Embora os habitantes de Ur fossem politeístas, o deus-lua Sin, deidade masculina, era o deus supremo, a quem devotavam primariamente seu templo e seus altares. Abraão e seu grupo viajaram de Ur para Harã, que era outro grande centro da adoração da lua.

No Egito, onde tanto Abraão como o povo de Israel moravam mais tarde, praticava-se com destaque a adoração da lua em honra do deus-lua Tot, o deus egípcio das medidas. Em toda lua cheia, os egípcios lhe sacrificavam um porco. Ele passou a ser adorado na Grécia sob o título de Hermes Trismegisto (Hermes Três Vezes Grande). Na realidade, a adoração da lua se estendeu até o Hemisfério Ocidental, onde se encontraram, no México e na América Central, antigos templos zigurates dedicados à lua. Em inglês, a segunda-feira ainda deriva seu nome a adoração anglo-saxônica da lua, pois o nome deste dia, “Monday”, originalmente significava “moon-day”, ou dia da lua.

Jó também viveu no meio de adoradores da lua, mas e ele fielmente rejeitou a prática deles, de beijar a mão visando a lua. (Jó 31:26-28) Os midianitas vizinhos usavam ornamentos em forma de lua, pondo-os até mesmo em seus camelos. (Jz 8:21, 26) O pai de Abraão, Tera, que faleceu em Harã, parece ter praticado tal adoração idólatra. (Gên 11:31, 32) De qualquer modo, estas circunstâncias dão mais peso ao significado do aviso de Josué a Israel, antes da sua entrada na Terra da Promessa, conforme registrada em Josué 24:2, 14: “Assim disse Jeová, o Deus de Israel: ‘Foi no outro lado do Rio [Eufrates] que os vossos antepassados moravam há muito tempo, Tera, pai de Abraão e pai de Naor, e eles costumavam servir a outros deuses.’ E agora, temei a Jeová e servi-o sem defeito e em verdade, e removei os deuses a que vossos antepassados serviram do outro lado do Rio e no Egito, e servi a Jeová.”

As esposas estrangeiras do Rei Salomão introduziram em Judá a contaminação da adoração da lua. Sacerdotes de deuses estrangeiros mandavam o povo de Judá e de Jerusalém fazer fumaça sacrificial ao sol, à lua e às estrelas, prática que continuou até o tempo do Rei Josias. (1Rs 11:3-5, 33; 2Rs 23:5, 13, 14) Quando Jezabel, filha do rei pagão Etbaal, que governava os sidônios, se casou com o Rei Acabe, de Israel, ela também trouxe consigo a adoração de Baal, e, aparentemente, da deusa-lua Astorete. (1Rs 16:31) Os israelitas encontraram novamente a adoração da lua durante seu exílio em Babilônia, onde as ocasiões da lua nova eram consideradas propícias pelos astrólogos babilônios para prognosticar o futuro. — Is 47:12, 13.

Em Canaã, onde os israelitas finalmente se estabeleceram, a adoração da lua era realizada pelas tribos cananéias com o acompanhamento de ritos e cerimônias imorais. Às vezes adorava-se ali a lua sob o símbolo da deusa Astorete (Astarte, Astartéia). Astorete era supostamente a consorte do deus Baal, e a adoração destes dois freqüentemente enlaçava os israelitas durante o período dos juízes. (Jz 2:13; 10:6) Os adoradores da lua atribuíam poderes de fertilidade à lua e esperavam que ela fizesse suas plantações e até seus animais crescer.

Enfim, os magos, sacerdotes e espiritualistas de todos os povos, sempre captaram que a magia e os astros estão amplamente ligados. Por isso a astrologia e os oráculos, foram colocados junto com a magia nas descrições adulteradas de trechos bíblicos, certamente colocadas nas escrituras por monges copistas, instruídos pelos reformadores da Igreja. E por isso temos hoje, falsos profetas, usando uma Bíblia que tem com raiz todo um caráter iniciático, mágico e cheio de mitos, milagres, magia e mediunismo, pra atacar esses mesmos princípios, sem autoridade nenhuma e com tamanha demagogia! O pensamento mágico e a mediunidade são as principais vertentes de todas as religiões existentes na Terra. Até mesmo o Islamismo, segundo os próprios livros e o Alcorão nos contam, surgiu de um contato de Maomé com o Arcanjo Gabriel! E como se daria o contato de um mortal com um anjo sem a mediunidade?

Pessoas hoje em dia e ao longo de todas as perseguições, ignorando ou passando por cima de toda ritualística contidas no Templo do Senhor, citado na Bíblia, tentam atacar a magia, sem nenhuma autoridade! Alguém já tentou entender o por quê dos chifres com incenso no altar e toda a estrutura magística usada por Aarão e Moisés? Todos os meses hebraicos tem seu "mazal" (constelação ou signo do Zodíaco). A constelação é chamada "mazal" em hebraico (ligada à palavra "nazal"que significa "fluir") porque através dela D’us faz fluir de Si uma corrente constante de vida para a Terra, dando existência para tudo que Ele criou. Em outras palavras, não é o signo que influencia a todos, mas o Verbo de D’us, que age por meio deste signo. Quando D’us criou o Sol, a Lua, as estrelas e os planetas, Ele os arrumou em suas órbitas e constelações num total de doze. Assim, o povo judeu observa doze luas novas, cada uma ligada ao começo de um novo mês, base do calendário judaico.

Portanto, o "mazal" de cada mês está associado a acontecimentos da História Judaica. Por exemplo, o do mês de Nissan (Áries), relaciona-se com o cordeiro pascal ofertado na época de Pêssach; o de Sivan (Gêmeos) relaciona-se com as duas Tábuas dos Dez Mandamentos, outorgadas no Sinai, em Shavuot; o de Tishrei (Balança) representa o Dia do Julgamento (Rosh Hashaná); e assim todos os outros meses. O mês de Kislêv, tem o mazal "kêshet" (Sagitário), pois durante o domínio do rei Antioco, sírios e gregos apontaram seus arcos e flechas contra o povo judeu (e muitos outros povos fizeram o mesmo ao longo da História). Os Macabeus lutaram e milagrosamente venceram o inimigo, em número superior, libertaram Jerusalém e reconsagraram o Templo Sagrado em 25 de Kislêv, quando comemora-se Chanucá.

