Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 31 de julho de 2021

Arqueólogos descobrem quando humanos começaram a usar fogo

 


Pesquisadores dos Países Baixos estudaram lugares arqueológicos com evidências de uso do fogo por hominídeos e apontaram o que dizem ser o caso de difusão cultural mais antigo conhecido, 330.000 anos antes do que se pensava.

Os humanos começaram a usar o fogo há cerca de 400.000 anos, concluíram arqueólogos da Universidade de Leiden e da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, ambas nos Países Baixos.

Na época, os ancestrais do homem moderno ainda não tinham deixado a África para começarem povoar outros continentes, mas a partir desse período há várias evidências de uso do fogo: carvão, ossos carbonizados e sedimentos expostos ao calor, apontam os pesquisadores.

Com base em lugares com vestígios de fogo produzido por hominídeos em várias partes do mundo, a equipe de cientistas concluiu que os ancestrais humanos desenvolveram uma comunicação primitiva já na segunda metade do período Chibaniano (que engloba um período entre 770 mil e 126 mil anos atrás) através da disseminação de habilidades culturais.

"Até agora pensava-se que a difusão cultural começou há apenas 70.000 anos, quando os homens modernos, Homo sapiens, começaram a se dispersar, mas a evidência do uso do fogo agora mostra que isso aconteceu muito antes", comenta Katharine MacDonald, arqueóloga e pesquisadora da Universidade de Leiden e primeira autora do estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Segundo os pesquisadores, este é o mais antigo caso de difusão cultural conhecido no registro arqueológico.

"Como múltiplas subpopulações de hominídeos sobreviveram e deixaram evidências de uso do fogo, é improvável que as práticas associadas ao uso do fogo tenham sido transportadas por uma única subpopulação em dispersão", escrevem os autores da pesquisa.

Como outro exemplo, os cientistas referiram que há 300.000 anos os povos antigos disseminaram uma tecnologia especial para o processamento de ferramentas de pedra, conhecida como técnica Levallois. Ela se espalhou em ainda menos tempo pelo noroeste da Europa e pelo Oriente Médio, embora levasse tempo para aprender.

Na opinião dos pesquisadores, isso sugere fortes interações sociais e miscigenação entre as populações hominídeas no período Paleolítico Inferior, entre três milhões e 250.000 anos atrás, que de alguma forma se desmoronaram mais tarde. Em comparação, foram necessários mais de 100.000 anos para que um machado de pedra da África chegasse à Europa, entre 700.000 e 600.000 anos atrás.

"Assim, membros dessas subpopulações se encontraram repetidamente e durante um muito longo período de tempo, preparando o terreno para a difusão cultural", afirmam os cientistas.

 

Descoberta erupção de raios gama mais curta já observada e vinda de fonte inesperada (FOTO)

 


Os astrônomos descobriram uma rara emissão curta de raios gama. A nova descoberta destaca a necessidade de uma nova classificação de explosões de raios gama, não baseada apenas em sua duração.

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu uma rara emissão de raios gama curta, GRB 200826A, relacionada com uma supernova, segundo estudo publicado na revista Nature Astronomy.

Tradicionalmente, os fenômenos deste tipo se dividem em duas categorias: curtas e longas, que duram menos e mais de dois segundos. Acredita-se que as longas são geradas por supernovas e as curtas pela fusão de estrelas de nêutrons.

No entanto, a explosão detectada recentemente não se encaixa nesta divisão, conforme o cientista Tomás Ahumada.

"Esta descoberta representa a emissão de raios gama mais curta causada por uma supernova durante o colapso de uma estrela massiva. Durou apenas 0,6 segundo e está à beira de uma explosão de raios gama exitosa e falha", de acordo com o comunicado publicado.

A brevidade de erupção seria produto de jatos de raios gama que quase não são suficientemente fortes para escapar da estrela, sugerem os cientistas. Em outros casos, podem ser tão fracos que não produzem emissões de raios gama por completo.


 
 
Representação artística de uma supernova em colapso gerando emissão curta de raios gama

A hipótese poderia explicar porque são observadas mais supernovas do tipo específico relacionado a esse fenômeno que as próprias erupções longas de raios gama.

"Nossa descoberta sugere que, como observamos muito mais destas supernovas que explosões longas de raios gama, a maioria das estrelas que colapsam não produz uma erupção de raios gama que atravesse o invólucro exterior da estrela que colapsa. Acreditamos que este evento foi efetivamente um fracasso, um que esteve perto de não ocorrer de forma alguma", explicou Ahumada.

Como resultado, o cientista aponta que uma classificação de explosões de raios gama baseada apenas em sua duração não seria a melhor abordagem. Também disse que são necessários mais estudos desses eventos.

 

 

Observatório orbital registra buraco negro supermassivo rasgando estrela no centro da galáxia

 


Um telescópio a bordo do observatório orbital de raios X Spektr-RG registrou durante o exame do céu uma etapa precoce de ruptura de uma estrela por um buraco negro supermassivo.

Observatório conjunto russo-alemão Spektr-RG registrou o início da destruição da estrela pelo buraco negro supermassivo no centro da galáxia, segundo informou o Instituto de Pesquisa Espacial da Academia de Ciências da Rússia.

"O telescópio eROSITA do observatório orbital de raios X Spektr-RG registrou uma etapa precoce de ruptura por forças de maré de uma estrela que passou perto do buraco negro supermassivo no centro da galáxia à distância de 2,5 bilhões de anos-luz do Sol", conforme o comunicado de imprensa do instituto.

Foi revelado que a substância da estrela destruída formou um disco de acreção e está sendo engolida pelo buraco negro lentamente. O telescópio eROSITA identificou a radiação deste disco de acreção como sendo a fonte suave de raios X SRGe J131014.2+444315.

"Foi exatamente a radiação deste disco de acreção que se revelou a fonte de raios X brilhante e suave antes desconhecida SRGe J131014.2+444315, descoberta durante o terceiro exame do céu pelo telescópio eROSITA a bordo do observatório Spektr-RG", informou o instituto.

O observatório Spektr-RG foi lançado em 2019 e tem dois telescópios a bordo: o alemão eROSITA e o russo ART-XC. O observatório já completou o terceiro exame de todo o céu. O objetivo do Spektr-RG é criar um mapa do Universo em quatro anos tirando fotos de alta resolução no espectro de raios X.

 

 

Descoberta de fóssil de cérebro intacto de 310 milhões de anos comprovaria que Darwin estava errado

 


Cientistas norte-americanos e britânicos encontraram em um depósito nos EUA restos altamente bem preservados de um caranguejo-ferradura com um "método" ainda desconhecido.

Paleontólogos encontraram nos EUA um caranguejo-ferradura de 310 milhões de anos com cérebro intato, uma das descobertas que desafia as teorias de Charles Darwin, que dão como muito pouco provável ou mesmo impossível a preservação de partes de seres vivos ao longo de muito tempo, escreveu na terça-feira (27) o portal The Conversation.


 
 
(A) Espécime de caranguejo-ferradura Euproops danae de Mazon Creek, Illinois, EUA, preservado com o cérebro intacto. (B) Grande plano do cérebro, como mostra a caixa na imagem (A). (C) Reconstrução de Euproops danae, incluindo posição e anatomia do cérebro

No seu livro "A Origem das Espécies" de 1859, o famoso biólogo inglês (1809-1882) teorizou que, a não ser que as condições sejam as mais favoráveis, os organismos não podem ser preservados como fósseis e "nenhum organismo totalmente mole pode ser preservado".

No entanto, cientistas dos EUA e Reino Unido publicaram na revista Geology um estudo no qual argumentam que existe uma nova forma de os animais e insetos serem preservados, mesmo passadas centenas de milhões de anos.

Existem exemplos de preservação de artrópodes, como insetos, remontando até o período Triássico, 230 milhões de anos atrás, através de âmbar, uma resina fossilizada que escoa através da casca de árvores, conhecida por capturar uma variedade de organismos. Esse processo impede quase toda a decomposição, permitindo que uma visualização sofisticada em escalas minúsculas de modo tridimensional dos fósseis, incluindo seu comportamento, se torne possível.

Também há fósseis ainda mais antigos nos depósitos do tipo do Xisto de Burgess, de 500 a 520 milhões de anos, que preservam de forma excepcional artrópodes marinhos na forma de películas de carbono em lamito. Assim, tempestades iniciam fluxos de lama, que enterram os animais no fundo do mar em condições de pouco oxigênio.

Com o tempo, a lama se transforma em pedra e é comprimida, e as rochas encobrem os animais. Isso costuma preservar órgãos internos, incluindo o intestino, mas poucos preservam partes do sistema nervoso central.


 
 
Artrópode cambriano Chengjiangocaris kunmingensis da China. Nervos abdominais preservados no fóssil (A) e sua posição central na reconstrução (B)

No entanto, os pesquisadores deste projeto dizem que os depósitos de Mazon Creek norte-americanos, no qual encontraram um caranguejo-ferradura, ou Euproops danae, preservam fósseis em concreções feitas de um mineral de carbonato de ferro chamado siderite, incluindo seus tecidos moles internos.

Isso acontece com a rápida formação de siderite, que molda os animais e seus órgãos internos antes que comece sua decomposição.

Os benefícios imediatos desta forma de a natureza preservar animais antigos incluem a descoberta de uma grande semelhança entre os sistemas nervosos do Euproops e dos caranguejos-ferradura modernos, com uma configuração semelhante dos nervos dos olhos e apêndices e igual abertura central para a passagem do esôfago.

"Parece que, afinal de contas, Charles Darwin não precisava ter sido tão pessimista em relação ao registro fóssil", concluem os autores da pesquisa.

 

 

Vento solar de 400 km/s causa fissura no campo magnético da Terra, diz portal (FOTO)

 


Os ventos solares provocaram uma ruptura no campo magnético de nosso planeta, informa portal SpaceWeather.com.

O campo magnético da Terra é crucial para a vida de todos os seres vivos, já que protege a camada de ozônio dos raios cósmicos e da radiação nociva.

De acordo com NASA, o vento solar é criado pela expansão do plasma da atmosfera mais externa do Sol. Este plasma é continuamente aquecido a tal ponto que a gravidade do Sol não consegue retê-lo. À medida que o Sol gira, ele enrola suas linhas do campo magnético sobre suas regiões polares em uma grande espiral rotativa, criando uma corrente constante de "vento".

Segundo informa o portal, recentemente os meteorologistas espaciais estimaram que a velocidade dos ventos solares atingiu 400 km/s quando eles atingiram a Terra.

A Terra está entrando em uma corrente de vento solar fluindo a cerca de 400 km/s de um buraco sinuoso na atmosfera do Sol. O primeiro contato, que ocorreu no início de 28 julho, abriu uma fenda no campo magnético da Terra, provocando um episódio de várias horas de agitação geomagnética de pequenas proporções (Kp=4). Até agora não foram registradas auroras.

Esta investida espacial originou uma agitação geomagnética, e embora o alcance dos ventos solares não seja grande o suficiente para categorizá-los como uma tempestade solar, os ventos causaram distúrbios de pequena escala dentro da magnetosfera da Terra.

 

The Watchmen's Earth and Space connection
na quarta-feira

THE SOLAR WIND HAS ARRIVED:

Earth is entering a stream of solar wind flowing ~400 km/s from a sinuous hole in the sun's atmosphere. First contact during the early hours of July 28th opened a crack in Earth's magnetic field, sparking an hours-long episode of minor (Kp=4) geomagnetic unrest. So far, no auroras have been reported.

©️spaceweather

 

 

 

Os ventos podem atingir a superfície do planeta em vários dias e quebrar redes de energia, bem como o funcionamento dos satélites.

Além dessas consequências negativas, os ventos solares podem causar auroras perto dos polos. De acordo com o Centro de Previsão Meteorológica Espacial dos EUA, a interação atual do campo magnético da Terra e do vento solar pode não só afetar os sistemas tecnológicos, mas também as atividades humanas.

 

 

Astrônomos detectam pela 1ª vez luz atrás de buraco negro, prevista por teoria de Einstein

 


Observando os raios X emitidos por um buraco negro supermassivo, os cientistas viram pela primeira vez luz por trás do buraco negro, algo previsto pela teoria da relatividade de Albert Einstein, mas nunca confirmado até agora.

O astrofísico Dan Wilkins, da Universidade de Stanford (EUA), estudava um buraco negro supermassivo no centro da galáxia, localizado à distância de 800 milhões de anos-luz da Terra.

Ele observou uma série de clarões brilhantes de emissões de raios X e, então, os telescópios registraram algo inesperado: clarões adicionais de raios X que eram menores, ocorreram mais tarde e eram de "cores" diferentes dos primeiros.

De acordo com os cálculos, esses clarões ou ecos luminosos correspondiam aos raios X refletidos por trás do buraco negro, segundo o estudo publicado na revista Nature.

"Qualquer luz que entra em um buraco negro não sai dele, então não devemos ser capazes de ver nada que esteja atrás do buraco negro", disse Wilkins. "A razão pela qual podemos ver isso é porque esse buraco negro está arqueando o espaço, dobrando a luz e torcendo os campos magnéticos ao seu redor."

Inicialmente, o objetivo da pesquisa era estudar a coroa, o elemento que alguns buracos negros possuem. O material que cai em um buraco negro supermassivo alimenta as fontes de luz contínuas e mais brilhantes do Universo. Ao mesmo tempo, forma uma coroa de raios X ao redor do buraco negro.

A teoria existente afirma que a formação desse elemento começa com o deslizamento do gás para dentro do buraco negro, onde sobreaquece a milhões de graus. Com essa temperatura, os elétrons se separam dos átomos, criando um plasma magnetizado.

Capturado pela poderosa rotação do buraco negro, o campo magnético se curva sobre o buraco negro e gira de tal maneira em torno de si mesmo que finalmente entra em colapso completo. O evento é semelhante ao que acontece ao redor do Sol, por isso o fenômeno é chamado de coroa do buraco negro.

"Este campo magnético, ligado e próximo ao buraco negro, aquece tudo ao redor e produz esses elétrons de alta energia, que depois criam os raios X", explicou Wilkins.

"Há vários anos eu vinha fazendo previsões teóricas sobre como esses ecos serão para nós durante vários anos. Assim que os vi através do telescópio eu sabia com o que eles estavam relacionados", afirmou o cientista.

Os pesquisadores continuarão estudando este fenômeno. Eles colocam suas esperanças no telescópio espacial Athena, da Agência Espacial Europeia, que será lançado em 2031.

 

 

Fora do lugar: 2 rochas espaciais com matéria orgânica são encontradas longe do seu local de origem

 


Cientistas liderados pelo pesquisador sênior Sunao Hasegawa, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, na sigla em inglês), descobriram dois objetos vermelhos no cinturão de asteroides situado entre Marte e Júpiter.

De acordo com o recente estudo publicado na revista The Astrophysical Journal Letters, estas rochas espaciais podem ser oriundas de um lugar mais distante da onde está situado Netuno, e oferecem provas sobre o caos e a migração planetária de corpos celestes nos primórdios do Sistema Solar.

Os dois objetos denominados 203 Pompeja e 269 Justitia têm aproximadamente 110 e 55 quilômetros de diâmetro respectivamente, e diferem consideravelmente de seus vizinhos. Ambos têm órbitas circulares estáveis, o que significa que devem ter se estabelecido nesta região há muito tempo.

No entanto, os referidos objetos têm uma cor incomum refletindo mais luz vermelha do que outros asteroides em seu entorno devido à presença mais elevada de materiais orgânicos complexos na sua superfície, como o carbono ou metano.


 
 
Cinturão de Kuiper (ilustração artística)

Os objetos do Sistema Solar interno tendem a refletir mais luz azul porque não possuem material orgânico, enquanto os objetos do Sistema Solar externo são mais avermelhados porque têm muita matéria orgânica.