Mas, não é apenas o povo judeu quem observa os astros, através de sua história, nem somente quem é cabalista e sim quem sabe que a magia faz parte deste mundo, da vida, do universo e da própria alma. A magia está presente em tudo e não devemos alterá-la sem um propósito sábio, sem permissão dos Senhores do Destino e do Tempo. Tem que ter outorga, conhecimento e axé. Tem que ter um propósito onde a intenção seja corrigir, ajudar ou criar energias produtivas e benéficas. Pois a partir do momento que a magia é acessada pra destruir, os efeitos dessas causas, serão catastroficas.

 Os magos Claviciularius praticam a Goécia, a arte de conjurar demônios a partir dos próprios impulsos pecaminosos e falhas morais. A maioria dos artífices da vontade condena esta arte sinistra e perigosa. Mas, a magia é tentadora e a sede por poder, cega muitos. E nesse mundo onde o ter passou a ser visto como sendo mais importante que o ser, as pessoas se jogam sem ter medo dos perigos. E além desses, muitas outras pessoas, que se identificam e praticam as artes das trevas, não apenas em jogos ou grupinhos de amigos, mas, tem os que realmente buscam as práticas negras de magia, sem saber em que terreno estão se metendo.

E no meio dos cultos afrobrasileiros, tá cheio de idiotas, pessoas que conjuram demônios tentando acessar poderes, que jamais terão ou serão capazes de dominar. E utilizam o nome dos orixás e exus, que maculam de toda sorte o nome dos ancestrais e das correntes espirituais. São idiotas que serão no momento oportuno punidos pelos Senhores do Destino, com o rigor das Sagrada Lei de Pemba. Porém essa insanidade, não é apenas dos dias de hoje não, muito pelo contrário, a verdade é que ambiciosos sempre buscaram as trevas, na tentativa de realizar seus intentos nefastos. E não só aqui no Brasil, mas, entre os ancestrais africanos, orientais, astecas, maias, hindus, egipcios e todo povo que mexeu com magia ao longo da história. Como também os hebreus. Vimos que a Bíblia tá recheada de citações do uso de magia para fins obscuros.

Os orixás são deuses africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças. As características de cada Orixá os aproximam dos seres humanos, pois eles se manifestam através de emoções como nós. Sentem raiva, ciúmes, amam em excesso, são passionais. Esses são na verdade os orixás ancestrais. Mas, como signos os orixás atuam por vibração cósmica, tem o tom mais elevado, não incorporam e agem com a mesma força dos signos zodiacais, aliás, o sagrado Ifá é a coroa astrológica de Orumilá. Ele tá ligado a lendas, mitos e mistérios, mas, não só a personificações humanas, mas, ao Cosmo como um todo. Cada odu está ligado a uma grafia sagrada, tanto do alfabeto adâmico, quanto a todos os alfabetos sagrados de povos antigos. Da mesma forma que estão ligados ao Zodíaco. O primeiro Odu por exemplo, está relacionado ao primeiro signo, que na ordem natural zodiacal é Áries, mas, numa carta natal, pode ser o primeiro signo ascendente.

E a Pemba, como elemento e importante ferramenta ritualística de magia, para evocação, invocação e representação de cada uma dessas forças, que somente magos bem iniciados e com outorga poderá ou saberá usar! Lembre-se, que só pode usar a “pemba”, quem têm àse (axé) e, conhecimento para usa-la. A “pemba” é uma espada de dois gumes, - tanto pode cortar para “ o “Bem”como para o “Mal”. O mago é "livre", pois têm o livre arbítrio!!! Mas, veja bem, assim como um cidadão livre precisa cumprir as normas e regras ou leis de um Estado, um mago ou alma, precisa cumprir as leis do Astral Superior, de Deus e da Sabedoria. Assim quem comete erros, abuso e crimes, serão penalizados de acordo com a lei. Dessa forma saiba que o livre-arbítrio é pra decidir sobre aquilo que nos é dado e não da forma que queremos desenhar a nossa realidade.

A força que recebeu no àse (axé) é sua, mas, não pra ser usada desordenadamente. O axé se extingue! Como disse Jesus, "...até o pouco lhe será tirado", ou seja, se for usado de forma improdutiva os dons e graças. Assim o Orixá (Ori), o Anjo Tutor (Anjo de Guarda), os Ancestrais e os Senhores do Destino, tiram poderes e dons daqueles que tentam ir contras Leis de Pemba - que é na verdade a Leia da Vida, do Amor, da Sabedoria e de Deus. Por isso muitos pais e mães de santo, com o passar do tempo, perdem a força, a vidência e ficam desnorteados, pois são punidos pelo Astral, ai começam a trabalhar com charlatanismo, enganando e mentindo o tempo todo. 

Faça, conscientemente, o uso que melhor lhe aprouver!!! E sabendo sempre que será cobrado por todas as ações, tanto agraciado com poderes ou punido com dores. “Não semeie ventos para não colher tempestade”. “Que a força de Tupã, esteja contigo, Irmão de luz e buscador de sabedoria” !!! Como dono da pemba temos como Orixá Regente o Okê – Senhor dos montes -, e como Orixá Coadjuvante a Oxum – Senhora do rio e do lago. A Entidade Egum protetora, denomina-se “Mepemba”, a própria lenda nos dá esse conhecimento. 

Toda lenda encerra uma verdade esotérica, portanto, habitue-se a ler, não com olhos da carne, e sim, com os do espírito e, descobrirá verdades profundas, que são veladas ao profano, então procure por si, desvendar os Olhos de Ísis. Axé a todos!