"Para ter este material orgânico é necessário que haja muito gelo na superfície. Portanto, elas [as rochas] devem ter se formado um ambiente muito frio. Em seguida, a irradiação solar do gelo cria esses orgânicos complexos", explicou o coautor do artigo Michael Marsset, pesquisador do Instituto de Tecnolgia de Massachusetts, EUA, citado pelo The New York Times.

Se estiver certa, esta descoberta ofereceria evidências de migração dos primórdios do Sistema Solar, especialmente a favor de uma ideia chamada "Modelo de Nice" que sugere que ao longo de algumas centenas de milhões de anos Saturno, Urano e Netuno teriam se movido para fora, e Júpiter ligeiramente para dentro, durante algumas centenas de milhões de anos. Tal movimentação teria perturbado os asteroides carregados de matéria orgânica que sobraram após a formação dos planetas, fazendo-os circular em torno do Sistema Solar.

 

 

'Mais próximo já encontrado': astrônomos registram FOTO de exoplaneta gigante a 35 anos-luz da Terra

 


Um estudante do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, nos EUA, junto com uma equipe internacional de astrônomos, descobriu um exoplaneta que, até agora, é o mais próximo da Terra já encontrado.

O corpo celeste recentemente encontrado está localizado a apenas 35 anos-luz e tem cerca de seis vezes a massa de Júpiter. Este exoplaneta tem 800 milhões de anos de idade, pelo que pode ser considerado relativamente jovem.

O exoplaneta se chama COCONUTS-2b e orbita em redor de uma estrela anã com baixa massa, que foi batizada de COCONUTS-2. O novo objeto descoberto tem uma natureza bastante particular, sendo um gigante gasoso, maciço e relativamente frio, com um período de órbita de cerca de 1,1 milhão de anos em volta de uma estrela que se encontra a uma grande distância dele.


 
 
 © Foto / Zhang et al.\ The Astrophysical Journal Letters 2021
Estrela anã COCONUTS-2 (representada a azul) e exoplaneta COCONUTS-2b (representado a vermelho)
"Com um planeta maciço em uma órbita muito ampla e com uma estrela central muito fria, a COCONUTS-2 representa um sistema planetário muito diferente de nosso Sistema Solar", disse Zhoujian Zhang, autor principal do novo estudo, publicado na revista The Astrophysical Journal Letters.

O exoplaneta COCONUTS-2b é bastante frio para um gigante gasoso, mas consegue também atingir temperaturas de aproximadamente 161 graus Celsius, apesar de sua grande distância da estrela. Na verdade, sua temperatura tem origem no calor residual proveniente da formação do planeta, o que permite que ele brilhe com pouca intensidade nas longitudes de ondas infravermelhas, o suficiente para fazer com que o corpo celeste em estudo seja perceptível em imagens diretas.

"Detectar e estudar diretamente a luz de planetas gigantes gasosos ao redor de outras estrelas é normalmente muito difícil, pois os planetas que encontramos tendem a ter órbitas pouco espaçadas e, portanto, estão escondidos entre o brilho da luz de sua estrela hospedeira", explicou o astrônomo Michael Liu, da Universidade do Havaí.

 

 

terça-feira, 27 de julho de 2021

As gatas de cada Signo! Escolhemos algumas que demonstram muito bem a influência do zodíaco, da Pombagira e dos orixás

 


A força da Pombagira na cama

O zodíaco é composto por 12 signos, cada um deles com características bem diferentes: qualidades, pontos fortes, atitudes e posicionamento. Além da posição dos planetas dentro dos signos, que são os símbolos formados pelas constelações, tem ainda a avaliação de muitos fatores, como elementos, temperamentos e muito mais. Avalia-se a astrologia, por meio de muitas vertentes e muitos ramos de zodíacos. Na Umbanda Astrológica por exemplo, avalia-se mais profundamente o lado espiritual dos nativos e de forma especifica os orixás que atuam na vida da pessoa. E no caso de mulheres lindas, como as listadas abaixo, também a ação da Pombagira, na parte da beleza, amor e sexo, como também das orixás femininas, ligadas a maternidade, prazer e até mesmo riqueza que uma mulher pode conquistar.

 

Será que conseguimos perceber cada signo na personalidade das nossas Bellas? Na carta natal de uma pessoa, seja homem, mulher, hermafrodita, gay, travesti ou transexual, avalia-se a aparência partindo do Ascendente, mas, soma-se a fatores importantes como o signo Solar, signo Lunar, além dos planetas regentes de cada tema. Por exemplo, uma mulher de Escorpião, ou seja, que tem o Sol dentro do signo de Escorpião, ela terá traços que envolvem mistério, sensualidade e é enigmática, mas, seu Ascendente, pode acentuar isso ou disfarçar parte das características, e assim por diante... Uma mulher de qualquer signo, que tenha uma Vênus, forte em seu mapa, terá mais beleza, atratividade e carisma que outra que tenha um Vênus Fraco. Também uma mulher que tenha uma Lua bem posicionada, será uma boa mãe, boa esposa e boa companheira na cama. Além desses dois astros, tem ainda traços complementares, como a posição da Roda da Fortuna, do Eixo do Dragão ou Nodos, de Lilith, Quíron e muito mais. Uma mulher que tenha um signo forte, mas, um Ascendente fraco, pode ser bela, mas, não saberá expressar essa beleza. Enfim, são muitos fatores.

 

Se você acredita em astrologia, listamos algumas modelos que demonstram muito bem a influência do zodíaco em seu ensaio nu! Complementamos também com uma pitada da influência do ORIXÁ. Por exemplo, as filhas de Oxum tendem a ser mais sensuais e as de Insã mais taradas. MAS TAMBÉM TEM MULHER QUE MESCLAM DIVERSA ENERGIAS AO MESMO TEMPO. AXÉ A TODOS

 

Continue lendo e veja o signo das doze gatas aqui... 

 

https://c7politica.blogspot.com/2021/07/as-belas-de-cada-signo-listamos-algumas.html

 

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Decifrando o destino: Calcule seus Odús pela data de nascimento: com uma soma inédita de Umbanda Astrológica


 O antigo método apresentado na net, como o mais popular da internet, apresentado por diversos sites, é apenas uma forma superficial pra apresentar signos de previsões. Adquira o meu livro sobre Umbanda Astrológica - Os Senhores do Destino e A Coroa Astrológica de Orumilá, estou trazendo um capitulo exclusivo pra esta soma, que leva em conta não o calendário civil, mas, o astronômico, a soma também é diferente.  O sistema que elimina a questão de uma soma que dá zero na testa. Também adota o sistema Osetura pra interpretar os reais odús do Ifá...
 
O método de soma da data de nascimento conhecido em muitos sites da internet, leva em conta o calendário civil e a redução dos algarismos. No meu livro A coroa Astrológica de Orumilá, que já está nas livrarias Cultura e Saraiva, tem um capítulo especial, mostrando uma nova soma, que usa em especial o calendário astrológico. Além disso uma nova forma de chegar aos odus, muito mais profunda que revela com maior precisão os signos de Ifá que atuam em sua vida. Utilizando não apenas dezesseis odus e sim os 256 odus principais do Ifá. Os quais podem ser lidos tanto no Orumilá-Ifá original, quando transferido para o Sistema Osetura, que se conecta melhor ao jogo de Búzios por exemplo.

Depois da breve explicação sobre o que são os Odús, no post anterior, veja agora, como calcular os signos dos Orixás correspondentes à sua vida material e ao seu percurso espiritual, para que você possa trilhar com segurança o caminho da prosperidade, a saúde, a realização sexual e afetiva e o equilíbrio interior.

Para conhecer os seus Odús, tome como ponto de partida a data do seu nascimento. Trace num papel quatro linhas horizontais, cortadas no centro por uma linha vertical. Essa linha vertical vai separar os algarismos em duas colunas: uma à esquerda e outra à direita. Escreva na primeira linha horizontal, usando as duas colunas, o número do dia em que você nasceu.

Se esse número for menor que 10, coloque um zero (0) na coluna da esquerda. Na segunda linha, escreva o número do mês (de 01 a 12). Se esse número for menor que 10, coloque um zero na coluna da esquerda. Na terceira linha, sempre usando ambas as colunas escreva os dois primeiros algarismos do ano em que você nasceu (19). Na quarta linha, usando as duas colunas, escreva os dois últimos algarismos do ano em que você nasceu. Some separadamente os algarismos de cada coluna. Compre o livro de Umbanda Astrológica


[buzios_montados.jpg]

 
e conheça o novo método.

Veja o exemplo abaixo, de uma pessoa nascida em 25 de Março de 1962 no método de Umbanda Astrológica, apresentada no livro Os Senhores do Destino da página 217 a página 220 :

Atentem bem que no livro eu cito o calendário astrológico, ou seja, a posição do Sol no Zodíaco e não o calendário civil, que seria o dia do mês comum. Assim, se o Sol entrou no signo de Áries no dia 20 de março de 1962 e a pessoa em questão nasceu no dia 25, coloca-se na tabela do dia 05, pois ela nasceu no quinto dia do calendário astrológico. Também, temos que observar que ela nasceu no primeiro mês zodiacal que é o signo do Carneiro. Assim coloca-se 01 na tabela, na linha do mês e não 03, como conhecemos no método popular já divulgado na internet. E no que se refere ao ano, o correto seria colocar o ano astrológico, mas, como não conhecemos o número exato, pois não sabemos a que pé estamos na Era de Peixes, como também não sabemos a contagem do calendário caldeu, temos que usar o ano do calendário gregoriano mesmo. Uma outra boa opção é usarmos o calendário Iorubá. Podemos testar todas as opções, pra verificar, qual melhor nos revela os segredos. Pois os sistemas oraculáres são complexos e funciona de formas variadas. Até mesmo no método popular, usando apenas o calendário civil, tem dado boas respostas pra muitas pessoas. Pois cada pessoas tem uma ancestralidade diferente. Mas, após testar com inúmeras pessoas, o calendário astrológico, se deu melhor nas minhas análises. Uma outra boa é usar o grau do Sol no signo, para a linha do mês.


1a linha
0
5
Dia
2a linha
0
1
Mês
3a linha
1
9
Ano
4a linha
6
2
Ano
Soma
7
17


Outro fator a observar é que na soma popular que todos conhecem na internet, manda-se sempre reduzir o número encontrado a um número abaixo de 16, o que nesse nosso exemplo, transformaria o 17, o total da segunda coluna, ao somar 1+7, no odú 8. Portanto no exemplo, o resultado da coluna da esquerda seria 8 e o resultado da coluna da direita continuaria sendo o 7. Isso no sistema popular da Internet. Já no novo sistema de Umbanda Astrológica seria o resultado sempre é somado sem redução. Então, teriamos o seguinte:

07+17 = 24, 07+17+24 = 48, 07+17+24+48 = 96

A seguir desenhe uma cruz e escreva nas pontas dos braços da cruz as palavras Testa, Fronte Direita, Nuca e Fronte Esquerda, conforme o modelo:

Escreva o número correspondente à soma da coluna da direita (10, no exemplo anterior) no ponto referente à TESTA, e o número correspondente à soma da coluna da esquerda (9, no exemplo anterior - da mesma forma no novo método) no ponto referente à NUCA.

Livros


Para encontrar o número correspondente à FRONTE DIREITA, some os dois números já obtidos. O resultado obtido que no novo exemplo continua inteiro.Para encontrar o número correspondente à FRONTE ESQUERDA, some os três números já obtidos. Para encontrar o número correspondente ao CENTRO DA CABEÇA, some os quatro números já obtidos.

Escreva o resultado no meio da cruz:
Metodo Umbanda Astrológica
Montagem dos Odus

Relembro que os Odús mais importantes para a orientação da pessoa são: o da Testa, que reflete a sua vida material, e o do centro da Cabeça, que reflete o seu caminho espiritual. Os outros três Odús equilibram e harmonizam as energias individuais, complementando as informações dos Odús da testa e do centro da cabeça.

Entretanto, e porque tantas vezes aqui, as pessoas pretendem saber quais são os seus Orixás através da sua data de nascimento, uma vez mais recordo que o Orixá que domina os Odús/Caminhos da pessoa, não é necessariamente o Orixá dono da Cabeça desta pessoa, esta resposta só pode ser obtida, em alguns casos. Mas, nesse novo método que apresento no livro, tem uma maior profundidade, podendo sim revelar os orixás certos que atuam na vida da pessoa. Porém encontrar o orixá CORRETAMENTE algumas pessoas só conseguirão por meio ou através do jogo de búzios, Ifá, revelado por um sacerdote ou um Guia de alto grau. Como também temos outros métodos fantásticos apresentados no livro que é o Mapa de Umbanda Astrológica, onde se verifica a ação dos raios e vibrações cósmicas por meio dos signos zodiacais da pessoa. E ainda o Ifástrologia que é a montagem do mapa de Ifá alinhado ao Zodíaco, mostrando cada odu em atuação nas casas zodiacais.. Portanto, pra certas pessoas não adianta perguntar na soma qual é o seu Orixá através da sua data de nascimento, pois não me será possível dar-lhe AQUI essa resposta. Mas, essa soma, mostra energias que atuarão no destino, dando rumos e metas a seguirmos.

Uma parte especial de pessoas só terão seus guias principais, orixás de cabeça e vibrações atuantes, por meio de iniciações completas. Além de ter também pessoas que não vieram pra ter contato direto com seus orixás, por isso muitas nascem incrédulas ou céticas, por isso não vá a uma consulta ou terreiro só pra testar o sacerdote ou por curiosidade. A menos que seu lado espiritual esteja despertando e sua consciência te inclinando a conhecer o Sagrado. Quem vai por inveja, por interesses mesquinhos, por curiosidade ou só pra testar, quase sempre será enganado e terá consequências ruins, pois o Sagrado e o sistema orácular ou divinatório não é brincadeira.

Os 16 primeiros odus do Ifá
Os primeiros 16 odus



MENSAGENS DOS ORIXÁS
 
tablero Ifa Okanran Meji
Òkànràn MEJI - SODE Òkànràn - Òkànràn Yeku - Òkànràn IWORI - DI Òkànràn - Òkànràn ROSU - Òkànràn WONRIN - BARA Òkànràn - EGUNTAN Òkànràn - Òkànràn SA - Òkànràn KA - Òkànràn Oturupon - TURA Òkànràn - Òkànràn ATE - Òkànràn SE - FUN Òkànràn

1 no Sistema Osetura 8 no sistema de Ifá. OKANRAN MEJI - ÒKÀNRÀN MÉJÌ
Regente: Exu
Elemento: Fogo
Pessoas com esse ODU são inteligentes, versáteis e passionais, com enorme potencial para a magia. Seu temperamento explosivo faz com que raras vezes atuem com a razão. Têm sorte nos negócios. No amor, extremamente sedutoras, são muito inconstantes e mentem com facilidade. As mulheres têm como ponto vulnerável o útero.

Ifá diz que a pessoa vai partir em viagem.  Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo  para que a viagem lhe traga fama e abundância.  Ifá diz que quando a pessoa chegar ao seu destino será capaz de resolver um problema, o que lhe trará boa sorte.  Ifá diz que a pessoa deve oferecer acaçás a Èsú antes de viajar.  Ifá diz que quando esta pessoa chegar ao seu destino receberá muitos benefícios. Há-vários-caminhos-para-encontrar-a-terra-dos-ancestrais jogou Ifá para Igbegbe (rato) no dia em que iam vender ratos no mercado.  Ifá aconselhou Igbegbe a fazer ebo para poder ver as coisas claramente.  Igbegbe fez o ebo e ficou com uma visão clara.

Ifá diz que esta pessoa não está vendo as coisas claramente.  Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para se afastar da confusão. Sakoto cantou:

                Sàkòtò mo léwà, awo ire dun bo n’ife.
                Sàkòtò mo léwà, awo ire dun bo n’ife.

                Sakoto é belo, boa adivinhação é doce de louvar.
                Sakoto é belo, boa adivinhação é doce de louvar.