Carlinhos Lima

terça-feira, 24 de junho de 2014

A importância e poder da Pemba

 

 

A Lei de Pemba

A Pemba, como já escrevi em outros textos, é um elemento sagrado, importantíssimo, que quem estuda magia, Umbanda e diversos cultos afrobrasileiros, sabem como ela surgiu, o que é, de onde vem e pra que serve. Mas, ela não é usada apenas ritualisticamente pra evocação ou invocação, na verdade, tribos africanas, da região onde ela foi inventada ou é fabricada, também pintam o corpo em danças, festividades e como forma de embelezamento, tanto homens, quanto mulheres. Na verdade, povos africanos, gostam muito de pintar o corpo.

E a Pemba, gera muita confusão, especialmente em nosso país, desde os que se deixam levar pelos estigmas, quanto pelos que se deixam levar pelo poder das superstições. Ou seja, há os que acham que a Pemba é um pó que é basicamente usado para o mal, pra magia negra e pra obter poderes. Enquanto outros, tem a sensação de que poderão usá-la pra conseguir o que querem. Tudo é fruto na verdade da desinformação. O certo mesmo é que ela deve ser usada por quem sabe, por quem tem a outorga e só se for necessária e quando for necessária.

E como eu disse, ela não só deve ser usada pra invocação ou evocação dos orixás e da magia, mas, também como proteção. Pessoas que pintam símbolos no corpo e que tem força e defesa contra espíritos ruins. Ao passo em que se pintarem símbolos ruins podem atrair coisas ruins pra perto de si. Da mesma forma com as tatuagens, há quem pinte coisas boas, simbolos sagrados e quem pinta evocações a demônios. Ai vai da consciência de cada um!

Uma coisa importante é que devemos lembrar sobre Sagrada Lei de Pemba, que não quer dizer propriamente um conteúdo ligado a Pemba, propriamente o giz ou o pó, mas, a Lei Divina, as normas ancestrais, aos códigos de ética dos magos e as tradições cósmicas. E que o uso desse elemento magístico, deve se ater as leis sagradas da Lei Maior. 

Com a pemba tudo se pode fazer em Umbanda, bem como, em todos os Rituais Africanistas e, no entanto, é o objeto sagrado mais profanado. Mas, entenda, esse "pode-se fazer", como eu mencionei, se atém a Lei Maior, ou seja, tem que ter outorga, tem que ter poder e tem que ter acima de tudo necessidade. A grafia sagrada dos orixás, que não é apenas o conhecimento da Raiz de Guiné, mas, muitas ou todas as outras raizes, e o simbolismo do Oponifá é uma delas, assim como o Alfabeto Adâmico, também carrega chaves importantes, na verdade, não basta conhecer e sim ter permissão.

Muitos magos caem em desgraça, por que ao conseguirem certo conhecimento pensam que podem abusar da sorte e da vida. Não é bem assim, quanto mais ganha-se poder, mas, terá responsabilidades e deveres permanentes, entre eles o de respeitar a magia, os mais fracos e os que não tem defesa. Tenho observado, que qualquer pessoa usa sem saber, e sem o preparo devido, para o que está fazendo . Mas isso, não é o pior ! Há Entidades Espirituais que a empregam sem o conhecimento de causa, o que se pode verificar com facilidade. Pois como eu já afirmei aqui, não são todas as entidades que tem o poder ou conhecimento da magia, mas, as vezes usam. Assim também como sabemos que tem entidades iniciantes, que muitas vezes até instigadas por seus médiuns se metem a fazer o que não poderiam tentar.

Também tem muitos pais e mães de santo que abusam muito de seus guias, colocando-os em "saias justissimas", por isso prudência é algo que todos deveriam ter! Quando incorporam em um médium, solicitam a pemba e saem riscando por aí a fora . Estas Entidades são iguais aos Umbandistas inexperientes, que tudo quer resolver, sem nada saber. Conceda a pemba às Entidades, com parcimônia, observando o que estão fazendo. Na maioria das vezes, não estão fazendo nada mesmo e são como crianças que imitam os adultos. E, outras vezes, são iguais aquelas pessoas que sabem escrever em línguas estrangeiras que não conhecemos, e se divertem a escrever barbaridades, pois estão conscientes de que não entendemos o que estão fazendo. E, assim, temos vários Terreiros de Umbandas, com falsas Entidades. Por isso, quando entregar a pemba para as Entidades desconhecidas, ou para a que não tenha confiança, use outra pemba e vá desmanchando aquilo que a Entidade, de má fé, está atraindo para o ambiente de seu trabalho.

O uso da pemba é abusivo e, na quase totalidade dos Terreiros de Umbanda. Muitas pessoas pensam que só porque é um espírito que lhe fala que pode confiar em tudo ou que ele não erra, por isso muitos tem danos irreversíveis. Também vemos que as pessoas costumam adotar viver no mundo do extasi do inconsciente. Não fiquem colocando suas responsabilidades nas entidades! Tem pessoas que vão corriqueiramente aos pés das entidades pedirem que elas tomem decisões que na verdade seria do próprio indivíduo. Algumas chegam e falam: "posso ou devo me separar?" ou dezenas de outros tipos de interrogação, que não cabe a entidade decidir por você. Ele pode apenas aconselhar e tentar esclarecer pra que a própria pessoa chegue a uma decisão, mas, querer colocar sua vida nas mãos de qualquer guia espiritual é um erro e covardia. Assim como fazem os cristãos da moda, que acham que por comprar uma Bíblia e pagar dízimo que tudo na vida passa a ser gerido por Deus e que assim tudo dará certo. Isso é até uma ofensa ao Senhor, pois colocar tudo na conta de Deus é abdicar do seu livre-arbítrio e querer dar o "migué" no Criador. Ele até nos ajuda, nos ilumina e nos direciona, mas, a decisão será sempre nossa. Mas, muitos se consideram santos e salvos, justamente por isso, ao afirmar que "coloquei minha vida nas mãos de Deus" e assim claro, fica fácil achar que dai em diante, nem peca, nem erra e nem tem mais dissabores - o que é um mero engano.