2 Osegura e o 12 no Ifá. EJIOKO MEJI
Regente: Ogum com influências dos Ibejis e de Obtalá
Elemento: Ar
Pessoas com esse ODU são intuitivas, joviais, sinceras e honestas. Revelam grande combatividade, mas não sabem conviver com derrota. Apesar de volúveis no amor, são muito ciumentas. Devem controlar obstinação e ter cuidado com a vesícula e com o fígado, seus pontos vulneráveis.

Ifá diz que se esta pessoa está grávida deve fazer ebo para prevenir abiku.  Ifá diz que o bébé prometeu aos outros espíritos que voltaria em breve para a terra dos ancestrais.  Ifá diz que o ebo deve ser feito para que o bébé mude a sua promessa de voltar para junto dos ancestrais antes de crescer.  Ifá aconselhou Yaya e Yàyá a fazer um ebo.  Yaya recusou-se a fazer o ebo.  Yàyá fez o ebo.  A casa construída por Yaya ruiu.  A casa feita por Yàyá permaneceu de pé o resto da sua vida e ele lá viveu confortavelmente a partir desse dia.

Ifá diz que esta pessoa está procurando um novo lugar para viver.  Ifá diz que esta pessoa deve fazer um ebo para encontrar um lugar confortável para viver.



tablero Ifa Ogunda Meji
Ogunda MEJI -  BEDE Ogunda - Ogunda Yeku - Ogunda Wori - DI Ogunda - Ogunda ROSU - Ogunda WONRIN - BARA Ogunda - Ogunda KONRAN - Ogunda SA - KAA Ogunda - Ogunda Oturupon - TURA Ogunda - Ogunda Kete - Ogunda SE - Ogunda FU


3 No Osetura e 9 no Ifá. ETAOGUNDÁ MEJI
Regente: Obaluaê com influência de Ogum
Elemento: Terra
Pessoas com esse ODU em geral vêem seus esforços recompensados. Costumam vencer na política e conseguem obter grandes lucros nos negócios, particularmente nas atividades agrícolas, mas podem sofrer desilusões no amor e traições dos amigos. Emocionalmente inconstantes, estão propensas a ter problemas espirituais e físicos, embora na maioria dos casos consigam se recuperar com facilidade de qualquer doença. Seus pontos vulneráveis são os rins, as pernas e os braços.

tablero Ifa Irosu Meji
IROSO MEJI -  IROSO UMBO - IROSU Yeku - IROSU Wori - DI IROSU - IROSU  Owonrin - BARA IROSU - IROSU Kanran - IROSU  EGUNTAN - OSA IROSU - IROSU KA - IROSU TURUPON - IROSU OTURA - IROSU ATE - IROSU SE -  IROSU FUN

4 no Osetura e o 5 no sistema Ifá. IROSSUN MEJI
Regente: Oxóssi com influência de Xangô, Iemanjá, Iansã e Egum
Elemento: Terra
Pessoas com esse ODU são generosas, sinceras, sensíveis, intuitivas e místicas. Têm grande habilidade manual e podem alcançar sucesso na área de vendas. Entre os aspectos negativos estão a tendência a sofrer traições amorosas e a propensão a acidentes. Muitas vezes são vítimas de calúnias e da perseguição dos seus inimigos. Também precisam cuidar da alimentação, pois seu ponto vulnerável é o estômago.

Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para ser protegido dos seus inimigos.  Ifá diz que as oferendas devem ser feitas à família Egungun. Ifá diz que a pessoa ou alguém perto dela procura engravidar.  Ifá diz que fazendo o ebo ele trará a benção de filhos.
tablero Ifa Oshe Meji
SBI MEJI E OMOLODU ou Oche Meji e Oxe Meji = SBI MEJI -  BEAR Ogbe - SBI Yeku - SBI Wori - SBI DI - SBI ROSU - SBI Owonrin - SBI BARA - SBI KONRAN - SBI EGUNTAN - OSE SA - SBI KA - SBI Oturupon - SBI TURA - SBI BILE - SBI FU


5 No osetura e o 15 no Ifá. OXÊ MEJI
Regente: Oxum com influências de Iemanjá e Omulu
Elemento: Água
Pessoas com esse ODU têm mão de magia, força e proteção espirituais, religiosidade e uma inclinação especial para o misticismo e as ciências ocultas. São ótimos professores e se destacam em qualquer atividade que exija liderança, mas precisam aprender a controlar sua vaidade e seu egocentrismo. Outro aspecto negativo é a tendência a se vingar quando estão com raiva. Seus pontos vulneráveis são o aparelho digestivo e o sistema hormonal.

Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para ser olhada como uma pessoa importante. Ifá diz que a boa sorte desta pessoa está dividida entre a parte espiritual e a parte humana. Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para receber as bençãos dos Espíritos da Terra.


6 no Osetura e o 7 no Ifá. OBARÁ MEJI
Regente: Xangô com influências de Exu, Iansã, Oxossi. Oçanhe e Logunedê
Elemento: Fogo
Pessoas com esse ODU têm grande proteção espiritual e costumam vencer pela força de vontade, especialmente em profissões relacionadas à Justiça. Mas são com freqüência vítimas de calúnias e não têm sorte no amor. Devem aprender a silenciar sobre seus projetos e a determinar por onde começá-los. Seu ponto vulnerável é o sistema linfático.

Ifá diz que a pessoa deve ter a sua cabeça limpa para que a mão do Awo possa livrá-la da carga.  Ifá diz que a pessoa deve adorar Ifá para que a sua carga possa continuar aliviada. Abarere Awo Odán jogou Ifá para Odán no dia em que ele se preparava para se reestabelecer.  Ifá aconselhou Odán a fazer ebo para que a área tivesse sombra.  Odán fez o ebo.  A área começou a ter sombra.  Odán começou a cantar e a dançar em honra do Awo, enquanto o Awo louvava Ifá, enquanto Ifá louvava Olodunmaré.  Quando Odán começou a cantar, Èsú colocou-lhe uma canção na boca.  Odán cantou:

                Odán nbi, Odán ti múlè Ibùdó o.
                Odán nbi, Odán ti múlè Ibùdó o.
               
Odán nasceu, Odán sobreviveu, Odán estabeleceu-se.
Odán nasceu, Odán sobreviveu, Odán estabeleceu-se.

Ifá diz que é uma boa altura para esta pessoa começar um novo projecto.  Ifá diz que esta pessoa quer movimentar-se na altura certa.  Ifá diz que esta pessoa está prestes a entrar numa relação e que esta relação será boa.  Ifá diz que esta pessoa receberá a benção da abundância e a benção de um bom relacionamento.

tabuleiro Ifa Idi Meji
IDI MEJI - Idigbe IDI - Yeku IDI -  Wori IDI - ROSU IDI - Owonrin IDI - BARA IDI - Òkànràn IDI - Ogunda IDI - SA IDI  - KA IDI - Oturupon IDI - OTURA IDI - RETE IDI -  SE IDI Òfún


7 no Osetura e 4 no sistema Ifá. ODI MEJI
Regente: Obaluaê com influências de Exu, Oxalufam e Oxumarê
Elemento: Terra
Pessoas com esse ODU são ambiciosas e costumam ser bem sucedidas na sua profissão, mas a indecisão as leva a não concluir muitos dos seus projetos. Quando a fé as impulsiona, porém, ultrapassam todas as barreiras. Sonham com o poder e adoram se divertir, às vezes, provocam enormes confusões. Não têm sorte no amor. Seus pontos vulneráveis são os rins, a coluna e as pernas.