É engraçado como religiosos quando se fanatisam, passam a pensar imprudentemente, confundindo sectarismo com fé! E acham que só porque se acham "convertidos" que dai em diante tudo cairá do céu. Não lembram que grandes escolhidos, como Moisés, Davi e outros, que eram iniciados e de espírito elevado, tinham que continuar tomando suas decisões, inclusive eram punidos por seus erros, pois Deus, escolhe, mas, não escravida. As decisões continuam conosco. Prova disso, foi que muitos patriarcas, foram punidos por seus erros. E por falar em erros, muitos também pensam que só porque compraram uma Bíblia e pagam dízimos, ou rezam aos sábados, que o pastor tem o poder de perdoar seus pecados, sem cumprir sua missão e carma - engano total. Percebam que Moisés morreu sem poder entrar na terra prometida, porque pegou contra o Senhor ao duvidar de suas promessas. Então não fique no salto alto, só porque marcha pra Jesus ou porque paga dízimos, que mesmo assim terá que prestar conta de todos seus pecados. Não basta se dizer convertido, tem que cumprir seu destino!

Carlinhos Lima.

Amor, saúde, riqueza e sucesso: como atuam os Senhores do Destino na nossa vida

Amor, saúde, riqueza e sucesso: como atuam os Senhores do Destino na nossa vida
Amor, saúde, riqueza e sucesso: como atuam os Senhores do Destino na nossa vida

 Os Senhores do Destino e sua ação na vida do homem

Quando eu falo em "SENHORES DO DESTINO", como coloquei em meu primeiro livro de UMBANDA ASTROLÓGICA, ao tratar da busca do homem por si mesmo, por todos os mistérios que envolvem a vida e que estão ao seu redor, eu quis na verdade, colocar em discussão o que já existe desde sempre no meio filosófico, espiritualista, esotérico e religioso, que é o debate sobre até que ponto o homem é livre ou comandado por forças superiores.

E nesse debate, as religiões se debruçaram séculos em busca de uma conclusão. O aplicado Santo Agostinho, foi um dos grandes homens a se inclinar aos estudos dessas questões, como por exemplo, sobre a Astrologia, se os astros influenciavam ou não nossa vida. No entanto, sabemos bem, que a maioria das pessoas, que se prestaram a estudar tanto os prós, quanto os contras, sabemos bem a que na maior parte, tinha uma agenda oculta por trás deles, ou seja, no caso de Santo Agostinho, por exemplo, sabemos que ele tinha a pressão da Igreja, da sua fé e dos medos, desenvolvidos como estudante da teologia cristã. Dai se cria limites, preconceitos e nem sempre se vai a fundo nas questões, pois esbarra-se nos limites da religião. E geralmente isso ocorre em todas as vertentes, da mesma forma como temos livros do meio esotérico, que sabemos que as crenças dos autores, acabam influenciando. Por isso tentei o máximo ficar longe dos cultos, das religiões e desenvolver minha tese, o mais inspirado possível em meus próprios conhecimentos.

Estudos forjados com material de diversas vertentes, até mesmo as não religiosas, as materialistas e mesmo as da ciência. Mas, sabemos que quem escreve sobre conceitos como estes, não escreve pra cientistas, ateus ou materialistas, e sim pra quem se identifica com o assunto e busca o algo mais naquilo que lhe é latente na alma. Portanto escrevi pra espiritualistas, estudantes de magia, de Wicca, de Umbanda, de astrologia, de Candomblé, de Ifá, de Espiritismo e de um modo geral, de quem tenta entender sua ancestralidade. Porém, deixo, claro, meus conceitos a disposição de qualquer um que quiser debater, como por exemplo, sobre a tese de três forças atuantes sobre a vida, quando em nossa era por exemplo, há quem aceite apenas duas ou apenas uma. 

As forças que estou falando são o destino, o livre-arbítrio e o acaso. Que são as três forças que aceito como atuantes na vida dos seres vivos, gerenciadas por Deus e seus ministros. Porém tá cheio de filosofias, publicações e defensores de apenas duas, o destino e o livre-arbítrio. Como tem também os que acreditam apenas numa dessas duas, ou seja, tem os que acreditam no destino e os que acreditam apenas no poder da vontade ou do livre-arbítrio. 

Na filosofia de Umbanda Astrológica, após anos de estudos, a minha conclusão é que as 3 forças operam, ora juntas, ora contrapostas e ora uma dá espaço pra outra. Ou seja, há diversas ocasiões na existência e assim em certos momentos o livre-arbítrio prospera ou comanda, da mesma forma que em outros, o destino comanda, já em outros o acaso entra pra corrigir as coisas. Assim sabemos que tem partes da nossa existência que o destino impera, que não podem ser mudadas e que temos que simplesmente vivê-las e aceitá-las. Não escolhemos por exemplo, onde nascer, como nascer, qual será nosso DNA e mesmo ao longo da vida, não podemos decidir sobre o que acontece com o nosso organismo, apenas cuidar dele pra que certas coisas não aconteça com excesso.

Da mesma forma em muitos momentos o destino deixa que possamos decidir, ele sai pra que a nossa vontade apareça. E quando nem o destino impera e nem a nossa vontade foi capaz de cumprir o projeto, ai entra o acaso pra corrigir ou reformular as questões. Porém muitas pessoas, costumam escolher acreditar em apenas um ou outro. Nas redes sociais por exemplo, tá cheio de frases do tipo que diz "você consegue tudo o que quiser, basta querer..." e assim por diante. O que é um incentivo ao otimismo da pessoa, mas, ao mesmo tempo não condiz com a realidade. Na verdade cria ilusões. Tem pessoas que teimam a vida toda buscando um objetivo que tá na cara, mesmo pra quem não é místico, que jamais ela conseguirá, mas, com essa ilusão que todo mundo "consegue qualquer coisa", ela perde anos e anos da vida sem se mancar! Nós não nascemos pra ser tudo, pra ter tudo e com força pra conquistar tudo. 