Ifá diz que a pessoa receberá benções se o ebo for feito.  Ifá diz que esta pessoa acredita que a boa sorte lhe passou ao lado.  Ifá diz que quando, no passado, a boa sorte veio até esta pessoa, escapou-se-lhe entre os dedos.  Ifá diz que esta pessoa continua optimista sobre o futuro e que deve oferecer orações ao Òrisà pedindo que o ajude a alcançar os seus sonhos.  Ifá diz que as constantes orações transformarão os sonhos desta pessoa em realidade. Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo para que as pedras jogadas pela morte e doença não o alcancem.


tablero Ifa Ejiogbe
Ejiogbe - Ogbe Yeku - Ogbe Wori - DI Ogbe - Ogbe ROSU - Ogbe Owonrin - BARA Ogbe - Ogbe Kanran - Ogbe YONU - Ogbe SA - Ogbe KA - Ogbe TURUPON - TURA Ogbe - Ogbe ATE - Ogbe SE - Ogbe FUN


8 no sistema Osetura e 1 no sistema de Ifá. EJONILÊ MEJI
Regente: Oxaguiã com influências de Xangô, Oxum e Oxossi
Elemento: Ar
Pessoas com esse ODU são dedicadas e honestas e levam uma vida quase sem sofrimentos. Mas estão sujeitas a acidentes graves. Amam com intensidade e têm amizades sinceras. Quando são repudiadas ou sofrem uma traição, podem se tornar vingativas. Devem evitar o consumo de álcool e de carne vermelha e se vestir de branco nas sextas-feiras. Seu ponto vulnerável é o sistema nervoso central.

Ifá diz que a pessoa está prestes a iniciar uma viagem.  Ifá diz que há a benção de uma longa vida, abundância e descendência.  Ifá diz que a estrela da pessoa brilhará sobre todos os que encontrar na sua caminhada.  Ifá diz que a pessoa deve comer batatas doces como medicina para a boa sorte. Quando Òdùnkún começou a cantar, Èsú colocou-lhe uma canção na sua boca e Òdùnkún começou a cantar:

Ayé Sènrén ti dun, o dun ju oyin lo.
Ayé Sènrén ti dun, o dun ju oyin lo.
Òrísà je aye mi o dun, Aláyun Gbáláyun.
Òrísà je aye mi o dun, Aláyun Gbáláyun.

A vida da Batata Doce é tão doce quanto o mel
A vida da Batata Doce é tão doce quanto o mel
Imortais, deixem a minha vida ser doce, o Aláyun Gbáláyun
Imortais, deixem a minha vida ser doce, o Aláyun Gbáláyun
Ifá diz que os Imortais insistem na justiça.  Ifá diz que esta pessoa irá receber a benção da abundância.  Ifá diz que há muita gente a difamar esta pessoa, tanto em casa como mo trabalho.  Ifá diz que esta pessoa ascenderá sobre seus inimigos.  Ifá diz que esta pessoa deverá dedicar-se a Ifá.

tabuleiro Ifa Osa Meji
OSA MEJI -  OSA Ogbe -  OSA Yeku - OSA Wori - OSA DI - OSA ROSU - OSA WONRIN - OSA BARA - OSA Òkànràn - OSA Gunda - OSA KA - OSA Oturupon - OSA OTURA - OSA RETE - OSA SE  - OSA FU


9 no Osetura e o 10 no Ifá. OSSÁ MEJI
Regente: Iemanjá com influências de Xangô, Oçanhe, Oxossi e Iansã
Elemento: Água
Pessoas com esse ODU são líderes natas, mas seu autoritarismo lhes cria sérios problemas, inclusive conjugais. O instinto protetor e a religiosidade também as caracterizam. Seus pontos vulneráveis são os conflitos psicológicos e, no caso das mulheres, os problemas ginecológicos.

Ifá diz que esta pessoa vai trabalhar para o estrangeiro e que deve ir em frente e aceitar o trabalho.  Ifá diz que esta pessoa deve viajar até à lagoa onde haverá uma brisa (isto é uma referência a um tipo de rompimento numa iniciação).  Ifá diz que esta pessoa tem muitos inimigos.  Ifá diz que se esta pessoa fizer ebo os seus inimigos dar-lhe-ão uma chance no seu coração.  Ifá diz que esta pessoa deve oferecer 2 garrafas de cachaça, uma deve ser dada aos seus inimigos e a outra deve ser dada ao Awo.  Ifá diz que antes de dar o cachaça aos seus inimigos, esta pessoa deve tomar uma bebida da garrafa na presença deles. Enquanto fazemos tudo bem ninguém diz nada quando nos enganamos as más pessoas começam logo a falar foi quem jogou Ifá para Ejipabileseigi no dia em que ele procurava fama e fortuna.  Ifá aconselhou Ejipabileseigi a fazer ebo. Ejipabileseigi fez o ebo.  A partir desse dia Ejipabileseigi foi conhecido como um grande homem.

Ifá diz que a pessoa deve fazer um ebo em nome dos ancestrais.  Ifá diz que se a pessoa fizer o ebo não perderá o que já tem.  Ifá diz que esta pessoa ajudou muitas outras e que algumas não apreciaram a ajuda.  Ifá diz que a pessoa deve ignorar aqueles que não apreciam o seu trabalho e continuar a fazer boas coisas no mundo.  Ifá diz que o bom trabalho em breve lhe trará boa fortuna.

tabuleiro Ifa Ofun Meji
Òfún MEJI - GBE Òfún - Òfún Yeku - Òfún IWORI - DI Òfún - Òfún ROSU - Òfún Owonrin - BARA Òfún - Òfún KONRAN - Òfún EGUNTAN - Òfún SA - Òfún KA - Òfún Oturupon - TURA Òfún -  Òfún Irete - Òfún SE


10 no Ostura 16 no Ifá. OFUN MEJI - ÒFÙN MÉJÌ  (ORAGUN MÉJÌ) - Òfún MEJI E OMOLODU

Regente: Oxalufam com influências de Xangô e Oxum
Elemento: Ar
Pessoas com esse ODU são inteligentes, fiéis e honestas, capazes de dedicar atenção total ao seu amor. Têm amigos sinceros e elevada espiritualidade. Em contrapartida, mostram-se muito teimosas e tendem a sofrer perseguições e desilusões amorosas. Seus pontos vulneráveis são o estomago e a pressão arterial. Ifá diz que esta pessoa deve adorar Obàtálá.  Ifá diz que esta pessoa é um adorador de Obàtálá e que deve fazer ebo de Obàtálá para pedir abundância.  Ifá diz que a oferenda deve ser feita com a recitação deste Odu. Ogbe-o-estrangeiro foi quem jogou Ifá para Òrisànlá no dia em que Òrisànlá procurava por abundância.  Ifá aconselhou Òrisànlá a fazer ebo. Òrisànlá fez o ebo.  A partir desse dia Òrisànlá teve todas as bençãos que precisava.  Todas-as-coisas-aparecem-como-os-espinhos-que-ferem-os-pés foi quem jogou Ifá para Eléjìòràngún no dia em que ele estava no meio dos seus inimigos.  Ifá aconselhou Eléjìòràngún a fazer ebo. Eléjìòràngún fez o ebo.  A partir daquele dia Eléjìòràngún derrotou os seus inimigos.

Etutu (Oferenda) : adimu de Obàtálá.
Kiki ire (reza para a boa sorte):

                Ogbe funfun kenewen o difa fun Òrisànlá won ni ko rúbo,
                Pe gbogbo nkan to n’to ko ni wó, o rúbó ojo  ti gbogbo nkan to
                N’to ko wo mó niyen.  Ase.

                Ogbe o estrangeiro jogou Ifá para Òrisànlá a quem disse para fazer
ebo para que tudo o que ele fizesse corresse bem, ele fez o
ebo e todos os dias recebe as bençãos que necessita.
Possa assim ser.

tabuleiro Ifa Owonrin Meji
Owonrin MEJI - Owonrin Sogbe - Owonrin Yeku - Owonrin Wori - DI Owonrin - Owonrin ROSU - BARA Owonrin - Owonrin KONRAN - Owonrin EGUNTAN - OSA Owonrin - IKA Owonrin - Owonrin Oturupon - Owonrin OTURA - Owonrin Irete - SBI Owonrin - Owonrin Òfún


11 Osetura e o 6 no Ifá. OWRYN MEJI
Regente: Iansã com influências de Exu, Oçanhe e Egum
Elemento: Fogo
Pessoas com esse ODU têm imaginação fértil, boa saúde e vida longa, mas as más influências e a falta de fé as levam a enfrentar dificuldades materiais e a só alcançar o sucesso depois de grandes sacrifícios. São muito volúveis no amor. As mulheres geralmente fracassam no primeiro casamento, mas acabam encontrando a felicidade. Devem evitar a bebida e outros vícios. Seus pontos vulneráveis são a garganta, o sistema reprodutor e o aparelho digestivo.

Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo para que possa receber um importante título ou posição.  Ifá diz que a pessoa tem a cabeça de um líder.  Ifá diz que a pessoa deve assumir a posição de responsabilidade dentro da sua família.  Ifá diz que a pessoa pode ajudar um familiar a resolver um problema. É-a-grande-árvore-que-tem-um-sino-de-latão-escuro-que-debaixo-da-pequena-palmeira-soltou-insultos-dizendo-que-ninguém-devia-puxar-a-cabaça-gradualmente-para-além-deles quem jogou Ifá para Ologbo Jigolo (gato preguiçoso), no dia em que Ologbo Jigolo se encontrou atacado por aqueles que atiram pedras.  Ifá aconselhou Ologbo Jigolo a fazer ebo.  Ologbo Jigolo fez o ebo.  A partir desse dia Ologbo Jigolo viajou sem preocupações.  Ologbo Jigolo começou a dançar e a cantar em honra do Awo, enquanto o Awo louvava Ifá, enquanto Ifá louvava Olodunmaré.  Quando Ologbo Jigolo começou a cantar, Èsú colocou-lhe uma canção na boca.  Ologbo Jigolo cantou:

                Òlógbò dúdú esse, gòòlò ma se lo, gòòlò ma se bo.

                Gato preto, preguiçoso eu irei, preguiçoso eu voltarei.

Ifá diz que se esta pessoa está planeando viajar ela deverá fazer ebo para se prevenir contra as pedradas, os problemas.  Ifá diz que depois de fazer o ebo esta pessoa deverá usar ervas Eyonu pata atrair coisas boas enquanto viajar.

tabuleiro Ifa Iwori Meji


12 no Sistema Osetura e o 3 no sistema de Ifá EJI-LAXEBARÁ - ÌWÒRI MÉJÌ
Regente: Xangô com influências de Logunedê e Iemanjá
Elemento: Fogo
Pessoas com esse ODU têm o dom de convencer os outros. Dotadas de grandes qualidades espirituais, são bondosas, justas e prestativas, embora às vezes se mostrem arrogantes. Apaixonam-se com facilidade e são muito ciumentas. Devem evitar bebida e podem ter problemas judiciais ou relacionados à perda de bens. Seu ponto vulnerável é a circulação sanguínea.

Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo a pedir a benção que necessita.  Ifá diz que a pessoa deve ter prática em jogos de azar.  Ifá diz que a pessoa deve oferecer um carneiro ao seu Eleda.  Ifá diz que a pessoa encontrará a boa sorte pela mão de um estranho. O-que-tu-gostas-eu-não-gosto-qual-ficará-entre-nós jogou Ifá para Onimuti Iwori, filhos daqueles que montam cavalos com arrogância em frente de Olu no dia em que iam começar a ser tratadas como se estivessem mortas.  Ifá aconselhou as crianças a fazerem ebo.  As crianças fizeram o ebo.  O adivinho disse que a imagem da pessoa morta nunca foi sepultada.  A partir desse dia as crianças souberam que estavam entre os vivos.

Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo para precaver-se da morte e da doença.  Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo de modo a que o mundo não o trate como se estivesse morto ou moribundo.  Ifá diz que a pessoa deve receber 2 imagens de Ibeji, uma imagem feminina e outra masculina, para colocar no seu oratório pessoal.  Ifá diz que os Ìbeji dar-lhe-ão proteção contra os inimigos, morte e doença.


tablero Ifa Oyekun Meji
Oyeku MEJI - Oyeku Ogbe - Oyeku IWORI -  DI Oyeku -  Oyeku ROSU -  Oyeku WONRIN  - BARA Oyeku - Oyeku Òkànràn - Oyeku EGUNTAN - Oyeku GASA - BEKA Oyeku - Oyeku BATUTU - Oyeku OTURA - Oyeku Irete - Oyeku ISE - Oyeku FUU
13 no sistema Osetura o 2 no Sistema de Ifá. EJIOLIGIBAN MEJI
Regente: Nanã com influência de Obaluaê
Elemento: Terra
Pessoas com esse ODU aceitam com resignação os sofrimentos físicos, emocionais e espirituais, conscientes de que todas as situações da vida são transitórias. Além disso, sua profunda fé termina por lhes assegurar vitória. Não têm muita sorte no amor. Dotadas de mão de cura, se destacam nos serviços médicos e de assistência psicológica e nas terapias alternativas. Seus pontos vulneráveis são o baço e o pâncreas.

Ifá diz que a pessoa receberá a benção da alegria.  Ifá diz que qualquer que seja a alegria na vida desta pessoa, ela será redobrada.  Ifá diz que a benção da alegria inclui abundância e crianças.  Ifá diz que as coisas não correrão bem na vida desta pessoa enquanto não fizer ebo.  Ifá diz que a vida desta pessoa anda em zig zag entre a boa e a má sorte.  Ifá diz que esta pessoa tem problemas em aceitar a alegria na sua vida e a sua atitude deve mudar. Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo para assegurar que não perderá o que ganhou até agora.  Ifá diz que oferendas de adimu (comida) com úm arrátel de inhame devem ser dadas ao seu Òrisà.  Ifá diz que a pessoa deve “vestir” o assentamento do seu Òrisá pessoal.  Ifá diz que orações devem ser ofertadas para afastar uma inesperada morte ou infortúnio.  Ifá diz que a pessoa tem lutado muito e que receberá a benção da paz.

tabuleiro Ifa Ika Meji
IKA MEJI - IKA GBE - IKA Yeku - IKA Wori - IKA DI - IKA ROSU - IKA WONRIN - IKA BARA - IKA KONRAN - IKA EGUNTAN - IKA SA - IKA OTURUPO - IKA OTURA - IKA RETE - IKA SE - IKA FU


14 no Osetura o 11 no Ifá. IKÁ MEJI
Regente: Oxumarê com influências de Oçanhe e Nanã
Elemento: Água
Belas e sensuais, as pessoas com esse ODU têm aparência juvenil e forte poder de sedução. Vivem paixões arrebatadoras mas passageiras e estão sempre em busca de novos amores. Possuem talento para a magia e enorme força espiritual, que se manifesta através do olhar. Enriquecem com facilidade e se destacam na vida profissional e social, mas são desconfiadas e propensas a ter conflitos psíquicos. Seu ponto vulnerável são as articulações que podem lhes causar problemas de locomoção.

Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo se vai partir numa viagem.  Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo se ela ganha a vida com um barco.  Ifá diz que a pessoa ficará rica se trabalha com um estranho.Tu-és-mau-eu-sou-mau jogou Ifá para Agbadu (cobra) que era maciona barriga, no dia em que Agbadu ia ser coroado chefe.  Ifá aconselhou Agbadu a fazer ebo.  Agbadu recusou-se a fazer o ebo.  A partir desse dia, sempre que alguém vê Agbadu, foge.

Ifá diz que a pessoa passa por um período difícil no seu relacionamento.  Ifá diz que se a pessoa é casada, está a ter problemas no seu casamento.  Ifá diz que esta pessoa está demasiado ansiosa e que isso proporciona as condições para que os seus problemas aumentem.  Ifá diz que há pessoas que a querem ajudar mas que ela as afasta do seu caminho.  Ifá diz que a pessoa precisa de coragem.




15 no Osetura e o 14 no Ifá. OGBEOGUNDÁ MEJI (Irete)
Regente: Oba com influências de Eua
Elemento: Água
Pessoas com esse ODU são valorosas, combativas e imparciais, mas costumam sofrer desilusões amorosas, o que acentua sua agressividade e seu sentimento de rejeição. Têm saúde frágil: estão sujeitas a problemas nos olhos, ouvidos e pernas e a distúrbios do sistema neurovegetativo.