Não é todo mundo que pode por exemplo, ser um campeão de MMA, mesmo que ela tome bomba, treine a vida toda, busque todo tipo de arte marcial. E assim em todo seguimento. Porém tem pessoas que por ver outra fazendo algo ela se ilude achando que poderá fazer o mesmo! E não é bem assim. E por isso temos profissionais ruins em todos os seguimentos, porque tá cheio de gente que tenta aquilo que é incapaz de desempenhar direito. Ou seja, as pessoas não se dão conta que há vocação e dom. Tem muita gente que se mente em ser algo e fazer algo, por vocação, mas, nem sempre isso basta. Da mesma forma que tem pessoas que tem dons e ignora-os, abdicando-se deles. Os profissionais de sucesso ou pessoas que tem uma vida de sucesso, são aquelas que fazem com vocação aliada aos dons. 

No entanto, acontece que muitos tem dons e teima em ignorá-los, gente que por exemplo, tem dom musical, artístico ou pra fazer coisas importantes, mas, que renega, busca fazer algo diferente, por preguiça ou por que não quer pagar o preço. Pois tudo tem um preço. E é por isso que tá cheio de pessoas insatisfeitas na vida, fazendo coisas que não gosta. Ao ponto que tá cheio de outras que acha que tá fazendo o que gosta, mas, também tá insatisfeita, porque não tem o dom pra desempenhar bem! As pessoas tem como maior problema a falta de semancol ou seja, seguem mais os instintos e não a consciência. Tem pessoas que até percebem que não tem futuro promissor numa area, mas, por teimosia, bate de frente e continua dando "murro em ponta de faca".

E isso acontece também no amor. Tá cheio de gente que passa a vida toda, lutando por um suposto amor, que não existe, em casamentos ou relacionamentos horóscopos que só trazem lágrimas, vergonha e dor, mas, ficam repetindo pra si mesmos "não vivo sem ele...". Ou seja, a falta de autoestima, de força e a grande teimosia, faz com que muitas pessoas passem a vida insistindo na espera de uma mudança que jamais acontecerá. E não acontecerá por dois motivos: primeiro porque ela escolheu errado, tá ali e com aquela pessoa, pelo mau uso do livre-arbítrio e contra o destino; E segundo, porque ela não tenta recomeçar.

Tem também as pessoas que caem em armadilhas, se deixam usar e se envolver por pessoas manipuladoras, são usadas e se acostumam por isso. Tá cheio por exemplo, de cunhadas, que ficam anos, transando com o cunhado, servindo de objeto sexual, mesmo sabendo que nunca vai dar em nada. Existem amantes que ficam uma vida inteira, esperando que a outra pessoa largue seu conjugue e venha em definitivo, o que quase sempre acontece o ontrário. Tem ainda os que colocam como meta conquistar alguém que não é pra ser seu e por essa cruzada pessoal insana, perdem uma vida inteira.

E assim sabemos que é a falta de ouvir seu Eu Interior, seus ancestrais, buscar entender seu destino e de que forma deve usar seu livre-arbítrio. Mas, isso é impossível não? Não, justamente por isso surgiram os magos, os mestres, os monges e tudo ligado a busca espiritual. Que muitos confundem com busca de poder, de manipulação de riqueza. Mas, que a principal busca é compreender a si mesmo, entender sua missão e achar seu caminho neste mundo. Se e quantos conseguem? Isso é difícil determinar, apenas digo que este é o caminho. A busca começa por ai, por tentar primeiro entender quem somos e depois pra onde devemos seguir. É uma busca longa e não como todos pensam que pagam por um mapa astrológico e vão ter a receita de sua vida. Tem gente que vai a uma consultoria achando que pagando cem reais, terão todo passado presente e futuro nas mãos, pra depois virar as costas e não voltar jamais! É um grave engano. As pessoas precisam de iniciação, de vigília constante e de focar a luz, usando a fé, a ritualística e o compromisso o tempo todo.

Quando falo em "Senhores do Destino", me refiro as forças Supremas que controlam o sistema, o Cosmos, partido da maior delas, que considero o Criador da vida e de tudo - Deus! E seus ministros, anjos, orixás, guias de luz e toda força ancestral de nosso planeta. E como eu disse, eles servem de juizes, avaliando a partir do livro da vida de cada um, da soma do consciente e inconsciente, pra ver onde atuam, se precisam atuar e de que forma o carma se desenrola.

A visão da Umbanda Astrológica é diferente em alguns aspectos da Umbanda Tradicional e do Candomblé. Por exemplo, os orixás não vistos como na maioria dos seguimentos afrobrasileiros, como simples espíritos, ancestrais ou forças que representam elementos e a natureza. Na Umbanda Astrológica, os orixás, também são vistos como forças de egrégoras e signos. Assim como os odús do Ifá. Ao mesmo tempo em que signos astrológicos ou do Ifá, não vistos apenas como casas e símbolos, mas, como tendo senhores responsáveis por aqueles portais e casas. Ou seja, há um mistério muito mais complexo do que as formas simplistas que muitos divulgam e confundem. Só que o ser humano tende a ter dois comportamentos radicais: ou são tradicionalistas e creem apenas naquilo que está pré-estabelicido por tradições que ele conhece e que por isso teima em não mudá-las ou contestá-las, e/ou, é anarquista, tentando mudar tudo radicalmente e descartar o que já está em vigência. Quando na verdade, temos que aceitar, acatar ou buscar reformular, com prudência, apenas aparando arestas, tentando entender e corrigir sem uma agressiva reformulação insensata.

Mas, os cultos afrobrasileiros causam tantos debates e  estigmas, pelo fato que ele é divulgado. Muita gente não pisa os pés num terreiro por exemplo, nem vai num jogo de Tarô ou de búzios, achando que indo lá tá indo falar com mortos, tá indo na macumba ou tá indo a um pacto! O que não tem nada a ver. Nem sempre ao falarmos de orixás, estaremos falando de espíritos, mas, de signo. Dizer por exemplo que uma pessoa é de Oxóssi, não quer dizer que ela vai incorporar um índio ou que tem caboclos na sua cola o tempo todo. Apenas quer dizer que ela tem a força dessa vibração que tem o signo ligado a terra, as florestas, a vida no meio ambiente e que é uma pessoa com características desse orixá. Temos que compreender que orixá, nem sempre é espírito ou entidade literal, mas, símbolo, signo e força ancestral.

Da mesma forma que, signos, não podem ser vistos apenas como símbolos pra serem lidos. Na visão de Umbanda Astrológica, e por isso a fusão empregada, vemos a força atuante de senhores de cada portal zodiacal, representantes dessa força e por isso a comparação ou cruzamento com os orixás. Assim como cruzamos cabalísticamente com anjos ou qualquer outras forças espirituais. Então quando falamos de Senhores do Destino, falamos por exemplo de Orumila, a Testemunha da Criação, que através dos signos de Ifá, a sua Coroa Astrológica, revela os segredos divinos ao homem. Pois o homem ao se ver em dúvida e sozinho, busca sempre o sagrado em busca de respostas.

Axé a todos e Shalom!

Leiam meu livro:

Compre o seu aqui

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Estudo Psicobiológico e Metafísica da Saúde: quais as causas das nossas dores e como resolvêlas?

Psicobiológico e Metafísica da Saúde: quais as causas das nossas dores e como resolvêlas?
Psicobiológico e Metafísica da Saúde: quais as causas das nossas dores e como resolvêlas?

 Psicobiológico e Metafísica da Saúde: saúde e bem estar!

Como eu já falei aqui em diversos textos, muitas pessoas passam a vida, procurando respostas e bem estar, sem muito sucesso, por não entender que nós existimos com bases nos três níveis: físico, mental e espiritual. Muitas pessoas se agarram a superstições, religião e magia, achando que dogmas e dons espirituais poderão sanar todos os problemas. Mas, fé não resolve tudo. Os problemas da mente são da mente e os problemas físicos, podem ser aliviados, através dos outros dois níveis, mas, não vai resolvê-los.

No meio das religiões, ouvimos falar o tempo todo em milagres, e todos nós que temos fé em Deus, também acreditamos, afinal de contas, como eu já disse aqui, Deus usa o acaso pra reajustar as coisas, colocar elas nos eixos. Mas, os milagres não acontecem de forma banal, corriqueira e a nosso bel prazer! Tudo tem uma ordem, tudo tem um projeto divino. Não basta ficar na igreja gritando e achando que pagar dízimos proporcionará uma chuva de milagres. Na verdade, temos que viver nossa vida, cumprir nossas metas, nossas tarefas e missões. Nem pensem que o simples ato de achar que temos fé, vai apagar nossos deveres e passar tudo a ser graça.

Enfim, temos que tratar do corpo, da mente e do espírito. Só tratar de um e esquecer dos outros dois níveis será perda de tempo. Não adianta por exemplo, ter tanta fé e detonar o corpo, com sedentarismos por exemplo! Assim também como não adianta viver meditando e achar que só cuidar do plano mental sem cuidar do espírito resolverá. Assim também como cuidar do corpo em academias e ter fixação em dieta, sem cuidar da mente e da alma não vai gerar harmonia.

Hoje em dia pra quem vive nas grandes cidades, tem clínicas de terapias ótimas pra auxiliar as pessoas. Isso é bom. Apesar de pessoas acharem ainda que indo gastar no shopping e fazendo a terapia do cartão de crédito, suas dores sumirão. Na verdade podem até aumentar. Na religião, na Umbanda e em muitos meios espiritualistas, tirando as invencionices, podemos buscar este equilíbrio. Por meio do Ifá, do I-Ching, do Tarô, da Astrologia ou dos búzios por exemplo, podemos ver as deficiências, erros e o que podemos corrigir. Os odus de uma pessoa pode mostrar deficiências físicas, mentais e espirituais e como essa pessoa pode amenizar ou sanar tudo.

Mas, no plano mais científico, as pessoas, especialmente as que também se ligam no espiritualismo, desenvolvem cada dia mais técnicas eficientes pra melhorar a vida das pessoas. O tratamento psicobiológico, é algo impressionante! Pois problemas emocionais, são grandes causadores de disfunções físicas, incômodos e sofrimentos. Tanto a nível psicológico, quanto físico e que acarreta em transtornos como distúrbios sexuais e muitas outras coisas.

Candidíase, Esclerose Múltipla, Dor Lombar, Endometriose e Amigdalite, por exemplo, podem ser problemas causados por transtornos psicológicos que um bom terapeuta poderá resolver. Porém, respondendo ao email de muitas pessoas que me perguntam, eu não acredito em Apometria, ao estudá-la, percebi que ela não passa de uma onda de modismo, inventada e que não tem aceitação nem mesmo entre os principais líderes do Kardecismo e nem da Umbanda. Sim, eu sei que tem muita gente que vai afirmar ter tido resultado, assim como em todo seguimento, cada um segue o que quiser, mas, em termos de espiritualidade, em especial na visão de Umbanda, é algo inútil. Já a Psicobiologia ao que parece é uma metodologia fantástica pra tratar transtornos de quem precisa.

A Dor Lombar: relaciona-se a sustentação, inseguranças materiais e afetivas. Como vemos, o problema pode ser atacado, cuidando da parte emocional, que também poderá ser aliado a uma harmonização espiritual e tratamento do corpo. E nessa busca por bem estar, podemos tanto recorrer ao terapeuta, quanto a métodos que nos dão alegria e bem estar. Como por exemplo, se divertir fazendo algo que gostamos e que seja agradável pra nós. Como por exemplo, curtir animais de estimação, passear pelo campo, curtir um por do sol, curtir uma praia, curtir a companhia de amigos e muitas outras maneiras.

No âmbito sexual por exemplo, Candidíase: dificuldade com compromisso da mulher com ela mesma, com seu parceiro, sua sexualidade e emoções não expressadas após conflitos. E em se falando de sexo, muitas vezes as causas não são apenas emocionais, mas, este será um dos fatores que deverá ser atacado e harmonizado. Mas, sabemos bem que em muitas pessoas, os problemas também são espirituais, como por exemplo, pessoas que são vítimas de feitiços, amarrações, obsessões, carmas sexuais e signos ruins. Ai já entra outras análises mais avançadas, aliada a Psicobiologia, que é a Metafísica da Saúde.