Ifá diz que esta pessoa terá muitos filhos.  Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para que eles tenham abundância e bom carácter.  Ifá diz que a mulher que quer ter filhos deve fazer um ebo com as suas jóias e pedir aos ancestrais a benção de ter crianças.

Ifa Otura Meji


16 Osetura e o 13 no Ifá -  ALÁFIA ONAN (ÒTÙRÁ MÉJÌ)
Regente: Ifá
Elemento: Ar
Calmas, racionais e espiritualizadas, as pessoas com esse ODU têm domínio sobre suas paixões. São excelentes nas áreas de vendas e de artesanato, mas desistem facilmente dos seus projetos e perdem o interesse por aquilo que já conquistaram. Estão sujeitas a problemas cardiovasculares, psíquicos e de visão.

Ifá diz que a pessoa deve levar uma vida devota para receber bençãos.É o ovo que rejeitou  o espírito da criança é o esperma que rejeitou o espírito da criança quem jogou Ifá para Terra e os poderes destrutivos que vivem na terra, no dia em que a Terra queria ir vender no mercado.  Ifá aconselhou a Terra a fazer ebo para que a Terra não fosse prejudicada pelos poderes destrutivos que vivem na terra.  A Terra fez o ebo.  A partir desse dia, o lucro permaneceu com a Terra.

Ifá diz que esta pessoa deve fazer um ebo para que os ancestrais destrutivos da sua família não lhe roubem a abundância.  Ifá diz que esta pessoa deve fazer uma oferenda ou agrado aos seus companheiros para que eles não se tornem ciumentos, invejosos e destruidores.

Os Odus e os Elementos:

Terra
Irosun, Egi Laxeborá, Iká Ori e Obará.
Representam o caminho da tranqüilidade e da riqueza.

Água
Egi Okô, Ossá, Egi Ologbon e Oxé.
Representam o caminho da dúvida ao triunfo.

Ar
Onilé, Ofun, Obé Ogundá e Aláfia.
Representam o caminho da indecisão até a paz.

Fogo
Okaran, Odi, Owanrin e Eta Ogundá.
Representam o caminho da insubordinação até a guerra.

Há muitos questionamentos sobre os Odús, em especial, sobre como se soma. Mas, como vemos no post, é muito simples. No entanto, os odús revelados pelos numeros da data de nascimento, são mais referentes as regencias de areas de nossa vida. Na verdade o nosso Orixá pessoal, Pai de Cabeça ou os protetores e guias mais próximos, nem sempre são mostrados nessa soma, especialmente na antiga soma conhecida na internet. Porém com a soma apresentada aqui há um grande percentual de acerto nos orixás de uma pessoa. Especialmente usando em conjunto o mapa astrológico de Umbanda pra confirmar e cruzar informações. E lembrando que nessa soma popular da internet, o resultado da soma já é direto no sistema Osetura, já na soma de Umbanda Astrológica, a soma é de Ifá e transferida ao Osetura. E isso faz toda difença. Comprem o livro A Coroa Astrológica de Orumila e confiram melhor. Compre seu livro aqui...

Odú da testa rege nossa vida material, como se fosse nosso Ascendente na Astrologia. Já o da nuca, rege nosso campo espiritual. Ele nos mostra vibrações que nos cobrem. Porém não quer dizer que nele esteja revelado nosso pai de cabeça e linhas atuantes. Veja que os Odús mostram além do Regente, os orixás influenciadores. Assim você poderá ter um orixá regente à nível cosmico e um dos influenciadores ser o orixá de cabeça agindo sobre comando cosmico de tal regente.

Entretanto, e porque tantas vezes aqui, as pessoas pretendem saber quais são os seus Orixás através da sua data de nascimento, uma vez mais recordo que o Orixá que domina os Odús/Caminhos da pessoa, não é necessariamente o Orixá dono da Cabeça desta pessoa, esta resposta só pode ser obtida CORRETAMENTE através do Jogo de Búzios Consagrados. Ou no Mapa de Umbanda Astrologica, pois, vai olhar as configurações gerais como um todo. Levando em conta o céu do momento, percebemos as vibrações em ação e quais se sobreponham no nosso destino.

Ifá é o Orixá da adivinhação e para tudo e deve ser consultado. Existem alguns tipos de jogo: o de Opelé Ifá, o rosário de Ifá, o jogo de búzios, etc. No jogo de búzios (Erindilogun) quem fala é Exu. São dezesseis búzios que podem ser jogados também pelos Babalorixás e Ialorixás. A consulta a Ifá é uma atividade exclusivamente masculina, mas as mulheres passaram a poder pegar nos búzios porque oxum fez um trato com exu, conseguindo dele permissão para jogar. O jogo de Opelé Ifá baseia-se num sistema matemático, em que se estabelece 256 combinações resultantes dos 16 odus usados no jogo de búzios multiplicado por 16. Nada se faz sem que antes se consulte o oráculo, quanto mais séria a questão a ser resolvida, maior a responsabilidade da pessoa que faz o jogo.

Cada pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido, isso nós dizemos que a mesma está com o odu negativo, ou seja: seu destino sua conduta foge as regras siderais (seguiu um caminho negativo dentro do estabelecido). Nós quando nascemos, somos regidos por um odu de ori (cabeça), que representa nosso "eu" assim como odu de destino, etc. O destino das pessoas e tudo o que existe podem ser desvendados por meio da consulta a Ifá, o oráculo, que se manifesta pelo jogo. Ifá tem seu culto específico e o mais alto cargo do culto de Ifá é o de Oluwô, título concebido a alguns Babalaôs.

Os Orixás não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da natureza liberando energia para que todos possam dela se alimentar, o odu é o caminho, a existência do destino o qual o Orixá e todos os seres estão inseridos.

Odus são presságios, destinos, predestinação. Os odus são inteligências siderais que participaram da criação do universo; cada pessoa traz um odu de origem e cada orixá é governado por um ou mais odus. Cada odu possui um nome e características próprias e divide-se em "caminhos" denominados "ese" onde está atado a um sem-número de mitos conhecidos como Itàn Ifá. Os odus são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os cerca.

Os Odús sintetizam o potencial de cada indivíduo, seus talentos, suas limitações, a forma de agir e reagir com o seu meio. São eles que indicam traços fortes e pontos vulneráveis, conhecendo-os, podos lidar , melhor com ele e viver bem com a gente e com os outros, pois um Odú, não pode ser trocado, apenas lapidado.

Prega-se que só os odús da testa e do centro da cabeça são importantes, mas, não é bem assim. Os da nuca e das frontes laterais tem funções importantes que são demonstradas numa analise aprofundada.

Calcula-se o seu Odu de placenta somando todos os números da data de nascimento. O resultado desta soma tem a vibração de elementos e orixás determinados, com lendas e arquétipos.

Por exemplo: uma pessoa que nasceu no dia 18 de dezembro de 1983.

1+8+1+2+1+9+8+3=33 = 03 OBARÁ MEJI no sistema popular, já no sistema de Umbanda Astrológica o Odú é mesmo o 33 que é Ogbe – Osa (Ogbesa)

A chave para efetivamente fazer adivinhação, é a habilidade para ver claramente o objetivo e procurar soluções para alcançar o objectivo em todos os recursos disponíveis do adivinhador. 

A Coroa Astrológica de Orumilá
   
O livro de Umbanda Astrológica, está sendo vendido nas maiores livrarias de todo Brasil - compre o seu aqui...

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador. 30/07/2018

Em breve nas livrarias o livro sobre a magia de Salomão: Vejam só que bela capa -

Peça já o seu na Aquarolibooks - clique e peça o seu já antes que esgote...


Fonte das imagens dos odus: diosolodumareblogspotcombr/
 
 
 
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (347) astrologia (303) signos (210) espiritualidade (197) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (141) UMBANDA ASTROLOGICA (128) mulher (122) CONCEITOS (120) religião (94) signo (94) anjos (74) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (48) horóscopo (43) espaço (42) anjo (37) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (35) Ogum (32) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)