Quem sobre por exemplo de Amigdalite: dificuldade de "tragar", engolir (em sentido amplo) correndo o risco de "afogar-se", emoções inibidas de cólera e frustração. Intensa irritação, conflito interior de estar "afogado" por algo não expressado. Isso pode ser causado por fatores emocionais sim, aliado a deficiências genéticas e também ataques espirituais. Já Esclerose Múltipla: sentimento de estar atado na vida, grandes sofrimentos que fazem sertir-se desanimado, apesar de grande rebelião interna. Sentimento de ter de fazer tudo por si mesmo, sozinho. Perfeccionismo, reluta em receber ajuda. Nesses casos, mais do que nunca precisa-se de aliar, terapias pra cuidar da mente e emoções, mas, também do espírito, como meditação, oração e usos ritualísticos, como banhos e incensos por exemplo.

Na Endometriose: Repulsa inconsciente da maternidade, medo de que um filho mude toda a vida, dúvidas sobre a própria capacidade de ser mãe. Assim vemos que é importante avaliar o cárater cármico-espiritual, da pessoa, a que orixás ela pertence, se Mãe de Cabeça está bloqueada, se orixás femininos estão cruzados, se orixás femininos estão em choque, quais elementos predominantes e se a Esquerda interrompe na atuação maternal. Por isso é importante buscar estudos em técnicas inovadoras que envolvem o corpo, as emoções e as somatizações. Tanto no plano emocional, quanto no físico e espiritual. 

A metafísica (do grego antigo μετα [metà] = depois de, além de; e Φυσις [physis] = natureza ou física) é uma das disciplinas fundamentais da filosofia.  A Metafísica compreende os aspectos estruturais e energéticos que coordenam as matérias orgânicas e inorgânicas. É um estudo especial sobre a essência do universo, sua f ormação e dos seres que nele habitam. Ela nos proporciona uma ótica ampla dos fatores tempo e espaço, bem como do senso do Bem e do Mal, categorias imutáveis e eternas, constituintes das causas primitivas do mundo físico. O termo metafísica significa: met a = além e física = matéria. Portanto, tudo aquilo que estiver além do físico poderá ser considerado Metafísica. Ela compreende a esfera psíquica, emocional, energética, espiritual e sentimental. A metafísica parte do princípio de que é a alma que organiza a matéria e não o físico que cria a essência. Assim, temos que buscar compreender todos os segredos que há por traz de um carma dolorido, doentio e que causa nosso mal estar. Ou seja, tentar entender o que mexe com nossas emoções de forma oculta e o que tá por trás de nosso sofrimento. E os oráculos são importantes pra isso.

Por isso tratei sobre oráculos no meu livro OS SENHORES DO DESTINO E A COROA ASTROLÓGICA DE ORUMILÁ, pois acho que na busca por cumprir o destino o homem precisa de ajuda superior e como não tem contato a todo momento com o Sagrado, só os oráculos podem servir de ligação com com a Divindade e seus ministros.

Assim ao estudar o campo espiritual e metafísico, aliamos a busca por uma harmonia emocional, aliadas as terapias físicas, as ajudas psicológicas e também as espirituais...

Axé a todos!

Carlinhos Lima.

domingo, 22 de junho de 2014

Os portais de Câncer se abriu com tensão, energias desafiadoras, mas, impulsos, coragem e vigor espiritual

O Sol adentrou nesse 21/06/2014 o portal do Caranguejo ou como é conhecido astrológicamente o signo de Câncer, por volta das 07hs51min de Brasília! Com o Sol na casa 12, em conjunção com Mercúrio e bem com a Lua. No entanto, temos Mercúrio retrógrado e a Lua em Áries, junto com Urano. Além disso, esse solstício de inverno no Hemisfério Sul, trás duras quadraturas, envolvendo Urano, Plutão, Marte e fechando um quadrado ruim com o Ascendente da estação em Câncer! Pode ser a revelação de coragem, falta de espaço para o medo, mentes mais arrojadas e expansão. Mas, em muitos aspectos é também estagnação, retração e tormento, já que estamos vendo também Júpiter mal com a Lua e com o Meio do Céu.

O foco então é Câncer, que simboliza, grupo, base, família, estrutura e firmeza emocional, ainda mais com o Sol vindo na casa 12. E o portal abre-se num momento importante da grande competição que é a Copa do Mundo. Em outros postes, falei do favorecimento de equipes europeias, que vimos algumas grandes até já foram eliminadas do mundial. Isso porque elas tinham favorecimento astral, mas, o pouco empenho, a falta de estrutura do grupo e das emoções, levaram por terra qualquer energia favorável que o astral lhes concedeu. E a abertura desse portal, do Câncer é uma importante simbologia, nesse momento de decisões da primeira fase da competição, pelo fato de focar justamente as bases emocionais dos grupos. Ou seja,  se perder o controle, perde a razão e a batalha.

O Sol apesar de não está forte, está muito bem, com muito fogo a disposição, mesmo dentro de uma casa e signo de água, pois os elementos dominantes dessa carta é fogo, então nos mostra que a agua do Caranguejo está aquecida. E o planeta mais poderoso do Solstício é Vênus, o que em termos futebolístico, favorece a uma etapa de apresentações mais bonitas nas partidas, lançando arte nas próximas rodadas. Apesar de não ser uma carta favorável ao Brasil, de certa forma revela Saturno bem posicionado no fundo, o que mostra-nos que só camisa e tradição não bastam, mas, ajudam sim se a equipe brasileira souber aproveitar do peso que carregam nas costas, em termos de títulos e talentos.

Os astros, ainda nessa carta, continuam apontando a favorecimento de alguma equipe da Europa ou de uma que ainda não tem título, mas, em se tratando de futebol, tudo é possível e superável. Em outros postes, cheguei a perceber favorecimentos inclusive da Espanha que já caiu, mas, França e Holanda, também apontadas, até aqui permanecem vivas na competição. E muito bem. Além dessas Itália que oscila, mas, também tem tradição. Só que além do favorecimento astrológico, esse é um momento e campeonato de equipe, de grupo bem armado e aguerrido, essa é a principal chave, ou seja, objetividade com entrosamento.

Em termos políticos essa entrada, favorece por um lado aos que já estão no poder, como Dilma e Alckimin por exemplo, pelo fato das bases estabelecidas, reveladas por Câncer. Mas, por outro lado, dá margens a traições, mudanças de aliados e tramas. Tanto pelo Sol se posicionar na casa 12, quanto pelo fato dessas quadraturas tensas. Mas, lembremos que a outra entrada do Sol em Libra, é que estará já na reta final das eleições e poderão mostrar a inclinação mais claramente dos partidos, candidatos e eleitores.

Os raios do Sol em Câncer e na casa 12 são embebidos em água e a luz solar ajuda a iluminar as nossas emoções. É um novo ciclo e uma nova oportunidade para interagir com nossas emoções de uma maneira nova. Neste trimestre, o Astral mexe em especial com as mulheres, estando bem mais favorável a elas que aos homens. Assim é importante ser gentil conosco mesmos, mas de uma forma real, ser mais cavalheiro com as mulheres. Servindo aqui até um toque para os políticos que tentam dá um impulso nas campanhas que começarão ainda sob esta regência, ou seja, foquem as mulheres.

Comprar coisas boas e nos dizer que nós somos importantes, servirá como ativador de autoestima, vale muito e é apenas uma forma superficial de manter viva a autoestima. A doçura do câncer com o qual podemos conectar este mês solar e trimestre solar; a vida de caranguejo entre dois mundos, a terra e a água, pode levar a pequenos tesouros do fundo do mar e compartilhar com nossos entes queridos. É um bom momento para cuidar de nossa casa, cuidando para os sentimentos e abrir o coração, começando por si mesmo. Ao mesmo tempo que temos as quadraturas citadas, temos Netuno na casa da magia e transformação, bem junto de Quíron retrógrado, que significa que podemos pegar nas partes de nós mesmos que precisam de cura e amor, abraçar essas partes faltantes e retornar para integrá-los na totalidade do que nós somos de agora em diante uma forma completamente nova, consciente e positiva. E unido a Netuno, mostra-nos fantasias sexuais, pessoas que vão se machucar ao seguir fetiches e fantasias nesse sentido, como também pessoas que poderão se enganar, por serem sonhadores demais e ficarem bem vulneráveis a enganações. Não só pelo fato de Quiron e Netuno estarem em Peixes, mas, por disposição de Plutão, está em foco de tensões. Portanto cuidado com envolvimentos amorosos, com promessas bonitas e atitudes vazias - especialmente precisam ficar ligados, Sagitarianos, Arianos e Câncerianos com enganações e golpes.

Esse trimestre tende a ser favorável a Gêmeos, Escorpião e Leão. Já Capricórnio e Libra, uma fase não tanto favorável, exigindo maior cuidado, especialmente nas relações e aliados. Touro, altamente favorecido, social e financeiramente. Já Virgem, Aquário e Peixes uma fase neutra. Essa uma fase ou trimestre de regência de Iansã e Ibêjis, com os bloqueios cármicos de Obaluaê e desafios de Ogum. Porém com Exu, altamente disposto a facilitar e não dificultar, o que favorece, especialmente os que se prepararem espiritualmente.

Nestes dias os exageros e arroubos emocionais estarão no ar. Devemos buscar ter atitudes equilibradas como nos aponta Marte em Libra, evitando conflitos desnecessários que podem ser muito violentos e irreversíveis, tanto nas relações pessoais como nas sociais. Período de difícil entendimentos onde mágoas ou nacionalismo exacerbado podem ser o estopim para guerras, violências e separações. Neste ciclo fará conjunção com Júpiter e quadratura com Marte, Urano e oposição a Plutão, trígono com Netuno e Quíron. O trígono com Netuno e Quíron potencializa experiências mediúnicas, inspiração, crianção artística e curas emocionais através de práticas alternativas, medicina oriental e vivências espirituais. Estaremos mais nervosos e anciosos com muita imaginação e criatividade. No entanto, tenderemos a distorcer a realidade com propensão a sonhar acordado e fantasiar.

O aspecto com Plutão ativa uma poderosa energia de evolução espiritual, não sem antes colocar por terra tudo que impede nossa harmonia e consciência. Tempos de rupturas necessárias e transformações nas famílias, sociedades, nações e política mundial. Áries no meio do céu, acompanhado de Urano e Lua, dão uma força as pessoas, especialmente a líderes e governantes de estratégia, criatividade e superação, até porque Sol e Mercúrio lhes dão poder de raciocínio e movimento. No entanto, como Marte está fraco no Fundo do Céu, o nervosismo, impetuosidade e impulsividade, poderá mostrar as fraquezas e dá margem a ataques dos inimigos e adversários. Enfim, será um trimestre de novidades surpreendentes, algumas bem extasiantes e eletrizantes, mas, outras bem tensas e desanimadoras. Pressões, convulsões sociais e tiranias de parte de pessoas que tem o poder nas mãos. Pra quem tem uma busca espiritual, ritualística e magística, a proteção será maior. Mas, pra os que se apegam apenas ao poder do dinheiro, poderá ser uma fase bem tensa. Poderemos ter neste trimestre mortes surpreendentes, inclusive de autoridades, acidentes e uma amplificação dos atos violentos. Os grandes líderes, com poder espiritual e moderação de palavras, é que poderão apaziguar as situações.


Que São Gabriel, esteja trazendo paz a nossa nação. Namastê e Shalom

Carlinhos Lima
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (347) astrologia (303) signos (210) espiritualidade (197) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (141) UMBANDA ASTROLOGICA (128) mulher (122) CONCEITOS (120) religião (94) signo (94) anjos (74) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (48) horóscopo (43) espaço (42) anjo (37) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (35) Ogum (32) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)